Buscar

2 UNIDADE - CONHECENDO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO

Prévia do material em texto

CONHECENDO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO – 2 UNIDADE 
Administração de uma Organização – aula 1 
Conexão dos recursos necessários para o atingimento correto dos objetivos propostos pela organização.
Administrar é um processo pelo qual o administrador cria, mantém e opera uma organização, grupo de duas ou mais pessoas que interagem em prol de um objetivo.
Níveis de uma organização 
a) ESTRATÉGICO, diretores e a alta gestão responsável pela tomada de decisões, são definidos os objetivos e fins da organização.
b) TÁTICO/INTERMEDIÁRIO, gerentes, os responsáveis pela execução das tarefas.
c) OPERACIONAL, “chão de fábrica”, onde as tarefas são realizadas, executadas.
Funções Organizacionais: operações e marketing- aula 2
Papel da Administração Geral é constituído pelo conjunto de todas estas funções
Funções organizacionais são tarefas que contribuem para a organização realizar seus objetivos.
São as principais:
1. Funções de operações/ produção - área responsável por transformar insumos (matéria-prima) em produtos. Produção e operações são partes integrantes de um mesmo sistema.
Tem três tipos de processos produtivos: 
· Produção em massa: fornecimento de produtos idênticos e em grande quantidade, alto volume de produção e baixa variedade dos produtos
· Produção por processo contínuo: fornecimento ininterrupto de um único produto, fluxo contínuo de produção, com pouca variedade de produtos.
· Produção unitária e em pequenos lotes: fornecimento de produtos sob encomenda, produção se inicia com o pedido, sendo as encomendas entregues após a produção.
A administração da produção foi dividida em fases. São elas:
· Infraestrutura: localização da unidade produtiva, mão de obra e investimentos em equipamentos. Erros nessa etapa podem demandar custos na recuperação.
· Projetos de Produção: Inclui o projeto do produto. Testes e projetos-piloto são recomendados para avaliar a aceitação no mercado.
· Planejamento da Produção: Opera recursos materiais, humanos e financeiros destinados à produção, com testes para corrigir falhas antes do lançamento do produto.
· Processo da Produção: Determina o método a ser adotado na operação da organização.
· Arranjo do Layout: Organização da área de trabalho, armazenagem e fluxo de tarefas para otimizar o tempo e espaço físico.
· Gestão do Estoque: Gerencia matérias-primas e o armazenamento pós-produção, com controle efetivo e previsão de demanda através de sistemas informatizados.
· Controle de Produção: Monitora custos e qualidade da produção. 
2. Funções de Marketing – propósito manter uma ligação direta entre a organização e seus clientes, consumidores. Que está ligado a 5 segmentos ou 5Ps
· Pesquisa de Mercado: Identifica interesses, necessidades e tendências.
· Desenvolvimento de Produtos: Criação de produtos e serviços, considerando rotulagem, design, garantia e outros 
· Preço: Determinação de políticas e estratégias de preço, considerando custos, lucros desejados, objetivos de mercado e concorrência. 
· Distribuição ou Praça: Desenvolvimento de canais de distribuição e gestão de pontos de venda, garantindo entrega oportuna e eficiente dos produtos aos consumidores.
· Promoção: Comunicação com o público-alvo através de atividades como publicidade, propaganda, promoção de vendas e relações públicas. 
Funções Organizacionais: de pesquisa e desenvolvimento, da área de finanças e de recursos humanos – aula 3 
3. Funções de Pesquisa e Desenvolvimento - propósito de transformar informações de marketing, ideias originais e avanços científicos em produtos e serviços. 
4. Funções de Finanças - propósito fazer com que as organizações saibam gerir de forma correta os recursos financeiros que são obtidos, assegurar um fluxo de caixa positivo e crescente às empresas. 
· Tendo como características da função: 
a) planejamento; procura prever as necessidades de recursos financeiros para o atendimento das finalidades
b) financiamento; busca identificar várias fontes de recursos financeiros para a empresa, incluindo financiamento interno (recursos gerados pelas operações da empresa como lucro) e externo (recursos obtidos por terceiros como bancos).
c) controle; busca controlar e gerir os recursos financeiros obtidos pela organização. 
d) investimento; identificar a aplicação correta dos recursos financeiros. 
Conceitos para manter esse fluxo: 
· Análise de custo-benefício – ocorre quando as decisões financeiras são tomadas quando os benefícios superam os custos.
· Regime de competência - contabilidade reconhece as despesas e receitas, independentemente se ocorreram ou não entradas e saídas de caixa.
· Regime de caixa - despesas e receitas são reconhecidas apenas quando ocorrem entrada e saída de dinheiro.
Funções de curto prazo: são também chamadas de gestão do capital de giro, e envolvem a administração do caixa dos créditos e cobranças, além dos financiamentos de curto prazo e Funções de longo prazo: envolvem os recursos de financiamento e investimento.
5. Funções de Recursos Humanos – tem o papel integrar e manter as pessoas na organização; as organizações são resumidas a três fatores: pessoas, produtos e lucros. 
Etapas do processo de recursos humanos: 
a. Planejamento: planejar a quantidade de pessoas que devem fazer parte da organização, identificar o perfil de cada uma delas, para assumir uma função.
b. Recrutamento: encontrar candidatos qualificados para ocupar posições dentro de uma organização, seja de forma interna, através de promoções ou transferências, ou externa, buscando candidatos fora da empresa; definir perfil para a vaga; as atividades que serão desenvolvidas; divulgação da vaga em questão. 
c. Seleção: selecionar entre os candidatos interessados aquele que melhor apresenta as competências p/ vaga 
d. Treinamento: capacitar as pessoas moldando-as para assumir, com mais competências, as responsabilidades dos cargos que lhes foram dados.
e. Avaliação: mediante critérios avaliativos, o desempenho das pessoas no desenvolvimento de suas competências dentro de uma organização.
f. Remuneração: recompensa dada às pessoas pelo desenvolvimento de suas atividades dentro de uma organização.
g. Higiene, saúde e segurança: preocupação com a qualidade de vida no trabalho tem sido muito frequente nas organizações.
h. Administração de pessoal: Atividades de natureza burocrática, relacionadas ao funcionário. 
i. Função pós emprego: benefícios que são dados exclusivamente para os ex-funcionários. 
image2.png
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina