Buscar

Arte na Idade Moderna imprimir

Prévia do material em texto

Arte na Idade Moderna
A Idade moderna foi um período de intensa expansão. Foi o tempo das descobertas geográficas. As obras artísticas fundamentavam-se na natureza. Muitos estudados no campo da História da arte, Constituíram destaques da época:
Renascimento – Ressurgiu a arte greco-romana e destacou-se a pintura.
Renascimento foi um período intermediário, que serviu de transição entre a idade média e a idade moderna. Foi também chamado de Renascentismo ou Renascença. Teve início na Itália e disseminou-se por toda a Europa.
Arte Renascentista
Enquanto período de grandes mudanças, influenciou a arte em todas as suas formas de expressão. Assim a arquitetura, a literatura, a arte de esculpir e especialmente a pintura sofreram alterações sob a influência do Renascimento. O homem valorizado em sua individualidade transportou para a arte esta essência.A pintura inovou libertando-se da padronização anteriormente influenciada pela igreja Católica. As obras passaram a retratar formas humanas reais, exibindo a sensualidade e a beleza dos corpos.
Obras famosas do Renascimento:
Monalisa – Leonardo da Vinci – Museu do Louvre- Paris- França
O banquete de Casamento Sandro Botticelli- Museu do Prado – Madrid – Espanha.
Pinturas no teto da capela Sistina – Michelangelo Di Lodovico- Itália
Escultura
Esta arte também colocou em evidência o humano. As esculturas ganharam equilíbrio nas expressões corporais, nos traços proporcionais e com expressões faciais mais próximas da realidade.
Barroco – Valorizou sentimentos e emoções. O estilo sofreu influência da Reforma Protestante e contrarreforma. O Barroco nasceu na Itália, no início do século XVII, quando findava o Renascimento. Revelou-se como tendência artística que influenciou primeiramente as artes plásticas. Depois foi estendendo-se por outras áreas, como a literatura, a música e o teatro. Outros países da Europa também foram influenciados por este estilo.
O termo “Barroco”
O termo “Barroco” tem um sentido que tem tudo a ver com as características daquilo que representa. Significa “pérola deformada ou irregular”. A palavra “irregular” representa bem a situação vivida pela sociedade da época.
Barroco significa “pérola deformada ou irregular”
Por isto o estilo barroco é considerado como uma arte indisciplinada, pois expressa o espírito de contradição, de dualidade ou irregularidade vivido naquele momento.
Rococó – Fase de valorização dos traços decorativos. O ponto de destaque era decoração e ornamentação dos ambientes.
O Rococó é um estilo que teve sua origem na França. Manifestou-se em um período histórico de mesmo nome, dividido cronologicamente em 3 fases: Fase de Regência que refletia atitudes da elite francesa de Paris e Versailles; Fase Luís XV ou Madame Pompadour e fase Luís XVI ou Maria Antonieta.O estilo espalhou-se pela Áustria, pela Alemanha e chegou a Portugal em 1750. No Brasil manifestou-se no eixo Rio-Minas. A palavra “rococó” tem origem no termo francês “rocaille” que significa decoração em forma de concha, geralmente usada em jardins.
Características do Rococó
Buscava a suavidade em contradição ao Barroco. Mas, não apresentava a mesma religiosidade e dramaticidade deste. Expressou-se por meio de diversos tipos de arte. Se fez presente na pintura, na escultura, arquitetura e música, entre outras. Suas características envolvem:
A utilização de delicada leveza de traços e aplicação de linhas sutis.
Presença de suavidade e luminosidade nas cores, em contraposição ao estilo Barroco que prima pelas cores intensas.
Emprego de linhas curvas.
Utilização da natureza como tema. Manifestado por flores, pássaros, cascatas, rochas, plantas.
Emprego de temas referentes ao cotidiano.
Utilização de temas voltados para relações humanas.
Temas que retratam a vida profana dos aristocratas.
Reflexão sobre o sensual, agradável, extravagante.
A arte Rococó sofreu no Brasil, influência de temas religiosos, porém isto não ocorreu em outros países.
Na Idade Contemporânea
Época de grandes conflitos como a Revolução Francesa, a Primeira e a Segunda Guerra e a Guerra Fria. Artistas manifestaram-se através de movimentos como: Neoclassicismo, Romantismo, Realismo e o Impressionismo, que revolucionou a arte do século XX.
Arte do século XX
Marcada pelo aparecimento de grandes tendências artísticas como:
Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, abstracionismo, Dadaísmo e Surrealismo. Estes movimentos representaram muito para o mundo. No decorrer de cada uma destas fases, grandes artistas surpreenderam, obras notórias foram criadas. Mais capítulos impressionantes e inusitados, foram acrescentados aos anais da arte.
A história da Arte é um processo contínuo, nunca chega ao fim. Isto é porque ela ainda está sendo vivida a cada dia. E cada nova ideia, manifesto ou expressão artística, que surge é mais um ponto a acrescentar em sua escrita.

Mais conteúdos dessa disciplina