Buscar

Gabarito Unidade Terceira infância desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito Unidade Terceira infância: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial
Desafio
​​​​​​​​​​​​​​É comum que crianças no início da terceira infância apresentem mudanças de comportamento características dessa faixa etária. Para os educadores, incluindo os profissionais de Educação Física, conhecer o comportamento esperado dessa população contribui para a avaliação e o planejamento de suas atividades. 
É final de fevereiro, início de ano letivo. Felipe tem 6 anos e faz aniversário em maio. Ele saiu do Ensino Infantil e entrou para o Ensino Fundamental, assim se enquadrando classicamente no início da terceira infância.​​​​​ ​​​​​​​Com base na faixa etária de Felipe, descreva o comportamento cognitivo e psicossocial esperado em uma aula de Educação Física ou nas atividades do recreio. Por fim, descreva o comportamento físico dos meninos e das meninas dessa idade no mesmo tipo de atividade. 
Padrão de resposta esperado
Comportamento cognitivo esperado: Felipe, com 6-7 anos, tem a habilidade de fazer associações com o mundo real. Então, ele pode fazer cálculos de adição e subtração, preferencialmente com objetos palpáveis. Começa a desenvolver capacidades de localização espacial (utilização de mapas e referências), compreensão da relação entre causa e efeito (análise de consequência frente a um fator inicial), seriação (principalmente para classificação em ordem de brinquedos), raciocínio indutivo/dedutivo e conservação de massa/volume (brincadeiras com quantidades de líquidos e volumes de argila ou massinha de modelar), embora seja importante ressaltar que Felipe se encontra no início da terceira infância. Aos 7 anos, as crianças já desenvolvem o autoconceito, fator importante de autoavaliação.
Comportamento psicossocial esperado: a principal característica é a separação em grupos de meninos e meninas. Raramente as brincadeiras são unificadas, exceto algumas de desenhar e pintar.
Comportamento físico: as meninas são superiores na precisão de movimentos; os meninos são superiores em atividades vigorosas, mais brutas. Tanto meninos quanto meninas conseguem pular e arremessar implementos com mudança de peso e em movimento equilibrar-se em um pé, sem olhar; andar em uma barra de 5 centímetros de largura pular em um pé só e em pequenos quadrados (equilíbrio dinâmico). No entanto, ainda não estão capacitados a habilidades muito ritmadas.
Exercícios
1. Uma criança com 6-7 anos de idade já tem uma série de características de desenvolvimento cognitivo, psicossocial e físico. A partir do seu conhecimento, assinale a alternativa correta.
C. A criança consegue jogar amarelinha, pois nessa idade é possível equilibrar-se em um pé só e saltar dentro de pequenos limites, como os quadrados da amarelinha.
A criança de 6-7 anos está no início da terceira infância. De acordo com Piaget, ela se encontra na fase operatório-concreta e, de acordo com Wallon, está na fase categorial. Wallon não considera que o processo de aprendizagem seja linear, tal qual Piaget e Vygotsky preconizam. Cognitivamente, as crianças nessa idade ainda são dependentes do mundo real e não conseguem fazer relações com o mundo abstrato. Por isso, realizam contas matemáticas com objetos (dedos, blocos, pedrinhas) e, especificamente, de adição e subtração. Fisicamente, conseguem equilibrar-se em um pé só (inclusive de olhos fechados) e fazer saltos com apenas um dos pés em pequenos quadrados. Ainda não desenvolveram força excessiva, nem nos membros superiores nem nos inferiores.
2. Diversos autores marcaram seus trabalhos na área da psicologia agrupando características ao longo do processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, analise as proposições e marque a alternativa correta.
I - Piaget escalona as fases de desenvolvimento em sensório-motor (primeira infância), pré-​​​​​​​operatório (segunda infância), operatório-concreto (terceira infância) e operatório-formal (adolescência).
II - A ideia-chave de Vygotsky é que o desenvolvimento é a causa e a aprendizagem é a consequência, ou seja, primeiro a criança “se desenvolve” e depois ela “aprende”.
III - Wallon destaca que a fase da terceira infância (dos 6 aos 11-12 anos) é sensório-motora e projetiva, cuja síntese é a projeção de esquemas na Zona de Desenvolvimento Proximal.
