Buscar

Sociedade, Educação e Cultura

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:454430) ( peso.:3,00)
	Prova:
	14707593
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	2.
	O estudioso da sociedade e da educação Pierre Bourdieu (1930-2002) definiu a existência de ações cotidianas praticadas automaticamente e sem planejamento consciente. Elas ocorrem nos espaços familiares, no trabalho e em todos os espaços sociais. Estas ações compreendem o âmbito conceitual de:
	 a)
	Doxa.
	 b)
	Habitus.
	 c)
	Campo.
	 d)
	Simbólico.
	3.
	As concepções de sociedade da época medieval e renascentista são muito distintas entre si, apesar de a segunda ser a sequência da primeira, são caracterizadas por aspectos contraditórios, controversos, que se contrapõem e negam um ao outro objetivamente. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade medieval.
II- Sociedade renascentista.
(    ) As mentalidades eram fortemente marcadas pela cultura antropocêntrica, ou seja, o homem representava a medida de todas as coisas e o centro do universo.
(    ) As mentalidades eram caracterizadas pelo teocentrismo, que significava que Deus era o centro das atenções e/ou ainda, Deus era a medida de todas as coisas.
(    ) A sociedade era imutável e para isso buscavam-se justificativas das mais variadas, mas tendo como o ponto de sustentação a vontade de Deus.
(    ) Foi marcada pela ascensão do capitalismo e do mercantilismo, pela ampliação e fortalecimento do sistema bancário e pelo surgimento de uma nova classe social: a burguesia. 
(    ) O racionalismo e as pesquisas científicas e pensadores como Pietro Pomponazzi, Galileu Galilei, Copérnico e Leonardo da Vinci se destacaram na realização de estudos e experimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II - II.
	 b)
	I - I - II - II - II.
	 c)
	I - II - II - II - I.
	 d)
	II - II - I - I - II.
	4.
	No círculo de estudos da sociologia da educação, a vertente mais contemporânea é chamada de ?Pesquisa Pós-crítica?. Esta tendência vem ganhando espaço nas pesquisas no campo educacional, investigando autores, currículos, problemas e temáticas. Em termos gerais, esta vertente da sociologia tem influenciado vários campos das ciências sociais e humanas além da sociologia da educação. Este trabalho passa a utilizar categorias de análise da realidade educacional direcionadas para a abertura de ideias e multiplicação de sentidos. No contexto da pequisa pós-crítica em educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As teorias pós-críticas utilizam uma série de ferramentas conceituais como pós-moderno e teoria crítica.
(    ) No Brasil, as pesquisas pós-críticas também são publicadas nos encontros anuais da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação).
(    ) As áreas da Pedagogia, Educação Física e Educação Inclusiva ficam de fora do campo de atuação da pesquisa pós-crítica.
(    ) Discutir a relação dos valores pós-modernos com a educação contradiz a ação dos ensaios pós-críticos na realidade brasileira.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	Nas definições de Ferreira (1987), a pós-modernidade teve início na segunda metade do século XX e marcou especialmente a dinâmica da economia, os valores sociais e culturais da sociedade a partir de então. O autor criticou severamente este processo e sintetizou o caráter da sociedade pós-moderna como sendo que tipo de sociedade?
I- Da autonomia.
II- Do consumo.
III- Da máquina a vapor.
IV- Da energia elétrica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FERREIRA, Jair. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 1987.
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	Somente a opção IV está correta.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	6.
	Diversos teóricos defendem que uma das principais preocupações da educação deve ser o conhecimento, a transmissão de saberes, competências e habilidades. Com relação à educação voltada para o mundo do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Esta concepção representa uma imagem tradicional de educação e deve ser superada.
II- Um dos objetivos é o de desenvolver habilidades intelectuais que elevem as suas habilidades de aquisição de conhecimento.
III- As concepções de conhecimento devem apontar a variedade de sentidos.
IV- A busca do conhecimento deve nortear a atividade pedagógica do professor.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	De uma maneira geral, as concepções de homem e de universo variam paradoxalmente, dependendo da época e da sociedade histórica. Diante disto, em que sociedade as ideologias e as mentalidades passam a compreender o homem como a medida de todas as coisas e como o centro do universo?
	 a)
	Idade Moderna.
	 b)
	Idade Antiga.
	 c)
	Idade Contemporânea.
	 d)
	Idade Média.
	8.
	Anthony Giddens é um autor da sociologia que descreve os conceitos de globalização e sustentabilidade no mundo contemporâneo. Ele propõe a ideia de relativismo cultural como postura e atitude a ser demonstrada ao estudar e conhecer uma cultura diferente e externa. Sobre o relativismo cultural, analise as sentenças a seguir:
I- A suspensão dos valores culturais enraizados.
II- O julgamento dos costumes e comportamento como igualmente legítimos.
III- A atribuição de valor avançado ou primitivo às culturas. 
IV- Os aspectos culturais devem ser avaliados e explicados dentro do contexto e sistema em que aparecem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	9.
	A vida do homem pós-moderno é marcada por  ideologias, que, por sua vez, acabam perpassando as esferas do comportamento social, familiar e individual. Com relação a essas ideologias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No materialismo, o reconhecimento do indivíduo se dá pela capacidade de ganhar e possibilidades de consumo. 
(    ) O hedonismo busca o prazer a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências. 
(    ) O relativismo é marcado pela subjetividade, na qual as verdades são oscilantes e relativas.
(    ) Do niilismo resulta da cultura do desperdício, sem a preocupação disto com relaçãoaos impactos ambientais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	10.
	Ao analisar as diferentes concepções de organização, é possível observar diversos benefícios e malefícios, seja para os colaboradores, natureza, economia e/ou sociedade como um todo. Com relação às concepções de organização, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Organizações como organismos.
II- Organizações como máquinas.
III- Organizações como cérebros.
IV- Organizações como instrumentos de dominação.
(    ) A preocupação nesta forma de organização é controlar, integrar e melhorar a capacidade de inteligência organizacional. 
(    ) Nesta forma de organização, o indivíduo enfatiza a rapidez no controle de tarefas, o que, por sua vez, acaba por se confundir a uma engrenagem.
(    ) Esta forma de organização faz analogia à Biologia, especialmente sobre a teoria da ?Evolução das espécies?, na qual se adaptar e inovar é uma questão de sobrevivência.
(    ) Forma de organização que apresenta pouca preocupação com a responsabilidade social, o meio ambiente, a ética, a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	IV - III - II - I.
	11.
	(ENADE, 2011) O conceito de habitus, desenvolvido por Pierre Bourdieu, constituiu-se como a chave-mestra de sua sociologia. De modo geral, o habitus refere-se a um sistema de disposições duráveis adquiridos pelo indivíduo no curso de seu processo de socialização. Apresenta-se como um produto das condições sociais passadas e como princípio gerador das práticas e das representações, permitindo ao indivíduo construir as estratégias antecipadoras. Segundo Bourdieu, essa noção contribui para a superação da oposição entre os pontos de vista objetivista e subjetivista, entre as forças exteriores da estrutura social e as forças interiores resultantes das decisões livres dos indivíduos.
FONTE: FERREOL, G. Dictionnaire de Sociologie. Paris: Armand Colin, 1991.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir: 
I- O termo habitus, adotado para marcar a diferença com conceitos correntes, tais como hábito, costume, praxe e tradição, faz a mediação entre a função e a ordem. 
II- A instituição escolar tem por função produzir indivíduos dotados de sistema de esquemas inconscientes que constituem sua cultura, ou melhor, o seu habitus, com potencial para transformar a sua herança coletiva em inconsciente individual e comum. 
III- Nas sociedades onde inexiste a escola, a função de inculcação do habitus é garantida pelas formas primitivas de classificação (bem/mal, bonito/feio, bom/mau), constituídas pelos mitos e pelos ritos. 
IV- O habitus, como capacidade de engendrar as novas práticas, funciona como uma gramática geradora da conduta, ou seja, como um sistema de esquemas interiorizados que permitem engendrar todos os pensamentos, as percepções e as ações características de uma cultura. 
V- O habitus é totalmente dependente, pois reside entre o inconsciente-condicionado e o intencional calculado. 
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II, III e IV.
	 b)
	I, IV e V.
	 c)
	I, II e V.
	 d)
	II, IV e V.
	12.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, à ideologia, à cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção correta:
	 a)
	Com exceção dos europeus, os povos não geraram uma identidade cultural própria.
	 b)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	 c)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 d)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina