Buscar

Arte e Arquitetura Grega

Prévia do material em texto

Universidade Católica de Moçambique
Instituto de Educação à Distância
Tema do trabalho: Arte Arquitetura Grega.
Nome do Estudante: Bento Moisés Balane
Código:708203768
Curso: Licenciatura em Ensino de Desenho
Ano de frequência: 1°
Turma: Única
Disciplina: História de Arte I
2º Trabalho
Docente: Dr Alves Américo
Chimoio, Julho de 2020
Índice
1.Introdução	4
1.1-Objectivos do trabalho	4
1.2-Estrutura do trabalho:	4
1.3-Metodologia do trabalho:	4
2.Arquitectura Grega	5
2.1.Conceituação da Arquitectura	5
2.2-Características Gerais da arqitectura Grega	5
2.3-Ordem Jónica.	6
2.4-Ordem Dórica	7
2.5-Ordem Coríntia	8
2.6- Caracetristicas da Arquitectura Grega	8
2.7-Importância dos templos e dos edifícios públicos na Arquitetura grega	9
3-Conclusão	10
4- Bibliografia	11
1.Introdução
A cadeira de Historia de Arte procura estudar de modo objectivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintas e influentes
Partindo deste pressuposto este trabalho vai falar sobre a Arquitectura Grega.
1.1-Objectivos do trabalho
Geral
· Compreender o percurso histórico da Arquitectura grega e a sua manifestação da artística.
Específicos:
· Conceituar a arquitectura;
· Caracterizar a arquitectura grega;
· Descrever as técnicas e matérias usadas na arquitectura grega;
· Explicar a importância dos templos e edifícios públicos da arquitectura grega.
1.2-Estrutura do trabalho:
O trabalho está organizado em 4 partes. Na parte 1 encontramos a introdução, parte 2 encontramos o desenvolvimento, 3 encontramos a conclusão e por fim na parte 5 encontramos a bibliografia.
1.3-Metodologia do trabalho:
Para a realização deste trabalho foi usado o método de pesquisa bibliográfica.
a) 
2.Arquitectura Grega
2.1.Conceituação da Arquitectura
“Etimologicamente, a apalavra se originou a partir do grego arkhitekton, juncão dos termos arkhe(“principal”) e tekhton (“construtor” ou construção”). No entanto. Antes de chegar a língua portuguesa apalavra foi absorvida pelo latim, architectus.
Arquitectura é a arte e técnica de projectar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É o processo artístico e técnico que envolve a elaboração de espaços organizados e criativos para abrigar diferentes tipos de actividades humanas. Neste sentido, a arquitectura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitectura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitectura associa-se directamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).
Arquitectura é a disposição das partes ou dos elementos que compõem os edifícios ou os espaços urbanos em geral”.[footnoteRef:2] [2: Significado de arquitectura. Disponível em:www.significados.com.br. A cesso em: 06 de Maio de 2020.] 
Segundo Vitrúvio diz que "A arquitectura é uma ciência, surgindo de muitas outras, e adornada com muitos e variados ensinamentos: pela ajuda dos quais um julgamento é formado daqueles trabalhos que são o resultado das outras artes."
Na obra de Vitrúvio, definem-se três os elementos fundamentais da arquitectura: a firmitas (que se refere à estabilidade, ao carácter construtivo da arquitectura), a utilitas (que originalmente se refere à comodidade e ao longo da história foi associada à função e ao utilitarismo) e a venustas (associada à beleza e à apreciação estética). 
"Arquitectura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção”. Apud LUCIO (2002).
Para ADOLFO “Arquitectura é a arte, ciência e a técnica de conceber, projectar e erigir edifícios com utilidade e beleza.”
2.2-Características Gerais da arqitectura Grega
“Os grandes templos erguidos pelos gregos tinham o propósito de prestar culto aos seus deuses. Uma das principais características é a utilização das colunas e a simetria entre a entrada e os fundos do templo. Igualmente as praças eram importante dentro da polis grega pois eram um local de encontro e de passagem para seus habitantes. Outras obras de interesses gregos foram a Acrópole de Atenas, Colosso de Rodes, Estatua de Zeus, Farol de Alexandria, Templo de Artemis.
Na arquitectura grega, os templos eram construídos com linhas rectas rectangulares, sem arcos nem abóbodas. O projecto era simples: uma construção de forma padronizada rectangular sobre uma base ou envasamento de geralmente três degraus, com colunas no pórtico, na extremidade oposta ou em todos os seus lados e o entablamento de remate. O núcleo do templo era uma zona fechada, formada por uma ou mais salas, onde era colocada a estátua do deus. Este espaço era envolvido por pórticos com colunas que suportavam a cobertura de duas águas, construída normalmente em madeira e rematada por dois frontões triangulares. Sendo as cerimónias realizadas ao ar livre, os arquitectos gregos preocuparam-se mais com a sua imagem exterior do que com o espaço interior, reservado aos sacerdotes. As estátuas e as paredes dos templos eram, muitas vezes, desenhadas, mas nada dessa arte chegou até nós.
“Arquitectura grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C., sendo inspirada nas ordens: jónica, a dórica e a coríntia.
2.3-Ordem Jónica.
Capitel jónico, pórtico norte do erection, 421-407 a.C de mármore, acrópole, Atenas.
A ordem jónica é marcante por suas proporções graciosas que produzem um perfil mais delgado e elegante. A ordem jónica incorpora um friso relevo escultural contínua. A construção jónica, de dimensões maiores, se apoiava numa fileira dupla de colunas, um pouco mais estilizadas, e apresentava igualmente um fuste acanelado e uma base sólida. O capitel culminava em duas colunas graciosas, e os frisos eram decorados em altos-relevos. Mais adiante, no período clássico (séculos V e IV a.C.), a arquitectura grega atingiu seu ponto máximo. 
2.4-Ordem Dórica
Ictinos e Calicrates ,partenon, 447-432 AC, Atenas.
A ordem dórica é caracterizada por capitel de coluna simples, sem adorno, e uma coluna que repousa directamente sobre a estilóbata (plataforma) do templo sem base. A ordem dórica é a mais antiga das outras ordens clássicas e representa um momento importante na arquitectura Mediterrânea quando a construção monumental fez transição de matérias não permanentes como a madeira para matérias permanentes como a pedra.
2.5-Ordem Coríntia
Capitel Coríntio
De início, os gregos conheceram dois tipos de ordem (estilo) de colunas, a dórica e a jónica, e mais tarde acrescentaram a coríntia, derivada da jónica, com o capitel dotado de folhas de acanto.
Na construção de templos e edifícios públicos, os arquitectos gregos não usavam material aglutinante para unir as pedras de que se faziam as colunas: estas eram apenas super postas, mas, apesar dos poucos meios disponíveis para o corte e polimento, se encaixavam com tal precisão que entre uma e outra não há como inserir uma agulha.
Os gregos não usavam o arco; para suas construções, para produzirem efeito, dependiam dos fortes contrastes entre luz e sombra nas superfícies horizontais e verticais.
Os primeiros templos eram pequenas construções na forma de cabanas, feitas de madeira, cascalho ou tijolos de barro, algumas vezes com telhado de folhas, e nas grandes construções gregas, os materias utilizados eram as pedras, mármore, madeira e calcário. Naquele tempo as estruturas já contavam com uma grande engenharia, simetria e o uso de cálculos e proporções matemáticas.
2.6- Caracetristicas da Arquitectura Grega
· Carácter publico;
· Conceito de Belo (teor estético);
· Monumentalidade (grandes templos);
· Perspectiva e proporcionalidade;
· Simetria e harmonia;
· Equilíbrio e rigor das formas;
· Presença de colunas e pórticos.
2.7-Importância dos templos e dos edifícios públicos na Arquitetura grega
Comoos deuses gregos não estavam separados dos homens, assumiram suas feições. Por esse motivo, os templos eram construídos mais como moradia dos deuses como lugar de adoração.
É importante notar que a Arquitectura grega era sobretudo, de carácter publico, ou seja, as construções de templos e edifícios eram feitos para contemplar diversos eventos (políticos, económicos, religiosos). Por sua vez as habitações eram simples e destruídas de grande requinte”.[footnoteRef:3] [3: Arquitectura grega. Disponível em: www.todamateria.com.br. Acesso em: 06 de Maio de 2020.] 
3-Conclusão
Neste presente trabalho abordou-se a conceituação da Arquitectura, as características gerais da arquitectura onde se descreveu as técnicas e matérias usados na arquitectura grega e tratou se também da importância dos templos e edifícios da arquitectura grega e conclui-se que Arquitectura é a arte e técnica de projectar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É o processo artístico e técnico que envolve a elaboração de espaços organizados e criativos para abrigar diferentes tipos de actividades humanas. Neste sentido, a arquitectura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitectura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial.
Na arquitectura grega, os templos eram construídos com linhas rectas rectangulares, sem arcos nem abóbodas. O projecto era simples: uma construção de forma padronizada rectangular sobre uma base ou envasamento de geralmente três degraus, com colunas no pórtico, na extremidade oposta ou em todos os seus lados e o entablamento de remate. O núcleo do templo era uma zona fechada, formada por uma ou mais salas, onde era colocada a estátua do deus. Este espaço era envolvido por pórticos com colunas que suportavam a cobertura de duas águas, construída normalmente em madeira e rematada por dois frontões triangulares. Sendo as cerimónias realizadas ao ar livre, os arquitectos gregos preocuparam-se mais com a sua imagem exterior do que com o espaço interior, reservado aos sacerdotes. As estátuas e as paredes dos templos eram, muitas vezes, desenhadas, mas nada dessa arte chegou até nós.
Os grandes templos erguidos pelos gregos tinham o propósito de prestar culto aos seus deuses. Uma das principais características é a utilização das colunas e a simetria entre a entrada e os fundos do templo. Igualmente as praças eram importante dentro da polis grega pois eram um local de encontro e de passagem para seus habitantes. Outras obras de interesses gregos foram a Acrópole de Atenas, Colosso de Rodes, Estatua de Zeus, Farol de Alexandria, Templo de Artemis.
É importante notar que a Arquitectura grega era sobretudo, de carácter publico, ou seja, as construções de templos e edifícios eram feitos para contemplar diversos eventos (políticos, económicos, religiosos.
4- Bibliografia 
COSTA, Lúcio, Arquitetura. São Paulo: José Olympio, 2002.
ADOLFO,M. Teoria e filosofia da arquitectura. Rio de Janeiro: Borsoi, 1960.
Anónimo .Significado de arquitectura. Disponível em:www.significados.com.br. A cesso em: 06 de Maio de 2020.
Anónimo. Arquitectura grega. Disponível em: www.todamateria.com.br. Acesso em: 06 de Maio de 2020.
11
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina