Buscar

1Os Transtornos Globais do Desenvolvimento

Prévia do material em texto

1Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios percebidos na forma de se relacionar socialmente, surgindo nos primeiros cinco anos de vida. O problema pode ser percebido pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos. Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e precisam de atenção e respeito. Com relação aos Transtornos Globais do Desenvolvimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Crianças com TGD, na escola, mesmo com ritmos diferentes de aprendizagem, devem ser incluídos com crianças da mesma faixa etária. ( ) Crianças com TGD necessitam de rotina e regras de convívio social claras para facilitar sua compreensão e convivência. ( ) Crianças com TGD possuem grande facilidade em iniciar e manter uma conversa. ( ) Crianças com TGD gostam do contato visual e são muito afetivos, mantendo-se sempre em grupos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - F.
C
V - F - V - F.
D
F - F - V - V.
2
Há poucas décadas que se discute educação de forma mais ampla, com suas ramificações educacionais, sendo elas: educação formal, não formal e informal. Estudiosos tramam discussões das quais o ser humano em determinado contexto educacional se relaciona, internalizando aquilo que torna importante levar para a vida pessoal e/ou profissional. Na atual conjuntura, em que a tecnologia proporciona uma fonte de informações inerentes ou não na trama do aprender, lançam-se as fontes vivas que estão em nosso entorno, os patrimônios cultural e natural que dialogam e propõem ao sujeito fazer conexões constantes consigo, na relação com o outro e com o meio onde está inserido, em um desafiar constante sobre refletir o ser e estar no mundo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sendo a educação o caminho para a transformação social, permeia discussões no mundo todo de forma veemente na segunda metade do século XX. Estudiosos viam a educação formal, ou seja, a escola sendo (e de fato não era mais) a panaceia da educação.
(    ) Questões pensadas há pouco mais de meio século mostram que podem existir outros meios e ambientes educacionais, complementares à educação formal. Vários fatores podem ter desencadeado novas vias do aprender, como fatores econômicos, sociais, tecnológicos e culturais, gerando novas aberturas educacionais. 
(    ) A educação não formal é uma atividade sem intencionalidade, com outra organização, sistema e tempo, podendo ser encontrada nos trabalhos comunitários e atividades culturais, fora do âmbito escolar, não integrando os conhecimentos da educação formal. 
(    ) Entende-se por educação formal o contexto escolar, com conteúdos e metodologias, desenvolvendo habilidades e competências, disciplina, além de uma certificação na Educação Básica ou titulação acadêmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - F.
B
V - V - F - V.
C
V - F - V - F.
D
F - V - F - V.
Revisar Conteúdo do Livro
3As reformas educacionais da década de 1970, trouxeram uma concepção produtivista que pretendeu alterar o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista. Essa concepção produtivista de educação mostrou-se resistente através das décadas seguintes, mesmo diante das tendências críticas da educação, restabelecendo novos ânimos com as novidades da sociedade do conhecimento, da microeletrônica, da globalização e das novas demandas do mercado de trabalho. Sobre a visão produtivista e tecnicista no contexto da educação brasileira, analise as seguintes afirmativas: I- A incorporação das mídias eletrônicas na educação foi fundamentalmente consolidada pelo paradigma tecnicista da educação. II- A concepção produtivista de educação foi bem aceita a partir da década de 1970, quando o governo brasileiro intensificou as iniciativas de incentivo ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas. III- Os planos educacionais, nesse tempo, mantiveram a concepção produtivista na educação devido, em parte, aos novos rumos da política do Estado de bem-estar social. IV- As iniciativas governamentais de incentivo ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas brasileiras datam desta época, movidas pelo paradigma tecnicista da educação. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa IV está correta.
B
As afirmativas I e III estão corretas.
C
As afirmativas I, II e III estão corretas.
D
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Revisar Conteúdo do Livro
4Observa-se que os métodos de alfabetização amplamente divulgados no Brasil são os tipos analíticos (que iniciam o processo de alfabetização do todo para as partes) e sintéticos (das partes para o todo), sendo exemplos dos primeiros os métodos fônicos e silábicos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O uso do computador na ação didática deve ir além do mero repasse de informação, para alcançarmos sucesso nos métodos de alfabetização. ( ) O uso das tecnologias na ação didática não deve ir além do repasse de informação. ( ) As tecnologias não ajudam os métodos de alfabetização, pois ler e aprender não é função da escola. ( ) O computador na ação didática não é o repasse de informação, pois não precisamos de professores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
F - V - V - V.
D
V - F - F - F.
5Discutir questões da educação contemporânea não é uma tarefa simples, nem mesmo permite que uma metodologia simplista dê conta de sua complexidade teórica. Os desafios que aguardam o professor são imensuráveis diante do complexo problema da sociedade contemporânea. Sobre os aspectos de estudo, analise as opções a seguir: I- Leitura e escrita. II- Formação e construção de conhecimentos, apenas. III- Leitura, formação e construção de conhecimentos. IV- Formação de conhecimentos, apenas. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções I e IV estão corretas.
B
As opções I e II estão corretas.
C
As opções I e III estão corretas.
D
As opções II e III estão corretas.
6A diversidade abrange um olhar diferenciado de suas ressignificações na prática escolar. Nesse sentido, há muitas questões não resolvidas que trazem significativos problemas de ordem social, política e econômica. Sobre essas questões, assinale a alternativa CORRETA:
A
A discriminação, a xenofobia, a intolerância, o bullying, a violência verbal e física, as dificuldades de aprendizagem, a baixa autoestima.
B
