Buscar

Licenciatura em Foco - Avaliação I

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	O conceito de multicultura é aplicado para os estudos dos diversos grupos sociais, já o multiculturalismo expressa estratégias políticas para os problemas sociais específicos. Nesse sentido, Hall (2003) sugere diferentes tipos de multiculturalismo. Sobre esses tipos, analise as sentenças a seguir:
I- Multiculturalismo conservador.
II- Multiculturalismo cético.
III- Multiculturalismo liberal.
IV- Multiculturalismo pluralista.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	A Lei nº 13.005, que instituiu o novo PNE (Plano Nacional de Educação), estabelece metas e estratégias para o período de 2014/24, que
têm influência de peso no cumprimento de ações que pautam a valorização da diversidade nos aspectos culturais, sociais, norteados pelos direitos humanos. Sobre algumas estratégias contempladas na Lei nº 13.005, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Assegurar o transporte gratuito para todos os alunos da educação do campo.
(    ) Assegurar nos currículos escolares conteúdos sobre a história e as culturas afro-brasileiras e indígenas e implementar ações educacionais.
(    ) Conduzir a educação escolar no campo de populações tradicionais, de populações itinerantes e de comunidades indígenas e quilombolas para educação formal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005. 2014. Disponível em:<http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 20 maio 2016.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	3.
	A educação é a apropriação da cultura, e através da história se torna a construtora do sujeito histórico. Nessa direção, a realização do indivíduo como sujeito histórico distingue sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social (HANZE, 2017). Deve-se pensar numa educação centrada no indivíduo e, ao mesmo tempo, levando em consideração as relações e as interconexões recíprocas que ocorrem entre os diferentes sujeitos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAMZE; Amélia. Sujeito histórico. 2017. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/sujeito-historico.htm>. Acesso em: 18 out. 2017.
	 a)
	A educação deve pautar-se na ação do sujeito coletivo sobre o meio físico e social, desconsiderando o individual.
	 b)
	A educação deve reconhecer a existência de uma dimensão individual e, ao mesmo tempo, coletiva, dinâmica, sistêmica e aberta entre sujeitos.
	 c)
	A educação deve decorrer das interações produzidas entre o sujeito individual e o objeto.
	 d)
	A educação deve envolver o sujeito numa dimensão individual, desconsiderando a repercussão da ação coletiva sobre o sujeito.
	4.
	Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado, superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas (LIMA, 2014). São as pessoas dentro da própria escola que acabam julgando ou nivelando o grau de conhecimento do professor de acordo com sua cor, etnia, poder aquisitivo, sexualidade, gênero, condição física e de moradia, não considerando seu grau de estudo, formação, empenho, leituras, entre outros, ou seja, julgam pelas características, na maior parte, físicas. Sobre as maiores vítimas do preconceito dentro do contexto escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA; C. F. Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racismo-e-discriminacao-contexto-escolar/>. Acesso em: 15 out. 2017.
	 a)
	Professor branco, pobre e nordestino.
	 b)
	Professor negro, pobre ou homossexual.
	 c)
	Professor homossexual, branco e que vive em zona urbana.
	 d)
	Professor pobre, pardo e que vive em zona rural.
	5.
	Pesquisas na área da educação apontam para a questão do preconceito entre gêneros e raças e sua influência no desempenho escolar, bem como na formação da identidade do aluno. Nesse sentido, é necessário o cuidado com as ações do profissional da educação, em especial aquele que está diariamente com o aluno, colaborando (positivamente ou não) para a construção de sua identidade. Essa identidade implica uma relação com as diferenças. Com relação às práticas que favorecem a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Práticas que valorizem a diversidade estão pautadas em uma concepção de valores humanos, que primam pela cidadania, em busca do respeito às etnias e suas diferenças culturais.
(    ) Falar do respeito à diversidade por si só não resolve, pois as atitudes manifestadas e a forma de agir do professor terão maior influência na formação do aluno.
(    ) A coerência entre a prática e o discurso sobre a valorização da diversidade pouco implicam na formação do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - F.
	 d)
	F - V - V.
	6.
	A discriminação, cultural ou racial, é uma gravidade que vem ocorrendo há muito tempo em nossa história. Nesse contexto, o ato discriminatório constituiu-se de interpretações equivocadas propositalmente para manipular a opinião e justificar a escravidão. Sobre a discriminação racial, assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa relevância:
	 a)
	A discriminação racial promove a diversidade.
	 b)
	A discriminação racial gera a desigualdade social.
	 c)
	A discriminação racial é causada pela falta de punição aos preconceituosos.
	 d)
	A discriminação racial provém da pobreza.
	7.
	No atual contexto, por influência da globalização, a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo) provoca a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, à segurança, à habitação, ao emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	8.
	Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Política Nacional de Educação Especial apresenta ações que garantem o acesso, a participação e o ensino aos alunos com deficiências e transtornos em escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para trazer respostas às necessidades educacionais especiais. Sobre as ações que garantem uma perspectiva inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acessibilidade urbana, facilitando os transportes, a comunicação e a informação, bem como na estrutura arquitetônica, com mobiliários e equipamentos.
(    ) Transversalidade da educação especial que inclui da Educação Infantil até a Educação Superior.
(    ) Atendimento educacional especializado.(    ) Interrupção da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	A desigualdade social, a intolerância com o diferente e o preconceito são provenientes da diversidade cultural que traz uma série de conhecimentos agregados às diferentes tradições, costumes e compreensão de mundo de cada civilização. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Preconceito é quando julgamos alguém pela aparência antes de conhecê-lo.
(    ) O preconceito está arraigado num conjunto de opiniões preestabelecidas sobre o outro, sem considerar suas qualidades.
(    ) O preconceito é demonstrado, muitas vezes, pelo olhar, por exemplo, ao expressar a repulsa por alguém.
(    ) Preconceito pode ser quando você percebe um idoso em pé e oferece seu lugar para ele sentar-se.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	As pessoas, em muitos casos, não percebem que são preconceituosas. No entanto, acabam repetindo padrões que implicam ações discriminatórias, por exemplo, quando mantêm distância social de outros grupos. Essas atitudes indicam a importância de sensibilizar a diversidade nas escolas com um plano. Sobre esse plano, analise as sentenças a seguir:
I- Ações para difusão de informações, ou seja, promover as condições para mudança.
II- Ações específicas que atuem na mudança de comportamento.
III- Ações para a mudança de valores de todos os atores escolares, com relação ao preconceito e à discriminação.
IV- Ações que envolvam punição para quem cometer um ato discriminatório.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina