Buscar

656760 - FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO 2 docx com gabarito

Prévia do material em texto

QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	C
	2
	B
	3
	A
	4
	D
	5
	E
	6
	B
	7
	B
	8
	C
	9
	A
	10
	D
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 656760 - FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Questão 1: A _____________ é uma das vertentes da filosofia medieval. Surgiu na Europa no século IX e permaneceu até o início da Renascimento, no século XVI. O maior representante foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino. 
O termo que completa a frase é:
A) Filosofia.
B) Teologia.
C) Escolástica.
D) Patrística.
E) Aporia.
Questão 2: Leia as afirmativas e coloque V para verdadeira e F para falsa. Para Platão, o processo do conhecimento é:
( ) A definição das coisas está condicionada ao princípio de identidade e permanência.
( ) O mundo das aparências, das sombras, mera cópia do mundo das ideias, do mundo real.
( ) Existe o mundo das sombras e o mundo real, e eles são completamente diferentes um do outro.
( ) A verdade encontra-se no mundo das ideias, idêntico e permanente, regido pelo conhecimento.
A sequência correta é:
A) V, F, V, V.
B) V, V, F, V.
C) V, V, V, F.
D) V, V, V, V.
E) F, V, V, V.
Questão 3: “O contato do homem com a natureza, com os outros homens e consigo mesmo é intermediado por símbolos, isto é, signos- arbitrários e convencionais-, por meio dos quais o homem, representa o mundo. Portanto, ao criar um sistema de representações aceitas por todo um grupo social (ou seja, a linguagem simbólica), os homens se comunicam de forma cada vez mais elaborada” (ARANHA, 2006, p. 14-15). 
 
A respeito da cultura e socialização, podemos afirmar que:
I. O mundo cultural é dessa forma, um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa.
II. O ser humano é constituído das mediações com a cultura.
III. São exemplos de elementos da cultura material as construções, o vestuário de um povo, os utensílios típicos usados diariamente, suas cidades, embarcações e meios de transporte, entre outros.
IV. Trata também da cultura imaterial, como exemplos podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.
V. Aceitar as diferenças entre as culturas é importante para evitar o etnocentrismo, isto é, o julgamento de outros padrões a partir dos valores do seu próprio grupo. 
São verdadeiras as afirmativas:
A) I, II, III, IV, e V.
B) Apenas I, II, IV, e V.
C) Apenas I, III, IV, e V.
D) Apenas II, III, IV, e V.
E) Apenas III, IV, e V.
Questão 4: “O aparecimento da polis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual, como no domínio das instituições, só no fim alcançara todas as suas consequências; a polis conhecera etapas múltiplas e formas variadas. Entretanto, desde o seu advento, que se pode situar entre os séculos VIII e VII, marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos” (VERNANT, 1998, p.41).
Analise as asserções a seguir: 
I. À filosofia, Sócrates deu uma finalidade não meramente pragmática, mas teórica. Ele a praticou como a ciência do discernimento, isto é, uma ciência na qual as verdades estão submissas à soberania da razão e que, por isso, pode regular o bem viver. 
II. Dessa maneira, a atuação de Sócrates, na vida pública ou no tribunal diante de seus acusadores, levava-o a construir um tipo de filosofia que, por meio da habilidade argumentativa e especulativa, colocava em relevo o conhecimento de si mesmo como condição primeira do agir bem.
De acordo com as asserções, podemos afirmar que:
A) A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
B) A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
C) As asserções são falsas.
D) As asserções são verdadeiras e a II justifica a I.
E) As asserções são verdadeiras, mas não se relacionam.
Questão 5: Para a filosofia, a falácia é:
I. É um raciocínio criado de forma maliciosa com o objetivo de enganar o ouvinte.
II. A qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo.
III. É provocada por falta de conhecimento no assunto, por problemas de atenção e até mesmo feita com duplo sentido.
IV. É um argumento que tem a pretensão de ser correto e conclusivo, mas que, no entanto, possui algum erro em sua estrutura ou seu conteúdo.
V. É um procedimento racional que nos leva do já conhecido ao ainda não conhecido, isto é, permite que adquiramos conhecimentos novos graças a conhecimentos já adquiridos.
Estão corretas as afirmativas:
A) I, II, III, IV, V.
B) Apenas II, III, IV, V.
C) Apenas I, III, IV, V.
D) Apenas I, III, IV.
E) Apenas I, II, III, IV.
Questão 6: Analise o texto a seguir:
Todos os metais (x) são bons condutores de eletricidade (y); 
O mercúrio (A) é um metal (x); 
Portanto, o mercúrio (A) é bom condutor de eletricidade (y).
Fazendo uma analogia com a lógica formal, podemos dizer que esse tipo de situação configura o seguinte tipo de raciocínio:
A) Intuição. 
B) Dedução.
C) Falácia.
D) Indução.
E) Abdução.
Questão 7: É um dos registros mais antigos sobre a história do surgimento dos deuses, narrando a forma que os gregos enxergavam a criação do mundo: 
A) Teologia.
B) Teogonia.
C) Cosmologia.
D) Consciência mítica.
E) Agoria.
Questão 8: “Sócrates fazia perguntas sobre as ideias, sobre os valores nos quais os gregos acreditavam e que julgavam conhecer. Suas perguntas deixavam os interlocutores embaraçados, irritados, curiosos, pois, quando tentavam responder ao célebre “o que é?”, descobriam, surpresos, que não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças, seus valores e suas ideias. Mas o pior não era isso. O pior é que as pessoas esperavam que Sócrates respondesse por elas ou para elas, que soubesse as respostas às perguntas, como os sofistas pareciam saber, mas Sócrates, para desconcerto geral, dizia: “Eu também não sei, por isso estou perguntando”. Donde a famosa expressão atribuída a ele: “Sei que nada sei”” (CHAUÍ, 2000, p. 44).
Qual método se refere o excerto? 
A) Questionamento.
B) Filosofia.
C) Maiêutica.
D) Lógica.
E) Mediação.
Questão 9: O comediógrafo Aristófanes (450-385 a.C.), retrata Sócrates na sua comédia, As nuvens (SÓCRATES, 1972), de 423 a.C., época em que Sócrates contava com cerca de 47 anos. Como Sócrates é representado?
Leia as afirmativas e coloque V para verdadeira e F para falsa.
( ) Sócrates é ironizado e representado como um charlatão.
( ) Sócrates como o verdadeiro filósofo e de atitude coerente, residindo em moradias luxuosas. 
( ) Sócrates é tido como um tipo esquisito que desdenha dos deuses e adora as nuvens.
( ) Sócrates como uma imagem cômica. 
A sequência correta é:
A) V, F, V, V.
B) V, V, F, V.
C) V, V, V, F.
D) V, V, V, V.
E) F, V, V, V.
Questão 10: “ ...nada pode surgir do nada...”
Os primeiros filósofos gregos são frequentemente chamados de ``filósofos da natureza", porque se interessavam sobretudo pela natureza e pelos processos naturais. Já tivemos oportunidade de nos perguntar de onde vêm todas as coisas. Hoje em dia muitas pessoas acreditam, umas mais, outras menos, que em algum momento tudo surgiu do nada. Este pensamento não era muito difundido entre os gregos. Por alguma razão, eles sempre partiam do fato de que sempre existiu “alguma coisa".
FONTE: Folha de São Paulo, 27/07/1995. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/7/27/caderno_especial/4.html
Analise as asserções:
I. Os filósofos pré-socráticos tinham uma coisa em comum: acreditavam que determinada substância básica, a arché, palavra grega que significa “o que está na frente, a origem, o começo”, estava por trás de todas as transformações da natureza. 
 ASSIM: 
II. Centralizaram suas investigações nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza". Forameles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas.
De acordo com as afirmativas, podemos dizer que:
A) A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
B) A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
C) As afirmativas são falsas.
D) As afirmativas são verdadeiras e a II justifica a I.
E) As afirmativas são verdadeiras, mas não se relacionam.

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial