Buscar

relatorio_parcial Edmar Castro Soares

Prévia do material em texto

UNIASSELVI
CURSO SUPERIOR DE NUTRIÇÃO
RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO
EDMAR CASTRO SOARES
BALNEÁRIO CAMBORIÚ – MAIO/2023
11
UNIASSELVI CURSO SUPERIOR DE
NUTRIÇÃO
POSTO
ATENDIMENTO INFANTIL
PAI
ANDRÉIA MARIA LIBERALESSO
Tutor da disciplina
Relatório Parcial de Estágio Curricular Supervisionado, apresentado a Uniasselvi- SC, como requisito para obtenção do diploma.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ – MAIO/2023
DADOS DO ESTÁGIÁRIO
ALUNO: EDMAR CASTRO SOARES
DATA DE NASCIMENTO: 25 DE OUTUBRO DE 1977 CONCLUSÃO DO CURSO: 2024
ENDEREÇO: RUA: 3250, 214, CENTRO / BARRA SUL, BALNEÁRIO CAMBORIÚ, SC
FONE: (11) 91128-1322
CURSO:NUTRIÇÃO
ENDEREÇO: AV. BRASIL (ANEXO MEZANINO SIBARA), Nº1500, BAIRRO: CENTRO
 CIDADE: BALNEÁRIO CAMBORIÚ
 CEP: 88337-305
FONE: (47) 99962-0175
DADOS DO ESTÁGIO
RAZÃO SOCIAL: PAI ENDEREÇO:ANGELINA S/N
BAIRRO: MUNICIPIOS CIDADE:BALNEÁRIO CAMBORIÚ
DATA DE FUNDAÇÃO: 2013 NATUREZA: ATENDIMENTO ESPECIFICO A CRIANÇA
ÁREA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA:EQUIPE MULTIDICIPLINAR DE ATENDIMENTO INFANTIL
NÚMERO DE EMPREGADOS: 30
 PERÍODO DE ESTÁGIO: MAIO A JUNHO DE 2023.
REPRESENTANTE LEGAL DA EMPRESA: MICHELI
ÍNDICE
INTRODUÇÃO	X
OBJETIVOS	X
Objetivo Geral	X
Objetivos específicos	X
DESENVOLVIMENTO	X
Histórico da empresa	X
Descrição da rotina diária no setor e relacionamento com a equipe	X
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	X
ANEXOS	X
1. INTRODUÇÃO
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), regulamentada pela Portaria GM nº 2.528 de 19 de outubro de 2006, tem como finalidade primordial: recuperar, manter e promover a autonomia e a independência das pessoas idosas, direcionando medidas consonantes para com os princípios do SUS para esse fim (BRASIL, 2006). 
A Política Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente (PNSCA), regulamentada pela Portaria GM nº 1.130 de 5 de agosto de 2005, tem como finalidade primordial: promover, proteger e recuperar a saúde das crianças e dos adolescentes, garantindo o seu desenvolvimento integral e o exercício pleno de seus direitos, conforme preconiza o SUS (BRASIL, 2005).
Essas políticas têm como objetivo principal assegurar o cuidado e a promoção da saúde das pessoas idosas, crianças e adolescentes, respeitando as especificidades de cada grupo etário. Ambas direcionam medidas que visam garantir a autonomia, a independência, o desenvolvimento saudável e a plena realização dos direitos desses segmentos populacionais.
Dessa forma, a PNSPI e a PNSCA reafirmam a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da saúde e no cuidado integral, abrangendo diferentes fases da vida. Ambas políticas buscam aprimorar a atenção à saúde, por meio da prevenção, do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da promoção de ações que visem o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas idosas, crianças e adolescentes no contexto brasileiro.
A Política Nacional de Epidemiologia (PNEPI), regulamentada pela Portaria GM/MS nº 2.984 de 28 de novembro de 2013, tem como finalidade primordial: promover o conhecimento epidemiológico e o controle das doenças e agravos à saúde, direcionando medidas consonantes com os princípios do SUS para esse fim (BRASIL, 2013).
Essa política busca fortalecer a epidemiologia como campo científico e técnico, contribuindo para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde, visando a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o controle de epidemias. A PNEPI visa também a produção e disseminação de informações epidemiológicas de qualidade, para embasar a tomada de decisões em saúde pública.
Dessa forma, a PNEPI reafirma a importância da epidemiologia como ferramenta fundamental no enfrentamento de problemas de saúde pública. A política busca fortalecer a capacidade de análise e investigação epidemiológica, visando o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, o monitoramento de doenças e agravos, e a implementação de medidas efetivas de prevenção e controle.
Assim, a PNEPI direciona esforços para o desenvolvimento e fortalecimento da epidemiologia no contexto do SUS, contribuindo para a melhoria da saúde da população brasileira e o enfrentamento dos desafios epidemiológicos que se apresentam.OBJETIVOS
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
O estágio obrigatório em nutrição tem como objetivo cumprir a programação estabelecida visando o aprimoramento do saber através da pratica do conhecimento teórico/cientifico.
2.1 Objetivos específicos
Os principais objetivos específicos do estágio são:
Observar e acompanhar a rotina nutricionista x pacientes; Reconhecer e relacionar a saúde nutricional com os direitos da criança de 0 a 17 anos (PAI); Conhecer as ferramentas no campo nutricional e suas aplicações;
Compreender a aplicação de conhecimentos no campo da educação nutricional;
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 Histórico da empresa (PAI) POSTO DE ATENDIMENTO INFANTIL
Em funcionamento no bairro doa Municípios Rua Angelina S/N em Balneário Camboriú em Santa Catarina e conhecido, logo completando 20 anos, como Posto de Atendimento Infantil, o local é referência em especialidades como profissionais de saúde como nutricionista Aline, fonoaudiologos, psicologos, enfermeiros e fisioterapeutas, na parte burocratica com a gestora Micheli e seus colaboradores da secretaria, assitentes sociais e serviços gerais, conta com uma área com excelentes espaços, além de múltiplos serviços para crianças de 0 a 17 anos, com orientação de profissionais da saúde.
O Posto defende o direito da criança bem como a qualidade de vida, possui gestão profissional qualificada sendo a coordenadora Micheli.
O Posto de Atenção Infantil – PAI, foi inaugurado em 29 de julho de 2003, com intuito de centralizar o atendimento pediátrico do município. A unidade realizava também atendimentos de menor complexidade (medicação, hidratação, nebulização dentre outros procedimentos) eram mantidos no PAI, na intencionalidade de diminuir assim a demanda Hospitalar, oferecia ainda puericultura para os recém-nascidos de risco, com médica neonatologista e demais atendimentos em prestados por enfermeiras da unidade. Eram desenvolvidos pela equipe de multiprofissional grupo para abuso e prostituição – além de atividades educativas, atividades manuais (terapia funcional, pintura, colagem, biscuit e demais técnicas de artesanato) e o grupo “Dias Melhores com Diabetes”. Em 2007 os médicos pediatras foram direcionados às Unidades Básicas de Saúde e o PAI passou a ser prestadora de serviços de saúde especializada no atendimento médico infanto juvenil, sendo referência para a Atenção Básica e para a rede de atendimento para crianças e adolescentes até 17 anos de idade. Os pacientes atendidos pelo PAI, seguem o fluxo preconizado a partir da Lei Orgânica 8.080/90, sendo o paciente encaminhado através da Atenção Básica – ESF, preferencialmente. Demais dispositivos pertencentes a rede de atenção infanto-juvenil (municipal e microrregião) também realizam solicitações ao PAI, no que concerne a crianças e adolescentes. Atualmente o PAI possui aproximadamente 19 mil prontuários físicos e realiza em média 1.200 atendimentos/mês. A estrutura física do P.A.I passou por outra reforma, realizada através do processo de as built Tomada de Preço nº 022/2018 – SSSM/FMS, com habilitação da empresa através da ata de julgamento da habilitação da tomada de preço nº 112/2018 – SSSM/FMS ocorreu no ínterim de julho de 2019 a junho de 2020.
3.2 Descrição da rotina diária no setor e relacionamento com a equipe
Em primeiro momento foram apresentadas as instalações do lugar e os profissionais da instituição que trabalham multidiciplinarmente. A nutricionista mostrou os cronogramas, horários de funcionamento e consultas que são feitas 7:00 ÀS 13:00.
O POSTO DE ATENDIMENTO INFANTIL contam com um centro com serviços completos de equipe multidisciplinar, abrangendo nutricionista, fonoaudiologos, nutricionista, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, psicólogo.
Como forma de acesso, existe a procura aonde acontece no acolhimentofeito em UBS e feito o encaminhamento para o local de políticas públicas do SUS.
O POSTO DE ATENDIMENTO INFANTIL por meio de diversas atividades de saúde tem como objetivo gerar saúde e bem estar a criança diminuindo também a necessidade de intervenções hospitalares. Entre as atividades:
· Assistência Social voltada ao bem estar da criança;
· Acompanhamento nutricional clínico;
o Acompanhamento nutricional voltado para cardápios individuais;
· Fisioterapia voltada a reabilitação da crança;
· Psicologos, para o desenvolvimento psiquico;
· Enfermeiro, para avaliações e triagem
O POSTO DE ATENDIMENTO INFANTIL é regularmente e cadastrado no conselho municipal de assistência social do município de Balneário Camboriú/SC assim cumpre todos os requisitos definidos em lei, bem como as normas e procedimentos.
Foi feito então pela nutricionista uma socialização em forma de apresentação do aluno estagiário com funcionarios do local e suas instalações, residentes do local. O estagio iniciou no mês de maio de 2023. Em horário matutino, ao total o estagio totaliza 203 horas de observação e 10 horas de planejamento teórico com o professor da disciplina em um total de 213 horas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://lai.fecam.org.br/uploads/1714/arquivos/2374417_PLANO_MUNICIPAL_DE_SAUDE_2022_2025_Balneario_Camboriu.pdf 
ANEXOS

Mais conteúdos dessa disciplina