Buscar

relatório de estágio infantil

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
 UNINTER
MARCELA BEATRIZ DOS SANTOS S. RODRIGUES, 1827995
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO 
INFANTIL
CAMPOS DO JORDÃO
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIOANAL
UNINTER
MARCELA BEATRIZ DOS SANTOS S. RODRIGUES, 1827995
MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO
Memorial Reflexivo de Estágio
Supervisionado educação 
Infantil: apresentado ao curso
De Pedagogia do centro
Universitário Internacional
UNINTER.
CAMPOS DO JORDÃO
2018
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz um relato sobre a vivência de estágio supervisionado na educação infantil, com carga horária de 100h. Tendo como objetivo relatar atividades desenvolvidas dentro do período do estágio e referenciar os estudos acadêmicos através de observação e participação nas praticas pedagógicas oferecidas no acompanhamento do cotidiano escolar apresentados nesse relatório. Realizado pela acadêmica MARCELA BEATRIZ DOS SANTOS SAMPAIO RODRIGUES, entre os dias 12 de março de dois mil e dezoito a 30 de abril de dois mil e dezoito na educação infantil EM Geraldo Padovan, localizado na Rua Manuel Pereira Alves, vila Abernessia, na cidade de Campos do Jordão.
Na EM Geraldo Padovan, observei entre os dias 12 de março de dois mil e dezoito á 30 de abril de dois mil e dezoito, a turma da educação infantil III, Com a professora Elizete Nanci da Silva com 24 alunos. As salas contem três mesas grandes onde se sentam até oito alunos promovendo assim um desenvolvimento em grupo, dois armários, e a mesa da professora. A estrutura da escola e bem acolhedora, e é dividida em dois blocos, sendo um feito de alvenaria, com cinco salas de aula, quatro banheiros um refeitório, uma cozinha e um lavatório, o outro bloco e feito de madeira e alvenaria onde se encontra a sala da direção e coordenadoria, com dois banheiros para funcionários, cinco banheiros para alunos, três salas de recreação, um refeitório e uma cozinha, dois depósitos e um pátio grande para o intervalo para as crianças da escola e um parquinho para as crianças que freqüentam a creche.
O espaço físico é apropriado para as crianças sem riscos de acidentes, as salas de aulas são bem iluminadas e arejadas, os banheiros são diretamente feito para as necessidades das crianças.
O corpo docente é formado por nove professores, uma coordenadora pedagógica e uma diretora. Completando o quadro de funcionários estão seis auxiliares técnicos de educação infantil, oito agentes de serviços da educação infantil e duas cozinheiras. A coordenadora pedagógica é a professora Maria Centilena Toledo. A escola atende a educação infantil do berçário I ao pré III, da faixa etária de Zero á cinco anos, recebendo ao todo alunos, subdivididos nos período matutino e vespertino. O estagio foi realizado no período matutino das 07h15min ás 11h40min.
Nesse relatório mostrarei minhas observações do estagio em sala de aula, relatando a proposta pedagógica da escola e descrever minhas experiências detalhadamente durante a prática do estagio, como por exemplo, atividades trabalhadas dentro e fora da sala de aula, e apontando pontos negativos e positivos.
O conhecimento adquirido no período de observação do estagio é completamente fundamental para que possamos entender mais a fundo as praticas pedagógicas como um todo, desde atividades em sala de aula ate o restante do espaço escolar, como por exemplo, escola, professores, coordenadoria, auxiliares, família e comunidade que acerca alunos e educadores.
Os objetivos dessa UTA são principalmente, que você conheça o desenvolvimento da criança, considerando as dimensões física, emocional e cognitiva e as implicações no processo de escolarização; desenvolva atividades de ensino na educação infantil; investigue os problemas da pratica pedagógica na educação infantil; amplie os conceitos que definem o lúdico na educação: o jogo, o brinquedo e a brincadeira; reflita sobre o brincar no processo de ensino-aprendizagem, como forma de dar oportunidades às crianças de se relacionarem entre si, com os educadores e com os conteúdos. (SILVA e URBANETZ 2011, p. 59)
 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
O referido estágio traz bases para a formação do aluno, colocando em pauta as relações entre teoria e prática nas escolas. Assim podendo colaborar para uma reflexão do aprendizado adquirido na licenciatura de pedagogia.
