Buscar

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGE5

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM – O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
· Considere o enunciado abaixo:
 
A brincadeira pode ser definida como um recurso metodológico que os educadores utilizam para ajudar as crianças a aprender em um ambiente educacional. As atividades lúdicas podem ser baseadas em jogos e brincadeiras, mas devem levar a conteúdos que agreguem mais conhecimento e permitam a exploração do que se quer aprender, além de proporcionar uma forma prazerosa de aprender.
Resposta Marcada :FALSOPONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Brincar é o primeiro comportamento inteligente do ser humano. Quando um bebê nasce, a brincadeira se torna tão essencial quanto o sono e a alimentação. Portanto, as crianças na escola precisam continuar brincando para que seu desenvolvimento e crescimento físico, intelectual, emocional e social possam se desenvolver e estar vinculados à construção de conhecimentos sobre si mesmos, sobre os outros e sobre o mundo.
 
Resposta Marcada :VERDADEIROPONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A importância do lúdico no ambiente escolar e no dia a dia da criança anda de mãos dadas com o seu desenvolvimento motor, de forma que o lúdico contribui apenas para o seu treinamento motor e sensorial.
Resposta Marcada :FALSOPONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A ludicidade trabalha ativamente na construção de universos imaginários, que dão suporte a todos os tipos de emoção na primeira infância. Quando uma criança brinca com um pedaço de madeira, pode imaginar que é um foguete ou um carro. Nesse momento ela dá um significado diferente ao objeto.
Resposta Marcada :VERDADEIROPONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, apoia o desenvolvimento integral da criança nos seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementa as atividades da família e da comunidade e cumpre assim duas funções indissociáveis ​​– educativa e de cuidado.
Resposta Marcada :VERDADEIROPONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A criança, mesmo pequena, sabe muitas coisas: toma decisões, escolhe o que quer fazer, interage com pessoas, expressa o que sabe fazer e mostra, em seus gestos, em um olhar, uma palavra, como é capaz de compreender o mundo. Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
 
KISHIMOTO, TizukoMorchida. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
 
Sobre o ato de brincar e a brincadeira, é incorreto o que se afirma em:
Resposta Marcada :
No ato de brincar deve-se dar ênfase nos espaços externos e no uso das brincadeiras, unicamente, para exploração dos direitos de aprendizagem e campos de experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Em relação a jogos e brincadeiras na sala de aula, assinalar a alternativa CORRETA:
Resposta Marcada :
Muitas vezes, as crianças aprendem mais através de jogos coletivos do que com exercícios.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 
· “De acordo com Kishimoto (2002), a brincadeira e os jogos foram criados para atribuir no espaço onde a função do brincar garante o reconhecimento da importância que favorece a brincadeira no meio da aprendizagem, como uma forma de desenvolver a imaginação e a vivência das relações, através dos brinquedos. No entanto, o brincar deve estar ligado à proposta pedagógica e não ser considerado um espaço isolado para a brincadeira. A brincadeira deve ser uma atividade essencial e integrada em uma proposta de ensino, que incorpora o lúdico, como eixo do trabalho com as crianças.” Levando em consideração o pensamento do autor sobre o papel da brincadeira no desenvolvimento da criança, podemos afirmar que:
 
I- A brincadeira é uma prática, na qual a criança desempenha e concretiza as regras do jogo, executando a ação lúdica. Logo, o lúdico é uma ação. Sendo assim, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança, ajudando-a melhorar seu desenvolvimento educacional.
II- Quando uma brincadeira é escolhida pela criança, ela pode, naturalmente, proporcionar o prazer ou desprazer e, com isso, trazer várias formas de interagir com o mundo. No entanto, essas brincadeiras, geralmente, assumem sua importância no campo da ludicidade e não trazem contribuições para o desenvolvimento das crianças. Em sala de aula, as brincadeiras devem ser planejadas exclusivamente pelo educador, com uma intenção pedagógica.
III- O jogo é um meio que favorece o desenvolvimento e a inteligência facilitando o entendimento da criança sobre o mundo que lhe cerca. Assim, a forma lúdica de ensinar ajuda, exatamente, no cognitivo, na interação, facilitando o aprendizado.
 
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
Resposta Marcada :
I e III apenas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Jogos e brincadeiras são componentes fundamentais na Educação Infantil. Pode-se afirmar que essas atividades, no desenvolvimento das crianças:
 
I- Servem apenas como intervalos para descanso entre atividades acadêmicas.
II – Atuam como ferramentas para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
III – São úteis exclusivamente para o desenvolvimento de habilidades motoras.
 
Está(ão) CORRETA(S):
Resposta Marcada :
Apenas II.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A abordagem lúdica tem ganhado destaque no campo educacional como uma ferramenta eficaz para facilitar o processo de aprendizagem. Qual dos seguintes não é um benefício comumente associado ao aprendizado lúdico?
Resposta Marcada :
Estimula a competição desmedida.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total9 / 10