Buscar

Prévia do material em texto

Bruce Corrêa Medeiros 
18112020017
Resende – RJ
AD 1 – Estagio Supervisionado I
O Brasil é um país muito conhecido por sua cultura e diversidade, porém também já está se tornando conhecido pela sua baixa qualidade de ensino, que é refletida em vários alunos. É surreal um país tão grande e rico ficar entre os piores desempenhos no Programa Internacional da Avaliação de Estudantes (Pisa). Nossos alunos sabem muito pouco sobre ciências e matemática, mas também tem o fator crítico, que é a leitura, já que um jovem que não consegue interpretar um texto ou entender o básico da mensagem que está querendo se passada, ele não consegue realizar quase nada.
Acredito que seja até um pouco normal ficarmos um pouco atrás de países mais ricos que o nosso, já que acabam recebendo um maior investimento na educação, porém não são só eles que estão na frente, nossos amigos dos países vizinhos, que possuem um investimento menor acabam tendo um desempenho superior que o nosso, e pode existir várias explicações para esse resultado, mas um fato que não da para esconder, é que o Brasil possui uma grande desigualdade, onde existem regiões do nosso país que está a dois anos na frente das outras.
Nascemos em uma sociedade, e somos criados a partir dela, com isso é necessário aprender o que é uma sociedade, não a sua questão profunda, mas sim o seu básico, que é entender que cada indivíduo é único, e carrega nele suas alegrias, suas dores, seus sentimentos num geral, e tudo isso reflete no que ele é e na suas ações diárias. E é isso que a escola deve compreender, não só ver um aluno com problemas, e julgar e castigar ele, mas sim, tentar entender os motivos pelo quais estão fazendo ele realizar essas ações.
Porém tem que ser a escola num completo, não somente o professor que deve ficar com a responsabilidade de educar, sendo ele o único herói, toda escola e o governo têm que trabalhar em conjunto para realizar sua função de educar e formar aqueles serem humanos. O principal para isso é tratar cada aluno como ser humano, e não somente mais um número e através disso trabalhar em soluções solidárias para conquistar o objetivo principal, a formação deles.
Não só o bairro da escola, não só o Brasil, mas todo o mundo precisa entender que a escola, para alguns jovens é um refugio de todo o resto do mundo, que ali vai poder ser o que ele é de verdade, sem se esconder. Porém, para isso acontecer, é necessário que as escolas entendam isso, e protejam seus alunos, só que muitas vezes não é isso que acontece. Cada vez mais podemos ver alunos sofrendo diversos tipos de violências dentro das escolas ou até mesmo no caminho para escola. A violência pode vim não só de outro aluno, mas até mesmo de um funcionário que aparenta ser confiável de dentro da escola.
Quando falamos em violência pensamos logo na violência física, mas ela não é a única que existe, e também não é a única que está presente dentro das escolas, a violência emocional ou violência psicológica está muito presente nas escolas também, através do bullying de seus próprios colegas. E esse problema pode se estender até fora da escola, de uma maneira virtual, sendo pelas redes sociais.
Todos esses problemas citados anteriormente ao longo do texto tem uma ligação entre eles, que é a escola, se a mesma está presente em quase todas as situações, seria possível ela trabalhar para diminuir esses problemas? Honestamente, acredito que não consiga, justamente por a escola não ser assim como o professor um herói absoluto, a escola precisa de uma ajuda governamental maior para trabalhar em cima dessas situações que vão favorecer aos alunos, e a longo prazo vão favorecer toda uma sociedade.
É clichê dizer, mas é verdadeiro, que os nossos alunos de hoje, são o futuro da nossa sociedade amanhã, então o melhor que tem a se fazer é preparar eles da melhor forma possível. E a sociedade atual não pode esquecer da importância que a educação e a ciência têm para o mundo, por que valorizando-a, acaba tendo não só investimento financeiro, mas também investimento cultural.
Fontes:
Reportagem A
Reportagem B
Reportagem C.

Mais conteúdos dessa disciplina