Explorar o espaço escolar é de suma importância para que idéias sejam formuladas e assim aprimorando os conhecimentos acerca do processo educacional. Tal disciplina no curso de pedagogia é fundamental para que o acadêmico tenha total domínio diante de situações reais e adversas dentro do espaço escolar, aproveitando assim essas experiências para futuras atividades quanto profissional de educação.
Sobre o Projeto político Pedagógico.
O Projeto Político Pedagógico é um documento que pode ser usado como base de tudo que acorre escola, facilitando o trabalho da direção, coordenadoria, professores, e toda comunidade interessada, tendo a escola em mãos, por conter todas as informações necessárias, metas, regras, etc. É reformulado a cada quatro anos dependendo da necessidade de cada ano ou da direção.
A escola tem por objetivo Missão, visão e valores:
Missão: “A secretaria Municipal de educação está empenhada em oferecer ensino de qualidade para a formação integral do cidadão, visando à inclusão no mundo do conhecimento e do trabalho para a realização de seus projetos de vida. Para tanto, buscamos garantir uma educação pautada na ética, nos valores, no respeito e na consciência ambiental, bem como, favorecer ao aprendiz uma educação para a autonomia, a criticidade a e criatividade, a fim de torná-lo um agente de mudança e transformação social local e global”.
Visão: “Ser referência de qualidade em educação pública nacional, com ampla oferta no atendimento da educação básica”.
Valores: “Amor, respeito, compromisso e responsabilidade (com as pessoas, com a vida e com biodiversidade)”
 - “Ética e Solidariedade”
A escola cumpre as normas contidas na Constituição Federal de 1998, LDB e os PCNs. As crianças são estimuladas com atividades lúdicas, leituras, sons e imagens. Buscando conduzir as crianças o conhecimento ao seu redor, através dos processos pedagógicos.
É seguido um calendário escolar pré-elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, que consta os seguintes eventos: Carnaval, Semana Santo, Dia das Mães, Aniversaria da Cidade, Dia do Professor, Dia das Crianças, Natal, entre outros. Totalizando um total de dias letivos e trinta dias de férias no mês de julho, conforme determina a Lei n 12.796, de abril de 2013, QUE ALTERA A LDB n. 9394/96, as crianças devem freqüentar 60% do total de horas.
 
Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado
Toda equipe pedagógica da EM Geraldo Padovan, me forneceu todo aparato necessário e foram bastante atenciosos e assim pude observar toda a atenção que é dada aos alunos, e assim oferecendo um bom trabalho para o desenvolvimento de todos em geral. Tive a liberdade de interagir com os alunos, em brincadeiras manuais e lúdicas, explicação e correção de atividades, acompanhamento no refeitório e intervalos.
O planejamento é feito semanalmente, dentro das propostas curriculares, podendo durante a semana ter alterações conforme a necessidade. A professora visa atender as necessidades de cada um, levando em consideração as propostas pedagógicas e visando o desenvolvimento cognitivo das crianças, e principalmente trabalhando o desenvolvimento motor amplo e fino, já que nessa faixa etária as crianças se desenvolvem de forma que se descobrem e descobrem o mundo a sua volta, e o seu objetivo é estimular o aluno para que se desenvolva de modo global e assim alcançando suas matas finais. O plano de aula da professora é previamente passado para a coordenação para serem avaliados e depois posto em prática.As crianças são avaliadas a todo o momento através de rodas de conversa, leitura de livros, atividades manuais e lúdicas e até na hora das refeições, com isso pode se trabalhar de forma mais eficaz com cada criança. 
