Buscar

Lesões no Jiu-Jítsu: Prevenção e Tratamento

Prévia do material em texto

ANDRÉIA DE PAULA DA SILVA PINTO
ADRIANE DOS SANTOS LOPES
CARINA BANDEIRA
JACKELINE P. DOS SANTOS
MAUCILENE PORTAL DE ATAIDE
THAILA BÁRBARA DE SENA DIAS
JIU-JÍTSU- FATORES DE RISCO Á LESÕES OSTEOMIOARTICULARES E PREVENÇÃO
 
MACAPÁ-AP
2019
 RESUMO
O Jiu-Jítsu foi criado na Índia em 500 a.C. e era praticado por monges budistas que, preocupados com a defesa pessoal, desenvolveram técnicas baseadas nos princípios do equilíbrio do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso de força e de armas. A prática do jiu-jitsu assim como em outros esportes, com sua prática a chance de ocorrência de lesões, devido a sobrecarga e repetição de movimentos. Qualquer lesão é acompanhada por custos físicos, emocionais e econômicos inevitáveis, assim como por perda de tempo e da função normal. Nós últimos anos a Fisioterapia está tanto na reabilitação quanto nas prevenções das lesões, em vários esporte.
Com aumento da prática esportiva o número de lesões tende a aumentar e ocasionar comprometimento do sistema músculo esquelético. O Jiu-Jítsu é uma modalidade esportiva de extremo contato físico e movimentos abruptos que ocasionam torções e traumatismos frequentemente.
As lesões musculares e articulares de joelhos, ombros, punho e mão, bem como a coluna lombar, a falha no uso de equipamento protetor e falta de experiência do atleta leva á lesões, lesão é acompanhada por custos físicos, emocionais e econômicos inevitáveis, assim como perda da função normal.
Sendo assim, observou-se que as mesmas são causadas por quedas, pinçamentos, chaves, torções e estrangulamentos, Geralmente, são causadas por quantidades inadequadas de treino (muita intensidade), técnicas erradas de execução e avaliações impróprias das capacidades ou necessidades do atleta, aumento da demanda de exercícios modernos e competitivos provocou o aumento simultâneo no risco de lesões, causando preocupações tanto para os praticantes de atividades físicas, quanto para treinadores e atletas, pois interrompem o processo evolutivo de adaptações sistemáticas impostas pelo treinamento. As ocorrências das lesões desportivas são resultado de exercícios realizados de maneira erronia e ainda, inapropriadas, sendo subestimadas a prevalência e incidência destes episódios devido à ausência de notificação em todo o universo esportivo, seja na iniciação das modalidades ou em altos níveis de desempenho.
Logo temos como prevenção, os benefícios do método Pilates são o aumento da força e o controle muscular, a.melhora do equilíbrio e coordenação, a ajuda para desenvolver consciência corporal, o aumento da flexibilidade, o alongamento, fortalecimento e definição da musculatura, melhora a postura corporal, a melhora da capacidade respiratória, a prevenção de lesões e o alívio de dores musculares , exercício aeróbico que influencia de forma positiva no equilíbrio físico, mental, agilidade e coordenação motora, aquecimento e alongamentos antes da atividade assim evitando estiramentos. As lesões no jiu-jítsu atingem a maioria dos atletas, ocorrem mais em praticantes de nível avançado, e nos que praticam o esporte há 3 anos ou mais. O joelho é o local mais frequentemente acometido. As lesões são moderadas ou severas, acontecem mais em ambiente de treinamento, e a maioria é diagnosticada por médico.
.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
. Referencias: 
https://even3.azureedge.net/anais/41004.pdfhttp://repositorio.unesc.net/bitstream/1/943/1/Cristiane%20In%C3%A1cio%20Botelho.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/117984/201686.pdf?sequence=1

Mais conteúdos dessa disciplina