Buscar

Avaliação de Desenvolvimento Gerencial e Liderança

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Desenvolvimento Gerencial e Liderança (REC13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454802) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13415790
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os sistemas de informação têm por objetivo resolver problemas organizacionais internos, mas também preparam, consequentemente, a empresa para enfrentar as tendências da crescente competitividade de mercado. Para serem efetivos, os sistemas de informação precisam, segundo Pereira e Fonseca (1997, p. 242), corresponder a algumas expectativas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas expectativas que devem ser atendidas pelos sistemas de informação:
FONTE: PEREIRA, Maria José Lara de Bretãs; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.
	 a)
	Apresentar custos compatíveis, adaptar-se constantemente às novas tecnologias de informação, estar alinhados com as estratégias de negócios da empresa.
	 b)
	Atender ao usuário com presteza, apresentar custos compatíveis, não há necessidade de se adaptar constantemente às novas tecnologias de informação.
	 c)
	Atender às reais necessidades dos usuários, estar centrados no profissional que o criou e não no usuário (cliente), atender ao usuário com presteza.
	 d)
	Estar centrados no usuário (cliente) e não no profissional que o criou, atender ao usuário com presteza, estar desalinhados com as estratégias de negócios da empresa.
	2.
	Chiavenato (2010) explica que a criação do conhecimento organizacional é um intercâmbio constante e dinâmico entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, formando uma espiral do conhecimento, que depende de quatro aspectos. Sobre esses quatro aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional. 3. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
	 a)
	Construção, socialização, internalização e externalização.
	 b)
	Ontologia, associação, combinação e socialização.
	 c)
	Socialização, internalização, externalização e combinação.
	 d)
	Associação, internalização, externalização e combinação.
	3.
	As organizações são tidas como sistema aberto, uma vez que fazem troca constante com o meio. Existem alguns parâmetros para que possamos entender melhor essa troca que ocorre entre a organização e o ambiente externo, um deles é o feedback. Sobre ele, analise as seguintes afirmativas:
I- O feedback desempenha papel fundamental, pois é a partir do retorno aos executores do planejamento que haverá possibilidade de acertos tanto no planejamento quanto na execução.
II- Retroação (feedback) ou alimentação de retorno: é a função na qual o sistema compara as entradas e as saídas, se estão de acordo com os padrões preestabelecidos.
III- Feedback é o meio que envolve externamente o sistema. Para que o sistema seja viável, ele deve interagir constantemente com o meio, além de ter capacidade de se adaptar, mudar e responder às exigências e demandas do ambiente externo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	A abordagem contingencial sugere que, para ser eficaz, a liderança deve ser ajustada ao contexto, buscando entender qual o melhor estilo para cada situação. Assim, o modelo de Tannenbaum e Schmidt apresenta três critérios para que se possa avaliar a situação na qual o líder está exposto. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um desses critérios:
	 a)
	O grau de estruturação da tarefa, em que quanto mais bem definidas forem, juntamente aos elementos como a organização e a certeza, mais favorável é a situação para o líder.
	 b)
	A situação, os aspectos como clima organizacional, grupo de trabalho, natureza da tarefa e pressão do tempo caracterizam a situação dentro da qual os estilos dos líderes funcionam com maior ou menor eficácia.
	 c)
	As relações entre líder e liderados. Se os sentimentos dos seguidores forem positivos em relação ao líder, a situação é favorável.
	 d)
	O poder da posição, situação na qual o líder poder agregar ou excluir qualquer integrante da equipe, sendo-lhe mais favorável à situação.
	5.
	Os ambientes organizacionais são compostos por variáveis do ambiente externo, ambiente tarefa, ambiente global e ambiente interno que, por sua vez, atuam dentre alguns fatores. Sobre esses fatores, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Recursos humanos.
II- Proprietários.
III- Gestores.
IV- O ambiente físico de trabalho. 
(    ) Responsável pela administração dos recursos da organização e pelas funções administrativas.
(    ) Relacionado à qualidade de vida no trabalho, proporcionando ao colaborador a motivação.
(    ) Relacionado aos investimentos para uma ou mais organizações, dispondo de determinadas ações.
(    ) É relacionado aos profissionais contratados interna e externamente nas organizações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	II - III - I - IV.
	6.
	As pessoas são diferentes entre si e, por esse motivo, também diferem no modo de tomar as decisões. Essas diferenças podem ser explicadas pelo estilo de decisão pessoal, que pode ocorrer de quatro formas diferentes (DAFT, 2010). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estilo comportamental: é utilizado por pessoas que têm preferência por soluções simples e bem definidas. Geralmente os gerentes utilizam para decisões rápidas, por não gostarem de lidar com muitas informações.
(    ) Estilo analítico: utilizado por pessoas que se adequam a soluções mais complexas e costumam reunir muitas informações para se basear, antes de tomar a decisão.
(    ) Estilo conceitual: também utilizado por pessoas que gostam de considerar um grande número de informações, porém são mais socialmente orientadas do que as que possuem um estilo analítico. Usam da criatividade na resolução de problemas.
(    ) Estilo diretivo: é adotado por gerentes que têm uma profunda preocupação com as outras pessoas envolvidas no processo. Pessoas com este estilo gostam de conversar com os funcionários e tentar compreender seus sentimentos para não os afetar, além de entender o efeito que a decisão terá sobre eles.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
FONTE: DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	7.
	A questão ética deve ser sempre levada em consideração quando falamos em tomar decisões. Para Robbins (1998), o indivíduo pode usar três critérios diferentes ao fazer escolhas éticas. Sobre esses critérios, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Critério utilitário.
II- Foco nos direitos.
III- Foco na justiça.
(    ) Faz com que as pessoas tendam a tomar decisões para o que é justo e imparcial, buscando a distribuição equivalente dos benefícios.
(    ) As decisões são tomadas com base em seus resultados ou consequências, e tem como meta fornecer o bem para o maior número possível de pessoas.
(    ) Faz as pessoas tomarem decisões compatíveis com liberdade e direitos do homem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 8. ed. Rio de Janeiro: JC, 1998.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	I - III - II.
	8.
	"Gestão do conhecimento é o conjunto de esforços ordenados e sistematizados visando criar novo conhecimento, difundi-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas,bem como protegê-los contra o uso indevido" (LACOMBE; HEILBORN, 2008, p. 492). Com relação à gestão do conhecimento, a empresa precisa canalizar seus esforços para que o conhecimento seja desenvolvido e apreendido por todos. Segundo Lacombe e Heilborn (2008), no centro da gestão do conhecimento podemos encontrar quatro processos. Sobre a definição dos referidos processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Organização: identificar o conteúdo desejado e incentivar as pessoas para que participem e exponham suas ideias. Nessa fase é preciso vencer as barreiras que impedem a geração do conhecimento, como questões tecnológicas e culturais, por exemplo.
(    ) Geração: depois que a informação foi coletada, esta deve ser organizada e ordenada para poder ser recuperada de forma eletrônica rapidamente.
(    ) Desenvolvimento: seleção do material, pois, quando em excesso, polui a informação e o conhecimento, o que pode dificultar seu uso posterior.
(    ) Distribuição: como as pessoas acessam o material. A organização deve tornar o acesso fácil e encorajar as pessoas quanto ao seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	O compartilhamento do conhecimento é mais fácil quando este é explícito, isto porque ele é facilmente transmitido e ensinado aos demais por meio da educação formal. No entanto, quando o conhecimento é tácito, a dificuldade de socializar é muito maior. É preciso que as pessoas tenham contato pessoal direto e que seja possível, através desse contato, passar as experiências e as vivências, pois o conhecimento tácito é intrínseco. Nonaka e Takeuchi (apud LOCHA; ASHLEY, 2008) desenvolveram um modelo para explicar a construção do conhecimento organizacional, que é composto por cinco etapas. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Compartilhamento do conhecimento tácito.
II- Criação de conceitos.
III- Justificativa dos conceitos.
IV- Construção de arquétipos.
V- Difusão interativa do conhecimento.
(    ) Os modelos são criados, aprovados e modelados e estimulam a criar novos conceitos, ocorrendo o ciclo de criação de novos conhecimentos.
(    ) Ocorre a avaliação dos conceitos para verificar se estes estão alinhados aos objetivos da organização e, geralmente, são formulados pelo médio e alto escalão, correspondente à internalização.
(    ) Por meio dos diálogos ocorre a tradução do modelo mental tácito para palavras e conceitos explícitos.
(    ) Ocorre a partilha de habilidades e experiências entre as pessoas para que seja atingido um objetivo em comum, que corresponde à socialização.
(    ) O conceito é aprovado e transformado em algo tangível e concreto, que corresponde ao arquétipo, ou seja, é o protótipo do modelo, e corresponde à conversão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
	 a)
	I - II - III - IV - V.
	 b)
	V - III - II - I - IV.
	 c)
	IV - II - I - III - V.
	 d)
	II - I - III - V - IV.
	10.
	Segundo Lacombe e Heilborn (2008), as decisões gerenciais se encaixam em duas categorias, que foram criadas por Herbert Simon. A primeira é a decisão programada, que é aquela que ocorre com determinada frequência. A segunda é a não programada, que são
decisões novas sobre as quais o gerente não tem dados anteriores para se basear e que, neste sentido, demandam tratamento especial. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- É necessário que os gestores direcionem um tempo maior para as decisões não programadas.
PORQUE
II- Para realizar uma análise são necessários mais dados e um criterioso estudo destes, devido à maior concentração de incerteza e complexidade da decisão.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é um complemento correto da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina