Buscar

atividade contextualizada psicologia da aprendizagem

Prévia do material em texto

NOME: Priscila Nascimento Barbosa Matricula: 28262956
Atividade Contextualizada
EVASÃO ESCOLAR
O que causa e como evitar a evasão escolar
Existem vários fatores de evasão escolar, tanto como extraescolar, quanto intra escolar.
Na evasão extraescolar, envolve os casos de largar os estudos para trabalhar, ajudar a família, ou até mesmo a garota que tem uma gravidez precoce, ao difícil acesso a escola em zonas rurais com dificuldade com o transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço, a dificuldade de presença dentro da estrutura escola.
Também existe os casos de Bullyng, o que faz com que o aluno desista dos estudos para não passar constrangimento e não ser humilhado.
Porém existe também o lado da indisciplina, imaturidade, da irresponsabilidade do aluno em não querer aprender, em não se preocupar com os estudos, apenas querem “bagunçar” e as vezes esses alunos causam confusões na escola, até mesmo agressões com o professor que as vezes nem sempre são amparados, e com isso causando aí uma expulsão desse aluno.
Sobre a evasão intra escolar podemos destacar o currículo defasado, conteúdos desinteressantes, nada atrativos, métodos antigos.
Muitas escolas apenas passam o conteúdo na lousa e os alunos apenas copiam, é conteúdo atrás de conteúdo e muitas vezes o mesmo nem sabe o que esta escrevendo.
E não são somente esses, são diversos os fatores que retiram o aluno da sala de aula. Um que particularmente me atraí é a base curricular que em diversos aspectos é extremamente desinteressante e não corresponde com a uma formação de pensamento crítico, ou seja, não é elaborada para que o aluno pense e sim que ele repita, pois é, isso ainda existe em nosso país por incrível que pareça.
Além de tudo isso, o problema da escola hoje não é apenas a defasagem do currículo. É também professores mal pagos e mal preparados, fazem apenas a graduação a anos atrás e não busca se atualizar, a saber lidar com as crianças e jovens dessa geração.
 Há também o caos dentro da escola, excesso de bullying e desrespeito aos professores que também são funcionários públicos, mas que a lei não ampara. Ou seja, ninguém pode destratar um funcionário público.
E COMO MELHORAR E EVITAR ESSE PROBLEMA DA EVASÃO?
É necessário atualizar o currículo, atualizar os métodos de ensino, os professores precisam se atualizar.
Os alunos não precisam ter aulas com método tradicional, precisa trabalhar o senso crítico, fazer participar, dialogar, ser construtivo. E com isso fazer com que ele goste de ir para a escola, que seja um lugar agradável!
O uso da tecnologia pode ajudar, com o suporte de aplicativos através de alta interatividade, conteúdos 3D, simulações e games, aos pilares pedagógicos educacionais, pode se investir também em laboratórios e equipamentos para disciplinas específicas, a espaços de convívio e lazer dentro da escola. Para as disciplinas que têm uma carga muito teórica, o ideal é equilibrar com uma atividade prática, que pode ser feita em outra sala da escola.
Porém sabemos que em nossas escolas públicas é necessário recurso financeiro que em nosso país é muito precário, devido a isso essas possibilidades de aulas melhores fica quase que impossível.
Também é preciso que gestores escolares, professores e demais funcionários de uma escola podem e devem fazer todos os esforços para assegurar boas condições de aprendizagem e um ambiente inclusivo e saudável. Uma das primeiras ações é acompanhar de perto a frequência dos estudantes e, quando houver desistência, mapear as razões.
Enfim, é preciso acompanhar esse aluno mais de perto, conversar mais, muitas vezes o professor só fala o nome do aluno na hora da chamada.
 Conversar mais com os pais, saber da realidade da vida daquele aluno. Se o problema for a indisciplina, será que o punir com suspensão seria a melhor solução? É preciso saber o porquê da falta de interesse desse aluno e tentar buscar a atenção desse aluno.
A escola não deve ser vista com uma obrigação e sim como ambiente que os jovens se sinta atraído, mas ao mesmo tempo saiba que deve se preocupar com os estudos para se tornar um cidadão preparado para o mercado de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina