Buscar

Sociedade em Comandita Simples

Prévia do material em texto

Questões - Sociedade em Nome Coletivo - Grupo 1 
Grupo: Alessandra Simplicio, Ivynna Victória, Maria Vitória Barbosa, Paloma Michelle e Talita Maria 
1- Marcos e Joana possuem o interesse em empreender, mas não dispõem do capital suficiente para dar início a uma sociedade e continuarem com estabilidade financeira. Então José, amigo deles, que possui capital e interesse em investir, sugeriu que formassem uma sociedade em comandita simples, na qual José seria comanditário e Marcos e Joana, comanditados, já que nesse tipo societário, os membros possuem liberdade para estabelecer a contribuição, por não possuir um valor mínimo obrigatório para sua formação. Então, formada a sociedade, explique quais são as atribuições e responsabilidade de cada sócio e em que condição seria possível para José realizar ato de gestão.
José, como comanditório, possui apenas uma obrigação jurídica, a de contribuir para a formação do capital social em dinheiro ou bens. Sua responsabilidade é limitada ao valor de suas quotas, nesse sentido, em caso de impossibilidade de pagamento de dívidas por obrigação, José se abstém da obrigação de confundir seu patrimônio pessoal.
Marcos e Joana, como comanditados, podem administrar a sociedade. Possuem responsabilidade ilimitada e subsidiária, em caso de não cumprimento das obrigações por não possuir bens sociais suficientes, o patrimônio pessoal deles deve ser utilizado a fim de cumprir a obrigação. Além disso, possuem responsabilidade solidária, ou seja, caso Marcos não possa pagar a sua obrigação, Joana deve pagar a parte de Marcos e o equivalente a sua parte também.

Mais conteúdos dessa disciplina