Buscar

Psicologia da Aprendizagem

Prévia do material em texto

Psicologia da Aprendizagem: Apropriação do Conhecimento e Interação da Aprendizagem
Giuliany Cristine De Assis 
 Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, PR 
Resumo: A Psicologia da Aprendizagem estuda o processo pelo qual as formas de conhecimentos que existem numa sociedade são apropriados pela criança. Reconhece-se que dessa forma o ser humano ,em especial as crianças,aprendem através de ações divididas pela linguagem e pela instrução.
Palavra-Chave:Psicologia da Aprendizagem, Apropriação do Conhecimento,Interação da Aprendizagem ,Ensino-Aprendizagem
 INTRODUÇÃO 
A disciplina Psicologia da Aprendizagem é apresentar o conceito de aprendizagem e as diferentes abordagens de estudo deste processo psicologico, analisando as bases da teoria do conhecimento das duas principais concepções de aprendizagem,com ênfase na percepção, a atenção,a memória,o racíocinio,o juizo, a imaginação, pensamento e linguagem.
 A Psicologia da Aprendizagem estuda o processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança.
 A interação entre adultos e crianças,portanto,é fundamental na aprendizagem . A aprendizagem é o processo através do qual a criança se adapta da experiência humana,daquilo que seu ambiente familiar conhece. Para que a criança aprenda,ela necessitará interagir com os outros seres humanos. Brincando com outras crianças e interagindo com os pais, e outros adultos ,vão se formando conceitos e modelos , com os quais novas expêriencias que elas vivem e vão interagir.
Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é discultir e analisar principais influências na educação, através da Psicologia da Aprendizagem. Com isto buscamos situar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem,refletindo sobre as teória e prática da Pedagógia.
 
 Desenvolvimento 
A importância da Psicologia no processo de aprendizagem está no reconhecimento de que a educação é um fenômeno muito complexo quando impacto no desenvolvimento compromete em considerar a diversidade de práticas educativas que envolvem o individuo, em seus contextos em que vive e participa.
A aprendizagem pode ser definida como um processo de novos conhecimentos através êxperiencias, determinadas por fatores que resultam na modificação do comportamento humano e que dependem de condições essenciais.A aprendizagem é um dos temas mais estudados pela Psicologia da Educação ,pois praticamente todo comportamento e todo conhecimento humanos são aprendidos.
O processo de Aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos,habilidades, valores através do estudo,do ensino. A construção de conhecimentos em sala de aula deve ser constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança .
Na inúmeras interaçoês em que envolve desde do nascimento ,a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e para as experiências que vivem. 
(Texto Renata Gonçalves/ Brasil Escola )
Dificuldades de Aprendizagem: São alguns dos componentes principais da aprendizagem,se isto não ocorre podemos dizer que nesta criança há uma dificuldade de aprendizagem.
°Prestar Atenção 
°Compreender
°Aceitar
°Transferir e Agir 
Existem alguns fatores que podem causar dificuldades de aprendizagem em uma criança , quais eles são : Prospostas Pedagógicas,Capacitação do Professor , Padrões de exigência da escola ,Conflitos Familiares.
O ponto de partida é o Egocentrismo, a criança não distingue o mundo externo de si própria. 
 (Jean Piaget)
Apropriação do Conhecimento:A procupação com as formas de apropriação dos conhecimentos escolares realizadas pelos sujeitos,professores e alunos no interior da escola e, mas especificamente,na sala de aula esta enraizada nas origens da minha formação e tragetoria profissional, como professora da educação infantil e fundamental por caso vinte anos.Meu interesse direcionou-se para o estudo das relações curriculares e pedagógicas,nas quais os professores constroem o cotidiano de sua práticas educacionais vivenciando interações cognitivas ,afetivas ,sociais e culturais estabelecidas com os alunos e com os conhecimentos ,corporificados nos curriculos escolares!
(NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e – PUC/MG
GT: Currículo /n.12
Agência Financiadora: CAPES
Considerações 
 A Psicologia da Aprendizagem, colocada à educação e ao ensino, buscando mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível a aprendizagem do saber e da cultura acumulados.Cada educador deve refletir a sua prática pedagógica visando à aprendizagem significativa dos alunos,assim o educador pode minimizar as dificuldades de aprendizagem apresentadas .
Psicologia da Aprendizagem tenta contribuir como uma ponte,para que esse processo,que nós chamamos de ato pedagógico. Só há ensino quando há aprendizagem, e a aprendizagem demanda o ensino .
Referências
(Texto Renata Gonçalves/ Brasil Escola ) Psicologia da Aprendizagem . Canal Colaborativo Monografias
(Jean Piaget) Da Redação,atualizado 2016 . Publicado 31 De Julho De 1996
 (NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e – PUC/MG . GT: Currículo /n.12 Agência Financiadora: CAPES 2011

Mais conteúdos dessa disciplina