Buscar

MET PRAT DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A5 E1

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A5 E1
	1a Questão
	
	
	
	Tfouni (1995), aponta que é na escola principalmente que a alfabetização se consuma. A habilidade para produzir, decodificar e compreender a escrita são aspectos importantes do movimento de alfabetização, mas isso não basta. Se centrar-se a alfabetização unicamente nesses conteúdos:
		
	 
	corre-se o risco de despir a escrita de suas dimensões críticas e reduzi-la, quando muito, ao domínio de regras gramaticais.
	
	Corremos o risco de elevar a escrita de suas totais dimensões críticas e aumenta-la, para além do domínio de regras gramaticais;
	
	eleva-se a escrita em suas dimensões sociais e culturais;
	
	letra-se os aprendizes com sucesso;
	
	alfabetiza-se os aprendizes com sucesso;
	Respondido em 26/08/2019 15:38:00
	
Explicação: Resposta: E Segundo Tfouni (1995), é principalmente na escola que a alfabetização se consuma. A habilidade para produzir, decodificar e compreender a escrita são aspectos importantes do movimento de alfabetização, mas isso não basta. Se centramos a alfabetização unicamente nesses conteúdos, corremos o risco de despir a escrita de suas dimensões críticas e reduzi-la, quando muito, ao domínio de regras gramaticais. Entendendo que a escrita é um sistema de representação que evolui historicamente é relevante, no âmbito da alfabetização, respeitar o processo de simbolização da criança, no qual ela vai percebendo o que a escrita representa, bem como seus sentidos, funções e significados para a vivência social. Tfouni enfatiza, assim, os aspectos construtivos das produções infantis durante a alfabetização.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leiam o provérbio abaixo: A leitura, como a comida, não alimenta se não digerida. Esta frase pode explicar a concepção de leitura que existe na prática de alfabetização sócio-interacionista. Marque a resposta que explica por quê?
		
	
	A leitura é comparada com a comida, pois na concepção sócio-interacionista é a partir da leitura que a criança começa a construir conhecimento sobre a sua cultura letrada.
	
	Uma concepção que por estar fundamentada em cartilhas, livros que traduzem a expressão da língua portuguesa de uma época, precisa ser repetida, mastigada várias vezes até ser decifrada.
	 
	Nesta concepção de alfabetização a leitura é dialógica e produz significados únicos para cada leitor, pois estão imersos num contexto sócio-cultural específico e com características próprias.
	
	Concepção que compreende o texto de forma única, com uma única interpretação possível, como todas as pessoas sentem igual o paladar de uma comida.
	
	Concepção de que para ser leitor devemos ler textos que alimentem nosso conhecimento para que as zonas de desenvolvimento proximais possam existir e desenvolver o sujeito. Ler apenas o que for produtivo.
	Respondido em 26/08/2019 15:37:51
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Magda Soares faz algumas reflexões sobre ALFABETIZAÇÃO e LETRAMENTO. Baseando-se na perspectiva apresentada por essa autora responda: Sobre a palavra letramento é possível afirmar:
		
	
	a palavra letramento surgiu com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Chegou ao Brasil com o propósito de educação para todos.
	
	A palavra surge para caracterizar jovens e adultos que não foram alfabetizados.
	
	seu significado é o mesmo de alfabetizado, ou seja, pessoa que lê e escreve com desenvoltura e é capaz de decodificar o sistema de escrita.
	 
	as habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais recebe o nome de letramento.
	
	letramento vem da palavra inglesa literacy, que significa, sobretudo, trabalhar com literatura com as crianças da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental.
	Respondido em 26/08/2019 15:38:08
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Professora Márcia pediu para suas crianças escreverem uma lista de nomes de alimentos que gostassem de comer. Veja abaixo a escrita de Carolina e Maria Eduarda: Carolina - MACARAO ,UVA ,VAGE , PURE , OMELET, BATATA Mª Eduardo - AROS , FEGAO , OVO , MCARÃO , COVI , BOCOLIS Podemos afirmar que cada criança constrói a lógica simbólica em etapas , isto é , capaz de produzir hipóteses do sistema de representação da escrita.Este tipo de atividade permite ao professor acompanhar o desenvolvimento da escrita de seus alunos . Assinale abaixo como o professor pode usar o resultado desta atividade de acordo com esta afirmativa.
		
	
	apresentar a forma correta da escrita das palavras e solicitar que copiem três vezes para ajudá-los a escrever corretamente
	 
	oferecer atividades diferentes e , na concepção construtivista , possibilita ao professor a formação de grupos de forma criteriosa, para atender as hipóteses de escrita de cada criança.
	
	separar os alunos em diferentes níveis para que os mais adiantados não prejudique aos que apresentam as hipóteses de representação menos desenvolvidas
	
	classificar os níveis de cada aluno e solicitar que escrevam outras listar de coisa treinando o som da palavra e a grafia da letra
	
	apresentar pequenos textos somente aos alunos que já estão no Nivel Alfabético da construção da escrita , segundo a Psicogênese da Lingua,
	Respondido em 26/08/2019 15:38:14
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Vygotsky considera que a criança deve colocar o conhecimento adquirido na escola a serviço de práticas socialmente contextualizadas. Para isso, durante a alfabetização ela NÃO deve:
		
	 
	realizar cópias e ditados que priorizem a forma em detrimento do conteúdo da escrita.
	
	ler jornais e sites de notícias com as crianças para ensinar o gênero informativo e formativo que se intercruzam dialeticamente.
	
	trabalhar com textos reais e situações adequadas às condições escolares.
	
	utilizar a leitura e a escrita em práticas socialmente contextualizadas.
	
	produzir textos nas suas formas mais variadas.
	Respondido em 26/08/2019 15:38:24
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(CESPE/2013- Adaptada) Para Carvalho (2013), os métodos de alfabetização fazem parte de um tempo em que a maior parte da população era analfabeta, portanto, eram poucas as exigências sociais no tocante à leitura. Não se buscava formar alunos leitores proficientes a partir de um trabalho com a alfabetização a partir de textos significativos para o contexto social dos estudantes. Destarte, entra em debate a importância de se considerar os usos e funções da língua escrita com base no desenvolvimento de atividades significativas de leitura e escrita, isto é, a compreensão de se alfabetizar letrando.  Com base nas ideias contidas no trecho acima, analise as seguintes afirmativas sobre o processo de letramento e alfabetização.
 I. Para iniciar o processo de letramento, a criança já deve ter o domínio da tecnologia da escrita;
II. Por meio do processo de letramento, a criança desenvolve o domínio de competências de uso da tecnologia da escrita;
 III. No processo de alfabetização na perspectiva do letramento, as crianças desenvolvem e usam uma variedade de modos e recursos para interpretar e fazer sentido da escrita;
Estão CORRETAS:
		
	
	I e II apenas.
	
	I, II e III.
	
	I apenas.
	 
	II e III apenas.
	
	I e III apenas.
	Respondido em 26/08/2019 15:38:37
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No que se refere à aprendizagem inicial da língua portuguesa, alfabetização e letramento são processos independentes.
PORQUE
A alfabetização é o desenvolvimento de competências e habilidades para o uso efetivo da língua portuguesa em práticas sociais,enquanto o letramento é a aprendizagem do sistema de utilização das letras, na escrita.
Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA.As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	Respondido em 26/08/2019 15:38:49
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(CESPE, 2008 - Analista Pedagógico) Assinale a opção correta a respeito de conceitos relacionados a alfabetização e letramento, conforme proposta de Magda Soares.
		
	
	Como alfabetizar e letrar são duas ações distintas, é necessário que o sujeito tenha aprendido a ler e escrever para envolver-se nas práticas de leitura e escrita.
	
	Letramento corresponde ao processo pelo qual se adquire a tecnologia de codificar em língua escrita e a de decodificar a língua escrita.
	
	A cópia passiva de modelos do mundo adulto garante a aquisição da leitura com sucesso.
	
	Alfabetizado é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que responde às demandas sociais de leitura e escrita.
	 
	Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, sendo ideal ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita.

Mais conteúdos dessa disciplina