Umas das causas da violência física e verbal é que precisamos respeitar as desigualdades sociais, causando conflitos entre a sociedade.
C
A desigualdade social, a equidade, os direitos eleitorais, entre outras divergências que podem ocorrer como práticas abusivas.
D
A normatização do ensino não se insere nesse contexto, pois o ensino, independentemente da sua classe social, é determinante e obrigatório.
7A perspectiva intercultural surge da necessidade de dar um novo rumo ao que propõe o monoculturalismo, que defende a ideia do compartilhamento dos povos em uma mesma cultura. A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A cultura e o contexto oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem. ( ) A cultura e o contexto de diferentes sistemas simbólicos se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem. ( ) A cultura e o contexto não oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem. ( ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - F - V - F.
C
F - V - V - F.
D
V - V - F - V.
8A legislação educacional surgiu no Brasil com a Constituição Imperial de 1824, passando pela década de 1960, com as revoluções, objetivandoum sentido de gestão democrática com a Constituição Federal de 1988. Posteriormente, ganhou força com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei n. 9.394/96. Desde então, diversos artigos surgiram como forma de complementar a legislação e propor uma visão de gestão mais participativa e dialógica, envolvendo a participação de todos os agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, a legislação educacional busca um olhar interdisciplinar quando nos referimos à organização escolar. No que tange às principais propostas que complementam a legislação educacional no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Lei de Diretrizes e Bases - LDB - surgiu em 1961. Uma nova versão da lei foi aprovada em 1971, e posteriormente alterada em 1996, cujo texto, que aborda as diretrizes e bases que organizam o sistema educacional, segue vigente até hoje. ( ) O Projeto Político-Pedagógico - PPP - define como será o ano letivo da escola, seus objetivos, metas e os caminhos que serão trilhados para alcançá-los, e deve, portanto, ser elaborado de forma coletiva, com todos que fazem parte da instituição. ( ) O Plano Nacional de Educação - PNE - foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e tem como objetivo determinar as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. ( ) O Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública - FNDEP - traz em seu contexto dez artigos específicos e estruturais com relação às políticas educacionais, abortando linhas fundamentais para a educação no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 set. 2020.
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
F - V - V - F.
D
F - F - V - V.
9A inclusão é um processo desafiador, que requer constantes reflexões e mudanças de atitudes, o que nem sempre é uma tarefa de fácil condução, pois, embora seja um processo implantado legalmente e concebido pelas escolas regulares, existem ainda muitas resistências, muitos medos, preconceitos e desconfortos que estão diretamente associados a tal processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O processo de ensino-aprendizagem não depende do professor e sim da realidade social. II- A diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa uma nova era para nossos educandos III- O atendimento das necessidades educacionais não instigam ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando. IV- Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas capacidades e potencialidades do educando. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
10A inserção e grande difusão das TICs no ambiente educacional possibilitou o desenvolvimento de uma série de projetos nas mais diversas áreas das licenciaturas. Alguns desses projetos, por destacarem sua interdisciplinaridade, contribuem em várias disciplinas e auxiliam o docente a trazer essa realidade para o contexto escolar, aproximando o aluno da realidade na qual ele está inserido. Muitos projetos servem de orientação para iniciativas também inéditas e suas criações no campo do ensino de determinada disciplina. Os projetos mencionados foram construídos com o objetivo de incrementar a formação e o trabalho do docente. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Projeto Geografia Visual é um blog educacional que visa utilizar os potenciais didáticos das imagens em sinergia com as novas mídias. ( ) O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos, servindo de apoio para quem trabalha com a língua portuguesa, bem como a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. ( ) O Portal do Domínio Público é uma plataforma de comunicação baseada na televisão e distribuída também na internet. Na televisão, ele é distribuído por satélite aberto, analógico e digital para todo o território nacional. ( ) O Clube de Matemática da OBMEP é um projeto concebido para oferecer ambientes interativos nos quais é possível desenvolver, pesquisar e criar atividades matemáticas de forma ampla e divertida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - F - V.
C
F - F - V - V.
D
V - F - F - V.
11(ENADE, 2011) Comer é um ato social, histórico, geográfico, religioso, econômico e cultural. O preparo dos alimentos, a escolha dos ingredientes e a maneira de servir identificam um grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. A receita "Tacacá", comida muito apreciada na culinária paraense, demonstra:
A
Um modelo ritualista de servir, vinculado ao formalismo religioso africano.
B
Uma interação cultural, com a incorporação de ingredientes advindos de tradições culinárias distintas.
C
Um modo de utilizar os ingredientes provenientes do extrativismo, associado ao nomadismo dos quilombos.
D
Um modo de preparo espontâneo, associado aos padrões culinários da colônia.
12(ENADE, 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada - em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria (HABERMAS, 2002). A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança: FONTE: HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
A
A secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
B
A reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
C
A autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
D
A coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial