Buscar

Resumo História: Imperialismo, 1ª Guerra, Revolução Russa, Crise 1929

Prévia do material em texto

DICAS PARA PROVA DE HISTÓRIA.
SOBRE O IMPERIALISMO/NEOCOLONIALISMO O QUÊ PRECISO SABER?
· O neocolonialismo, muitas vezes chamado de imperialismo, foi o ciclo de colonização realizado pelas nações europeias nos continentes africano e asiático a partir do século XIX. Neocolonialismo, chamado por muitos de imperialismo, foi o ciclo de colonização que afetou os continentes africano e asiático.
· Os impactos do neocolonialismo no século XIX foram profundos e abrangentes. Economicamente, as colônias foram exploradas como fontes de materiais primários baratos e mercados cativos para produtos fabricados nas metrópoles, resultando em desequilíbrios comerciais e dependência econômica. Socialmente, o neocolonialismo frequentemente exacerbou divisões étnicas e sociais nas sociedades colonizadas, marginalizando populações locais e minando suas culturas e identidades. Politicamente, o domínio colonial gerou instabilidade e resistência, alimentando movimentos de independência e nacionalismo.
MAPA MENTAL SOBRE O ASSUNTO:
SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, O QUE PRECISO SABER?
· A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 e envolveu diversos países. Ela foi uma guerra de trincheiras e deixou mais de 10 milhões de mortos.
· O imperialismo é apontado como principal motivo da Primeira Guerra Mundial. A disputa por territórios na África e Ásia criou atritos entre os países europeus que culminaram em guerra.
· A política de alianças, a corrida armamentista, o revanchismo francês e o forte nacionalismo na Europa também são apontados como motivos da guerra.
· O Atentado de Sarajevo, em que o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, Francisco Ferdinando, e sua esposa, Sofia, foram assassinados por um militante sérvio é considerado o acontecimento que deflagrou o conflito.
· A guerra se iniciou com o avanço das Potências Centrais nas frentes orientais e ocidentais. Logo o avanço foi contido, dando início à chamada guerra de trincheiras, que durou até 1918, quando a Entente avançou sobre as Potências Centrais, vencendo a guerra.
· Em 1917 a Rússia deixou o conflito após uma revolução socialista. No mesmo ano os Estados Unidos entram na guerra. O poderio industrial e bélico dos Estados Unidos desequilibrou o conflito a favor da Entente.
· Após ter navios mercantes bombardeados pela Alemanha, o Brasil entrou na guerra em 1917, enviando uma pequena esquadra para o Mediterrâneo e uma equipe médica para a França.
· O conflito terminou em 11 de novembro de 1918 com a rendição incondicional da Alemanha.
· Em 1919 foi imposto aos derrotados o Tratado de Versalhes. O tratado impôs duras penalizações aos países derrotados.
MAPA MENTAL:
SOBRE A REVOLUÇÃO RUSSA: O QUE PRECISO SABER?
· Antecedentes: organização política absolutista (czarismo) e estrutura econômica agrária.
· A industrialização patrocinada pelo Estado levou ao surgimento de partidos políticos de oposição.
· POSDR: partido socialista dividido em dois grupos:
· Mencheviques: defendiam a tomada do poder por meios políticos e o maior desenvolvimento econômico.
· Bolcheviques: defendiam a revolução socialista imediata.
· Contexto da Primeira Guerra Mundial (1914-1918): participação russa desastrosa agravou a situação interna com mais oposição e manifestações.
· Revolução de Fevereiro de 1917: derrubada do czarismo e proclamação da república.
· Revolução de Outubro de 1917: tomada do poder pelos bolcheviques socialistas, com apoio dos sovietes.
· Consequências: criação da URSS (1922) e adoção do comunismo.
MAPA MENTAL:
CRISE DE 1929: O QUE PRECISO SABER?
· A Crise de 1929 foi uma crise econômica de grandes proporções, considerada um dos principais abalos ao capitalismo liberal da história.
· Seus antecedentes históricos foram o papel dos EUA na reconstrução da Europa do pós-Primeira Guerra e a expansão de sua indústria nesse contexto.
· As causas da Crise de 1929 foram: a superprodução da indústria americana aliada ao subconsumo dos mercados consumidores, que, desde 1926, reduziam suas compras, situação acentuada em 1928 e 1929.
· A quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 29 de outubro de 1929, representou a falência de milhares de bancos e empresas e a perda de milhões de empregos.
· A maior consequência da Crise de 1929 foi a Grande Depressão (1929-1932), materializada em falências de empresas e bancos, desemprego e crise nas produções industrial e agropecuária.
· As consequências da Crise de 1929 para o Brasil foram a crise do café e a intervenção estatal para estabilizar os preços do produto no cenário mundial.
MAPA MENTAL:
O NAZIFASCISMO: O QUE PRECISO SABER?
image3.png
image2.png
image5.png
image4.png
image1.png
image7.png
image6.png

Mais conteúdos dessa disciplina