Buscar

Prévia do material em texto

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTRELA DO NORTE
	“d i v i s ã om u n i c i p a l d e s a ú d e e s a n e a m e n t o”
Rua Joao Marinho, 72 - Bairro Centro - CEP: 19.230-000 - Estrela do Norte - São PauloCx. Postal, 333 (18) 3999-1222 pmesaude@estreladonorte.sp.gov.br
Prosa, arte e viola
GRUPO Da terceira idade
Profissional Responsável:
 Esther Diniz Santos Lana – Psicóloga
/Respons
ável 
NASF
Equipe Multiprofissional
 - NASF
:
Farmacêutica, Assistente Social, Fisioterapeuta e Educador Físico.
Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso: 
Maria
 do
 Socorro
 da Silva
Objetivo:
Fornecer acesso à cidadania e a qualidade de vida através de recomendações e intervenções para a população idosa. Além de promover momento de identificação no grupo, autonomia e reconhecimento de habilidades físicas, motoras e mentais.
Justificativa:
Diante do cenário de envelhecimento populacional e das legislações e políticas públicas direcionadas aos direitos dos idosos, é necessário atentar para a formação profissional e, nesse caso, destacamos especificamente a Psicologia, para que ela contribua na compreensão das alterações do processo de envelhecimento e para a construção de conhecimentos e práticas influenciadoras de protagonismos na velhice. A Política Nacional do Idoso (BRASIL, 1994) assegura direitos sociais aos mais velhos, como a garantia de participação e integração efetiva na sociedade. Esta política tem como base cinco princípios estabelecidos, sendo:
I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida;
II - o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos;
III - o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza;
IV - o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política;
V - as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta Lei. (BRASIL, Lei nº 8.842/1994, p. 06).
O projeto visa acolher a diversidade do envelhecer e suas formas de subjetivação, valorizando as narrativas dos mais velhos.
Metodologia:
O grupo é desenvolvido no Centro de Convivência do Idoso (CCI) com parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Estrela do Norte, focalizando as atividades com a profissional de psicologia. Para participar do projeto “Prosa, Arte e Viola” é necessário fazer parte das outras atividades oferecidas pelo CCI. 
Segue o cronograma semanal das atividades do grupo:
	Atividades
	Dia da Semana
	Horário
	Profissional
	Oficina de Crochê
	Segunda-feira
	13h às 16h
	Professora de Crochê
	Ginástica com música
	Terça-feira
	14h ás 16h
	Educ. Físico
	Projeto Ativa Idade[1: Projeto desenvolvido pela Divisão Municipal de Esportes e Lazer (DMEL).]
	Quarta-feira e Sexta-feira
	8h às 9h
	Educ. Físico
	Saúde Bucal
	Quinta-feira
(mensal)
	14h
	Odontologista
	Roda de Viola
	Quinta-feira
	13h às 17h
	-
	Prosa, Arte e Viola
	Quinta-feira
(quinzenal)
	15h às 16h30
	Psicóloga
	Oficina de Pintura em Pano de Prato
	Sexta-feira
	13h às 16h
	Professora de Pintura
O projeto com os idosos voltado à psicologia é direcionado com atividades em grupos, dinâmicas, brincadeiras, cuidados com saúde mental, acolhimento, escuta e temas trazidos pelos próprios participantes. 
Apresentação;
Conhecimento dos participantes e levantamento de suas necessidades e de seus interesses;
Elaboração do nome do grupo;
Trabalhar com os sintomas de cada participante;
O idoso na família: dinâmica familiar;
O idoso na comunidade;
Autonomia do idoso;
A importância do lazer;
Temas sugeridos pelos participantes. 
Cronograma de Atividades:
	1º SEMESTRE
	Dia
	Atividade
	Metodologia
	MARÇO
	15/03
	Observação
	Conversa com a responsável pelo CCI e observação de atividade.
	ABRIL
	26/04
	Dinâmica: Conhecendo e aprendendo;
Escuta aos idosos 
	
Dinâmica: Formar um círculo com grupo, e explicar aos participantes que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer que nos esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.
Escuta: recolher o que eles esperam da profissional de psicologia, propor e sugerir atividades.
	MAIO
	10/05
	Atividade: história por imagem I
	
Atividade: Distribuir imagens e em duplas, desenvolver uma pequena história, em seguida apresentar ao grupo, explicar que a ideia seja fazer um livro sobre as histórias.
	JUNHO
	
14/06
	
Dinâmica: O papel colorido
	Com essa dinâmica, os idosos têm a chance de relatar sentimentos e trocar experiências. Para cumprir a atividade, são necessárias tiras de papel em diferentes cores.
O condutor da dinâmica deve pedir para os participantes fecharem os olhos e pensarem em sentimentos presentes em suas mentes naquele instante. Depois, cada um deve escolher uma tira de papel com a cor que ilustre o sentimento do momento. Em seguida, os idosos devem ser separados por cores, ou seja: aqueles que escolheram tiras de papel da mesma cor, devem se juntar e conversar por cerca de 10 a 15 minutos.
Passado o tempo do bate-papo, os participantes devem formar um grande círculo e trocar suas experiências, relatar sobre o sentimento vivido e comentar como foi à conversa.
	
21/06
	
Festa Junina
	
Músicas e comidas típicas da festa junina brasileira.
	JULHO
Suspensão das atividades.
	AGOSTO
	16/08
	
Dinâmica: Brincadeira de criança
	Conversar com as participantes se elas lembram da infância e das brincadeiras que participavam.
Em seguida, explicar a dinâmica, que separaríamos em dois grupos e distribuiria uma lista de figuras com algumas brincadeiras mais antigas, o grupo que acabar de escrever o nome das brincadeiras vence.
É um modo delas lembrarem dos jogos e brincadeiras da sua época, e compartilharem essas experiências. 
	30/08
	
Minha plantinha de estimação
	
Pedir para trazerem (no dia anterior), uma folha da planta que utiliza em casa e apresentar sobre os usos medicinais de plantas caseiras que aprenderam ao longo de suas vidas com seus familiares.
	SETEMBRO
	
13/09
	
Dinâmica: Para quem você tira o chapéu?
Palestra: Autoconhecimento
	Dinâmica: Esta dinâmica tem o objetivo de estimular a autoestima dos idosos, exigindo como materiais apenas um chapéu e um espelho — que será colado na parte de dentro do acessório. Para realizar a atividade, o líder da dinâmica deve entregar o chapéu para um dos participantes e perguntar se ele tira o chapéu para a pessoa que está no fundo do objeto. A ação deve se repetir com todo o grupo, e o líder deve sempre fingir que está trocando a foto que está dentro do chapéu, além de incentivar todos a explicarem a razão de sua resposta.
Palestra: será apresentado sobre Autoestima, Autoconfiança e Autoimagem.
	27/09
	Dinâmica: O que é loucura?
Palestra: Transtornos Mentais
	
Dinâmica: Em roda, conversar sobre o que é loucura, cada um vai pontuar a sua opinião e discutirmos sobre o assunto, em relação o verdadeiro significado e os preconceitos que existem em nosso cotidiano;
Palestra: apresentar sobre alguns transtornos mentais que podemos desenvolver a partir dos fatores biopsicossociais.
	OUTUBRO
	(Em processode elaboração)
Coordenadora do CCI

Mais conteúdos dessa disciplina