Buscar

Prévia do material em texto

1.
		Nas assertivas abaixo ficam caracterizadas a forma como a União cumpre a sua função de avaliar a educação brasileira através do SINAES. Escolha a opção que melhor retrata a diferença existente entre a avaliação institucional externa e interna
	
	
	
	a avaliação externa tem a função de realizar os exames nacionais de cada curso, para identificar o rendimento do aluno e a avaliação interna deve identificar as fragilidades do ensino ministrado e organizar estratégias pontuais, como oficinas, para garantir um melhor desempenho do aluno nos exames;
	
	
	a avaliação interna é feita como um processo formativo-regulador para garantir a qualidade da educação e a avaliação externa é realizada durante o semestre, pelo coletivo da instituição, para a orientação da equipe gestora no sentido da melhoria da qualidade da formação oferecida.
	
	
	a avaliação externa tem a função predominante de regular o sistema de ensino através de visitas e do exame nacional e a interna tem a função de organizar o Plano Pedagógico do Curso, contar com o Corpo Docente capacitado e garantir a qualidade da formação oferecida ao aluno;
	
	
	a avaliação externa é realizada por visitas e exames, mediante a contratação de empresas ou de professores das universidades, portanto por sujeitos sociais estranhos aos cursos avaliados, e a interna é realizada pelos professores da instituição;
	
	
	a avaliação externa é realizada por uma Comissão Externa, designada pelo MEC, para autorização, reconhecimento ou saneamento de irregularidades e a avaliação interna é um processo contínuo, realizado durante o semestre, sob a supervisão de uma Comissão Própria de Avaliação, onde participam todos os sujeitos sociais da instituição;
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem, I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem. II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas. III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes. verifica-se que está(ão) correta(s)
	
	
	
	III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, apenas.
	
Explicação:
Apenas a afirmativa I é verdadeira, pois o professor nao tem o papel mencionado na opção 2 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação à avaliação do processo ensino-aprendizagem, assinale a opção correta.
	
	
	
	Essa avaliação deve relacionar-se à avaliação institucional e a de larga escala; refere-se ao processo e a organização da infraestrutura para que a escola fique no topo do ranking.
	
	
	A avaliação institucional permite que as escolas analisem os resultados dos alunos e intervenham criticamente, com vistas à melhoria da aprendizagem.
	
	
	A avalliação do processo ensino-aprendizagem não é necessária, uma vez que temos resultados de provas nacionalizadas para servirem de base do ensino público.
	
	
	A avaliação disciplinar, a atitudinal e a institucional compõem a avaliação formativa.
	
	
	Essa avaliação retrata as atividades realizadas pelos alunos apenas ao final do processo.
	
Explicação: A avaliação institucional tem sua legitimidade quando a escola estabelece a relação entre a sua política educacional, o Projeto Pedagógico, sua organização, suas ações definidas no Plano de Desenvolvimento da Escola e a prática do dia a dia da instituição. A avaliação institucional permite que as escolas analisem os resultados dos alunos e intervenham criticamente, com vistas à melhoria da aprendizagem.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As diferenças entre avaliação institucional e a avaliação educacional ou de aprendizagem relacionam-se quanto à:
	
	
	
	A avaliação administrativa tem caráter formal enquanto que a avaliação educacional tem seu crivo na idiossincrasia comunitária.
	
	
	A avaliação institucional difere-se da educacional por tratar de questões meramente administrativas, diferentemente da avaliação educacional, que além de verificar a questão administrativa analisa o desempenho dos funcionários quanto ao bom desempenho de suas atribuições.
	
	
	A avaliação educacional centra-se na questão da aprendizagem e do desempenho escolar enquanto que a avaliação institucional destina-se à avaliação de políticas, projetos e instituições.
	
	
	A avaliação educacional vai cuidar da análise de dados relativos ao plano pedagógico enquanto que a institucional cuidará de questões de âmbito burocrático.
	
	
	A avaliação administrativa prevê a adoção de medidas compensatórias quanto ao reajuste salarial, diferentemente da avaliação por desempenho, que tem caráter meritocrático.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A avaliação externa ou heteroavaliação é desenvolvida pelo MEC, na escola pública e privada com o objetivo de:
	
	
	
	garantir a aplicação do princípio constitucional de se ter um padrão de qualidade no ensino.
	
	
	diagnosticar os problemas de aprendizagem e regular o funcionamento da parte pedagógica;
	
	
	regular e informar a população sobre a aplicação dos recursos orçamentários na educação;
	
	
	exigir das escolas a melhoria da aprendizagem dos alunos com problemas na avaliação dos conteúdos ;
	
	
	realizar um diagnóstico das condições físicas e pedagógicas existentes nas escolas privadas;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em uma escola de ensino médio, os professores estão reunidos para analisar os objetivos e os conteúdos das provas do ENEM. Ao acessar o portal do INEP verificaram que a prova do ENEM tem objetivos relevantes e apresenta, dentre outras, as seguintes características, EXCETO:
	
	
	
	Abranger conteúdos de uma Língua Estrangeira Moderna
	
	
	Desconsiderar o diálogo entre os saberes através de itens interdisciplinares
	
	
	Incluir questões que abrange conteúdos de Língua Portuguesa.
	
	
	Verificar conhecimentos de Ciências da Natureza e suas tecnologias.
	
	
	Certificar conclusão de curso médio para alunos maiores de 18 anos que não concluíram em idade adequada.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Avaliação institucional constitui-se num processo de "autoconsciência institucional" desvelando causas determinantes de seus sucessos e insucessos . Ao se analisar criticamente os critérios básicos para uma abordagem de avaliação democrática e qualidade social, sua concepção deve, essencialmente, pautar-se no seguinte princípio:
	
	
	
	emancipatória.
	
	
	Classificatória.
	
	
	centralizada.
	
	
	quantitativista.
	
	
	disciplinadora.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Dentro desse processo defina avaliação formativa:
	
	
	
	Quando a avaliação conduz um processo complexo de formação na escola.
	
	
	Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo.
	
	
	Quando avaliação ocorre ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado.
	
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	Quando a avaliação tem o objetivo de conseguir o bônus financeiro para a escola.

Mais conteúdos dessa disciplina