Buscar

02 Fundamentos e metodologia da Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Luana Giarolo RGM: 053.15446
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)
Leia atentamente as informações:
Você deverá enviar no portfólio 02, as atividades referentes às aulas, 05, 06, 07 e 08.
 Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas.
Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (cinco) pontos.
As atividades que não estiverem corretas, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
Aula 05
1 - Aponte as leis que garante a criança o direito à educação. Apenas cite-as
-Constituição brasileira de 1988.
-Estatuto da criança e do adolescente- eca (8.069/90).
-Lei sobre o sistema único de saúde- sus (8.080/90).
-Lei orgânica da assistência social- loas (8.742/93).
- Lei de diretrizes e bases da educação nacional- ldb (9.394/96).
Aula 06
Como abordado no texto lido, o Cuidar e o Educar são perspectivas para a educação da criança pequena indissociáveis. O que fazer para que esta afirmação se efetive nas práticas escolares cotidianas? Cite exemplos de como “educar cuidando” e “cuidar educando”. 
Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem orientada de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, de respeito e confiança. Cuidar integra a educação, embora seja exigido conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a pedagogia. 
Cuidar e educar devem caminhar juntos para que possam encarar todas as diversidades e complexidades do indivíduo. Torna-se importante o comprometimento da instituição, do educador, dos pais e demais envolvidos no processo, para que o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança seja criado da melhor forma possível. Para educar cuidando é necessário que o educador crie situações de aprendizado por meio de brincadeiras e ações pedagógicas, servindo como condutor do conhecimento. Já cuidar educando é valorizar e ajudar a desenvolver as capacidades das crianças, tais como afeição, higiene, cuidados com a saúde entre outros fatores que corroboram para este processo. 
Aula 07
 O que a formação do profissional que atua na educação infantil deve contemplar?
Atualmente com as constantes mudanças do mundo moderno o profissional da educação precisa passar por diversas transformações, o que demonstra cada vez mais a necessidade de maior qualificação com uma formação mais abrangente e reestruturação da carreira.
Portanto, as redes de ensino devem investir na capacitação de seus educadores para que cada vez mais possam estar preparados para lidar com as inúmeras situações propostas em seu dia a dia.
Com uma formação ampla e conhecimentos específicos o profissional da educação é capaz de trabalhar com conteúdo de naturezas diversas. Ainda é capaz de se tornar um eterno aprendiz, realizando reflexões sobre as suas práticas, estabelecendo laços de parceria com a sociedade e familiares e buscando constantemente informações necessárias para o trabalho que desenvolve.
 Como deve ser a relação entre a Instituição Escolar e a Instituição Familiar para que um ambiente de desenvolvimento e aprendizagem ocorra na vida da criança em sua fase inicial de contato com o ambiente escolar?
A aproximação entre a escola e a família nos leva a reformular conceitos antes tão bem definidos, mas que hoje nos conduz a compreender melhor sobre o verdadeiro papel e quais especialidades de cada um no desenvolvimento das crianças.
Para que a interação ocorra de forma eficiente, deve ser iniciada no período de adaptação, cabendo aos professores receber as crianças e suas famílias de modo acolhedor, com o intuito de diminuir a insegurança e os medos desses familiares, que muitas vezes, são repassados as crianças, tornando mais difícil sua permanência na creche ou pré-escola. 
Dar aos pais a chance de explicar sobre o que pensam a respeito do papel da instituição também pode ser um passo ao bom relacionamento de que tanto almeja.
A participação dos pais e outros familiares envolvidos na educação da criança em reuniões, organizações de festas nas creches e pré-escola serve para agregar experiências em torno do real contexto sobre o desenvolvimento da criança, tornando a interação  mais eficaz e intenso.
Aula 08
1 – Fale sobre as metodologias aplicáveis na educação infantil. 
Para que o desenvolvimento da criança seja pleno, é necessário que os educadores conheçam as especificidades de cada faixa etária. Dessa forma, ele saberá como trabalhar e quais serão as estratégias e ferramentas utilizadas. É preciso e faz-se necessário que sejam proporcionadas a cada faixa etária as atividades adequadas para as crianças.
É de certa forma impossível querer que os bebês fiquem quietos durante muito tempo, por exemplo. Ao contrário disso, o movimento e a experimentação fazem com que eles aprendam. Assim como não devemos exigir que as crianças que já estão na pré-escola realizem somente atividades de pinturas.
Para auxiliar nesse processo, existem os eixos temáticos que também se encaixam em determinadas faixa etária da criança, são eles: brincar e exploração dos objetos, linguagem oral e comunicação, movimento, arte, linguagem musical, natureza e sociedade, identidade e autonomia.
O professor é mediador, portanto é necessário que haja uma orientação, planejamento e avaliação tanto das atividades realizadas quanto do desenvolvimento das crianças em relação as mesmas. O planejamento por exemplo, deve ser realizado levando em conta as particularidades e necessidades de cada criança, seu modo de ser, pensar e agir.

Mais conteúdos dessa disciplina