Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome:BRUNA DE AMORIM PEREIRA
	Matrícula:18116080121
	Polo:MIGUEL PEREIRA
AD2 – 2018/02
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenação: Profª Dr.ª Amália Dias
Caro (a) aluno (a): Essa é a sua Segunda Avaliação a Distância – AD2. Leia atentamente as
instruções de cada questão abaixo, que definem as etapas de realização das atividades propostas.
Questão 1(5,0 pontos) 
A partir do vídeo sobre o educador Anísio Teixeira (que está disponível no módulo da Aula 09) escreva um texto de 10 a 15 linhas sobre o conteúdo do vídeo. Apresente em seu texto uma relação entre a trajetória intelectual e profissional deste educador e a história da defesa da escola pública gratuita no Brasil.
R:) Anísio Teixeira um educador , que não era educador de formação , sabia que o único modo de mudar um país é através da educação . O mesmo defendia uma escola pública, laica e para todos. Nascido no sertão da Bahia,sua educação foi basicamente em colégios católicos da ordem Jesuíta , o que o despertou para uma vida religiosa , mas por ordem de seus pais o mesmo estudou Direito, com um convite para ser Inspetor Geral de ensino , o mesmo entrou na vida educacional. Conhecedor dos métodos Americanos de ensino, foi a partir daí que o mesmo começou a se distanciar do ensino católico ensinado na época. Com as guerras desse período ele foi acusado de ser comunista por duas vezes, devido aos seus pensamentos divergentes em relação a Educação. O mesmo foi secretário de Educação da Bahia e implementou uma escola modelo para todo o mundo , a Escola Parque , um ensino integral , sem interferência da igreja e mais voltada para a população mais carente . Anísio sempre defendeu uma educação pública de qualidade, desde a formação dos professores, com a criação do Instituto de Educação no RJ, até a construção da Universidade de Brasília, o qual fora responsável pela criação pedagógica da instituição.Mesmo após a sua morte seus pensamentos continuam muito atuais para a Educação Brasileiro , podendo servir ainda de exemplo para qualquer escola pública do Brasil. 
Questão 2(5,0 pontos) 
A partir do vídeo sobre o educador Florestan Fernandes (que está disponível no módulo da Aula 11), escreva um texto de 10 a 15 linhas sobre o conteúdo do vídeo. Apresente em seu texto uma relação entre a trajetória intelectual e profissional deste educador e a história da defesa da escola pública gratuita no Brasil.
R:)Florestan Fernandes foi um dos sociólogos mais importantes do nosso país.Nascido em São Paulo , filho e uma lavadeira analfabeta , começa sua vida com bastante dificuldades , tendo que logo criança largar os estudos para poder trabalhar .Apesar da vida dura que levava Florestan virou um leitor , mas não um simples leitor, um voraz leitor .Em um de seus empregos, ele foi descoberto por intelectuais. Depois que os servia, se escondia atrás do balcão para ler, um deles viu e começou a incentivá-lo a estudar , entrar em uma faculdade , na mesma época surge o que é hoje a Universidade de São Paulo (USP) , que trás consigo professores americanos e europeus e obriga Florestan a aprender muitos idiomas .O mesmo passa em 6° lugar na faculdade de filosofia/ ciências sociais.Estudava de manhã , trabalhava a tarde e estudava em bibliotecas a noite .Em 1945 se torna professor da USP, local aonde fez sua licenciatura e mestrado.Em 1949 começa seu envolvimento com a política, mas devido a situação política da época , o mesmo resolve continuar somente como professor .Assumiu a cadeira de mestre da USP e transformou a sociologia em uma profissão.O mesmo escreve diversas obras , sempre com a visão dos excluídos , os negros eram seus principais personagens de estudo.Com a ditadura , a vida de professor muda completamente , por não cooperar com a polícia o mesmo é preso. Em 1968 com a promulgação do ato institucional 5 , os professores da USP tem a aposentadoria forçada pelo Estado e Florestan sai do país e recebe convites para lecionar nos EUA e Canadá.Passou 3 anos longe e quando voltou foi acolhido pela PUC-SP. Na década de 70 o mesmo recebeu uma transfusão de sangue contaminada com hepatite .Mesmo doente ele resolve se candidatar a deputado federal e se envolve com o PT , se elegendo por mais de 2 mandatos consecutivos , lutando sempre pela população mais pobre e necessitada , negros e as escolas públicas .Florestan não se sentia cômodo com a vida política .A pesar de todo respeito que seus colegas tinham por ser quem ele é , os congressistas não o respeitavam como político . Florestan deixa a câmara em 1995 com sua saúde bastante debilitada, tendo um transplante de fígado como única salvação de vida, que infelizmente não deu certo e o mesmo veio a falecer no mesmo ano.

Mais conteúdos dessa disciplina