A professora tende em manter o ambiente mais tranqüilo possível, porem alguns apresentam comportamentos agressivos com a professora e com os demais alunos. Com tais comportamentos ela busca introduzir atividades de modo que seus alunos possam interagir entre si, e assim se enturmam e diminui um pouco esse comportamento, entre elas estão leituras, jogos em grupo modelagem em massinhas entre outros.
Durante a semana é trabalhado diversas áreas do conhecimento: linguagem oral e escrita três vezes na semana, raciocínio lógico uma vez por semana, atividades psicomotoras, atividades artísticas, leituras de historia duas vezes por semana e recreação dirigida (atividades lúdicas).
A metodologia é trabalhada livremente pela professora, porem é previamente passado pela coordenação, supervisão e direção, para que todos acompanhem o desenvolvimento do trabalho pedagógico proposto na escola.
A rotina da sala é a seguinte, as crianças entram em sala de as 08h00minh, leva-se uns dez minutos para todos sentarem e se acalmarem. Logo após é feita contagem dos alunos presentes, primeiro meninas, depois meninos e todos cantam “junto e misturado, vamos ver quanto é que dá”. Com o total em mãos a professora pergunta como se faz o numeral e todos tentam responder. Logo após é feito a chamada nome por nome e nesse momento é escolhido o ajudante do dia, sempre uma menina e um menino. E assim prossegue com as atividades que são propostas no dia, normalmente são atividades no papel. 
As 10h20minh as crianças seguem até o refeitório e fazem o lanche, é servido uma fruta ou um suco, na seqüência ficam 20min no pátio com a orientadora, normalmente brincam com pneus que ficam dispostos no pátio. Em seguida voltam para a sala, onde continuam com as demais atividades, normalmente são atividades lúdicas, como por exemplo: massinha, gincanas, roda de conversa, e leituras escolhidas por eles. Isso ajuda para que eles se acalmem, porque sempre voltam eufóricos do intervalo. 
As 11h20minh são novamente encaminhadas para o refeitório, onde é servido o almoço. No refeitório contem um pequeno rixou, onde as próprias crianças podem se servir, com a supervisão da professora e também é servida uma fruta de sobremesa. As 11h40minh as crianças de creche são levadas para o prédio de cima, onde serão assistidas por outros profissionais. As demais ficam no pátio aos cuidados da orientadora aguardando os responsáveis ou as vans escolares.
Essas faixas etárias trabalharam as vogais, o alfabeto, as cores, esquema corporal e números, nota-se que alguns alunos ainda estão bem infantilizados e tem mais dificuldades principalmente na fala, em contra partida alguns alunos estão adiantados no sentido de aprendizagem.
A maioria dos alunos identifica o esquema corporal, reconhecem as vogais e algumas das consoantes, tem pleno domínio da escrita do nome e os números até dez. 
A professora fez uma gincana, para trabalhar os órgãos do sentido, a sala foi dividida em três grupos azul, amarelo e marrom. Foram dispostas três cadeiras em frente à lousa, e assim foi feito o rodízio dos alunos onde com os olhos vendados tinham que adivinhar o que era os alimentos. Foi usado sal, açúcar, leite em pó, limão, chocolate e maça, cada acerto um ponto, no final todos ficaram super eufóricos com a atividade. Em outro momento foi feita uma atividade ao redor da escola, para coletaram elementos da natureza, foram coletados folhas, pedrinhas, flores, cascas de árvore, depois todos os elementos foram colados em três cartazes, cada um de uma mesa e depois de finalizado, ficaram dispostos no mural da escola.
Nessa pratica pude perceber o quanto as pessoas envolvidas com as crianças se doam por completo, desde a maneira de receber essas crianças ate o momento de ir para casa, algumas crianças são bem carentes e relatam como são tratados em casa, dependendo da situação a professora responsável passa o caso para a coordenadoria para se sejam tomadas as providências cabíveis. Nessa turma tem um aluno em especial, que está em um abrigo é uma criança bem carinhosa porem se sente culpada por não estar com os pais. Assim pude ver o quão importante somos na vida dessas crianças, que muitas das vezes não tem o mínimo do que precisam em casa.
REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
O tema escolhido para o plano de aula foi sobre as cores primarias e secundarias continuação do projeto que a professora Elizete já havia iniciado. A principio apresentei as cores primarias para as crianças, para que depois essas cores fossem misturadas e assim se tornavam cores secundarias, Depois das mistura mais conhecidas, deixamos livre para que eles escolhessem qualquer cor e assim cores novas e diferentes apareciam e isso deixou as crianças encantadas, e cada momento eles pediam por mais aguçando a curiosidade. Essa aula foi bem tranqüila, as crianças se sentarem em circulo e prestaram muita atenção ao que foi explicado, para mim foi uma ótima experiência quanto aprendiz em sala de aula. Ao final do projeto a professora Elizete e eu decidimos fazer um livro com as cartolinas, para que as crianças tivessem acesso ao material e também será mostrado aos pais no dia da reunião bimestral.
Considerações finais:
Durante o estagio supervisionado pude conhecer na integra o cotidiano dento de uma sala de aula na educação infantil, a interação professor aluno, como a direção da escola funciona, hora de merenda e intervalo, brincadeiras, festas, participação dos pais e responsáveis. 
Enquanto a experiência com a professora Elizete foi à melhor possível, pude ver como ela se empenha em ajudar a todos independente das dificuldades o carinho é recíproco a todo o momento em sala de aula, as atividades são monitoradas para que todos possam aprender por igual, me deu a liberdade de corrigir tarefas, explicar algumas também, ler historias me incluiu totalmente e sala de aula e assim meu aprendizado nessa pratica foi totalmente valido. Com esse trabalho de campo pude perceber a quão importante é a formação adequada para o trabalho com crianças, já que não seremos apenas babás e sim professoras para encaminhar essas crianças para um futuro de grandes aprendizados.
REFERÊNCIAS: 
SILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2011.
 MODELO PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO INFANTIL
IDENTIFICAÇÃO:
Estagiaria: Marcela Beatriz dos Santos Sampaio Rodrigues
Escola: EM Geraldo Padovan
Componente curricular:
Turma:
Conteúdo: Apresentar as cores primaria (azul, amarelo e vermelho), e através das misturas das tintas, descobrirem as cores secundarias (laranja, violeta e verde), podendo surgir novas cores.
Objetivos: 
1: Apresentar as cores primarias(azul, amarelo e vermelho), e as secundarias(laranja, violeta e verde).
2: Familiarizar as crianças com o uso de tintas e pinceis.
3: Incentivar a curiosidade e as descobertas.
Materiais utilizados:
Pinceis tintas, cartolinas e bandejas
Síntese do assunto:
 Essa aula foi na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
Síntese da aprendizagem: (Traços, sons, cores e formas). Expressar-se por meio de artes visuais utilizando diferentes materiais.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras e emoções.
Encaminhamento metodológico: 
 1: Fizemos dois aventais de tecido, coloquei as bandejas com as tintas no centro das cadeiras que estavam em circulo e cortei cartolinas ao meio.
2: Pedi para que se sentassem nas cadeiras, da seqüência que quisessem.
3: Chamei duas crianças de cada vez, cada uma escolheu um cor primaria e pintei uma das mãos de cada criança carimbamos as mãos na cartolina,depois juntávamos as mãozinhas para misturar as cores e assim formava as cores secundarias.
4: Acomodamos as cartolinas sobre as mesas ate a secagem, e depois coladas na parede da sala para exposição. 
REFERÊNCIAS:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32941-educ-infantil-diretrizes-em-acao-pdf&category_slug=janeiro-2016-pdf&Itemid=30192 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil

Mais conteúdos dessa disciplina