IV - A palavra-chave de Wallon é afetividade. Ele preconiza que o processo de aprendizagem e desenvolvimento está relacionado à afetividade; assim, segundo Wallon, para facilitar o processo de aprendizagem, o professor deve primeiramente estabelecer vínculo afetivo com seus alunos.
C. I e IV estão corretas.
I - Para Piaget, o desenvolvimento divide-se em: sensório-motor (primeira infância), pré-operatório (segunda infância), operatório-concreto (terceira infância) e operatório-formal (adolescência); ou seja, a terceira infância é caracterizada por operações concretas e não formais (mentais ou abstratas).
II - Diferentemente de Piaget, Vygotsky preconiza que o aprendizado antecede o desenvolvimento, então a criança primeiramente aprende e, em consequência, se desenvolve.
III - A Zona de Desenvolvimento Proximal é a lacuna que separa o que a criança sabe e o que ela tem potencialidade de aprender.
IV - Para Wallon, a terceira infância é o estágio categorial cuja ideia-chave é a afetividade. Esta deve estar presente, pois facilita o processo.
3. Uma série de elementos é importante para o desenvolvimento de crianças no período escolar. Entre esses elementos, a família e a escola são fundamentais. Muito se tem discutido sobre o papel da escola na educação dos filhos, especificamente, na terceira infância. Com base nas considerações desta Unidade de Aprendizagem, escolha a alternativa correta.
E. A escola tem participação fundamental no desenvolvimento das crianças na terceira infância, mas a família ainda é a primeira instância sobre a educação das crianças.
A família não pode delegar todo o desenvolvimento da criança para a escola. A partir dessa reflexão, o papel da família torna-se fundamental para, junto com a escola, oportunizar o desenvolvimento das crianças. A escola não pode assumir sozinha essa responsabilidade.
4. Um aluno de Licenciatura em Educação Física começou a fazer seu estágio curricular em uma escola de Ensino Fundamental. No seu primeiro dia, na sala dos professores, o professor de Educação Física da escola planejou uma série de atividades e pediu para o estagiário relacionar quais idades seriam adequadas para tais atividades. Dentre as alternativas a seguir, indique a resposta correta fornecida pelo estagiário.
B. Pular com um pé só dentro de arcos alternados já pode ser aplicado a crianças de 6-7 anos.
Aos 6-7 anos as crianças conseguem pular em um pé só, incluindo deslocamentos com saltos, com um ou ambos os pés ao mesmo tempo. Nessa fase, não têm força explosiva de membros inferiores e os saltos em distância são pequenos (a prioridade são saltos em um pé para desenvolver a propriocepção e o equilíbrio). A relação de tempo e espaço para bolas arremessadas de longa distância só é desenvolvida aos 10 anos de idade, e não aos 8 anos. Ainda, 8 anos é a fase em que ocorre um maior pareamento de exercícios e brincadeiras entre meninos e meninas. De qualquer forma, e seja qual for a faixa etária, criança é criança, e não um “miniadulto”, o que explica por que há exercícios físicos exclusivos para essa fase da vida.
5. A educação física tem sofrido muito nas escolas. Muitos acreditam que é um componente curricular dispensável ou um mero momento de prêmio ou lazer, principalmente na terceira infância. Aponte a alternativa correta.
D. A educação física escolar atua no desenvolvimento psicomotor, mas também atua sobre o desenvolvimento cognitivo e social. Além disso, incrementa os indicadores de saúde.
A educação física escolar tem sido subestimada quanto aos benefícios que pode proporcionar. É preciso entender que uma criança com desafios corporais melhora o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social. Além desses benefícios, a educação física escolar preocupa-se com os indicadores de saúde,tais como capacidade cardiopulmonar, forma muscular, flexibilidade e composição corporal. Assim, não é aceitável que a educação física seja aplicada por professores que não sejam profissionais de educação física, pois estes não têm na sua formação o conjunto de conhecimentos necessários para a correta aplicação da educação física escolar. Ainda, a Organização Mundial de Saúde preconiza um tempo médio de 60 minutos diários de atividade física moderada ou vigorosa; embora esse tempo não seja aplicado exclusivamente para a educação física escolar, o fato é que a escola no Brasil tem se distanciado cada vez mais desse objetivo.

Mais conteúdos dessa disciplina