Buscar

Prévia do material em texto

OVULAÇÃO/ OVOCITAÇÃO
 1-Termo mais correto: ovulação ou ovocitação? Justificar resposta.
O termo mais correto é ovulação, pois ocorre a liberação do ovócito na tuba uterina .
 2-Explicar como ocorre ruptura de um folículo ovariano maduro;
A ovulação é um processo que culmina com a ruptura da parede folicular e descontinuidade do epitélio superficial que reveste o ovário. O ovócito secundário se desprende junto com as células da corona radiata. A ovulação ocorre aproximadamente 14 dias antes da menstruação com a liberação de um ovócito secundário, que é captado pelas fímbrias da tuba uterina.
 3-Hormônios relacionados à ovulação;
FSH; estradiol; LH; progesterona
 4-Compreender as principais fases do ciclo ovariano (fase folicular, ovulatória e luteínica);
Fase Folicular: caracteriza-se pelo desenvolvimento de um folículo ovariano com um óvulo dentro. Tem duração variável e estende-se do primeiro dia de menstruação até o momento que antecede o aumento do hormônio luteinizante, que leva à liberação do óvulo (ovulação).
Fase Ovulatória: começa com o aumento do hormônio luteinizante. O óvulo é libertado de 16 a 32 horas após o aumento hormonal. Cresce então um único folículo, que sobressai da superfície do ovário, arrebenta e libera o óvulo.
Fase Luteínica: tem início após a ovulação e dura 14 dias, terminando exatamente antes do período. Depois de libertar o óvulo, o folículo fecha-se e forma um corpo lúteo (amarelo) que produz uma quantidade cada vez maior de progesterona.
 5-Relacionar as fases do ciclo ovariano com o ciclo menstrual;
1 a 7 dia (infértil- menstruacao ): folículo I e II; antro
8 ao 19 dia (fértil ): corpo polar e ovócito ; ruptura do folículo – ovulação ; do folículo roto forma-se o corpo lúteo 
20 ao 26/ 32 dia : corpo lúteo; involução e atrofia do corpo lúteo 
 6-Constituição celular do corpo lúteo.
O corpo lúteo é o que resta do folículo após a ovulação, são elementos residuais de um folículo rompido, que em seu processo de regressão se torna o corpo lúteo, uma glândula endócrina provisória.

Mais conteúdos dessa disciplina