Buscar

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO 
 
 No presente experimento, objetivamos estudar o trânsito da energia térmica nos corpos, entre os corpos e no espaço. Iremos abordar as três diferentes formas possíveis para que haja a propagação do calor, realizando atividades para demonstrar e visualizar a ocorrência de cada uma delas. 
4 
 
OBJETIVOS 
 
 
1. Identificar, comparar e classificar as formas de propagação de calor; 
 
2. Concluir que o calor, para se propagar, necessita de uma diferença de temperatura entre as regiões de escoamento; 
 
3. Concluir que o fluxo de calor sempre se verifica no sentido das temperaturas decrescentes;
5 
 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
 
TRANSMISSÃO DE CALOR 
 
 A transmissão de calor estuda o fluxo de energia térmica através dos corpos em função do tempo, motivado por uma diferença de temperatura entre as partes. Essa passagem da energia pode se dar de três formas diferentes: 
5 
 
CONDUÇÃO 
 
 É o processo de transmissão de calor em que a energia térmica passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Pode ser observado com facilidade nos sólidos. Esse trânsito de energia se deve ao fato de que, na região de maior temperatura, as partículas (átomos e moléculas) estão mais energizadas e, portanto, vibrando com mais intensidade; assim, essa energia é transmitida à moléculas vizinhas através de colisões a nível atômico, moléculas estas que passam a vibrar com mais intensidade e, como as primeiras, transmitem energia térmica para as seguintes. Esse 
processo ocorre de forma sucessiva enquanto houver uma diferença de temperatura. 
 Como exige a presença de um meio material para que possa ocorrer, esse tipo de transmissão de calor não ocorre no vácuo. 
 
 O que determina se um material será bom ou mau condutor térmico são as ligações em sua estrutura atômica ou molecular. Assim, os metais são excelentes condutores de calor devido ao fato de possuírem os elétrons mais externos "fracamente" ligados, tornando - se livres para transportar energia por meio de colisões através do metal. 
 Por outro lado, materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus 
condutores de calor ( isolantes térmicos), pois os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados. Líquidos e gases são, em geral, são maus condutores (por convecção)
5
 
6 
 
CONVECÇÃO 
 
 É o processo de transmissão de calor que se dá através do movimento de massas fluidas (líquidos e gases), que trocam de posição entre si por terem suas densidades alteradas em função da temperatura à que estão expostos. Cabe, aqui, ressaltar que não há passagem de energia de um corpo para o outro, eles apenas mudam de posição. 
 Ao entrar em contato com a energia e se aq uecer, o fluido (em geral) torna-se menos denso que o restante - no local do aquecimento - e, dessa forma, troca de posição com o fluido frio pela influência da força da gravidade. A diminuição sucessiva da densidade do fluido no local do aquecimento cria uma corrente ascendente. Ao subir, a massa fluida menos densa dá lugar ao restante do fluido (mais denso - frio) e, dessa forma, uma corrente descendente - em direção ao local de aquecimento - pode ser observada simultaneamente. 
 Mais uma vez, não há sentido falar de convecção no vácuo. 
IRRADIAÇÃO 
 
 É a transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas. A energia emitida por um corpo (energia radiante) propaga-se até o outro através do espaço que os separa. 
 
Segundo a ótica da irradiação, podemos dividir os materiais em duas categorias: 
Materiais diatérmicos: são meios que permitem a propagação das ondas de calor através deles (meios transparentes às ondas de calor). Um exemplo é o ar atmosférico. 
Materiais atérmicos: são meios que não permitem a propagação das ondas de calor através deles (meios opacos às ondas de calor). 
 
Toda a energia radiante transportada por ondas de rádio, ondas infravermelhas, 
ultravioletas, luz visível, raios X, raios gama, etc., pode ser convertida em energia térmica por absorção. Entretanto, apenas as radiações infravermelhas são chamadas de ondas de calor ou radiações caloríficas
6 
 
11 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/fte04.htm 
http://www.infoescola.com/termodinamica/propagacao-de-calor/ 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Propagação_térmica 
http://www.brasilescola.com/fisica/processo-propagacao-calor.htm 
http://www.if.ufrgs.br/~leila/propaga.htm 
http://educacao.globo.com/fisica/assunto/termica/propagacao-do-calor.html 
http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/bico-de-bunsen/ 
http://penta3.ufrgs.br/CESTA/fisica/calor/condutoreseisolantes.html 
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Calor4.php 
http://www.dicio.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina