Buscar

Prévia do material em texto

9
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
SEBASTIANA TÂMARA AZEVEDO FARIAS – 33543429 - ADMINISTRAÇÃO
PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINISTRAÇÃO III
MATRIZ BCG: EASTMAN KODAK COMPANY e XEROX CORPORATION
PARAGOMINAS, PA 
2024
SEBASTIANA TÂMARA AZEVEDO FARIAS – 33543429 - ADMINISTRAÇÃO
PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINISTRAÇÃO III
MATRIZ BCG: EASTMAN KODAK COMPANY e XEROX CORPORATION
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar em Administração III, na Universidade Cruzeiro do Sul. 
Tutor(a): Wellington Francisco da Silva Júnior. 
PARAGOMINAS, PA
2024
RESUMO
Este trabalho, consiste em ser uma breve comparação e apresentação das empresas Xerox Corporation e eastman kodak company no sentido do desenvolvimento da MATRIZ BCG analisando os pontos fortes e fracos bem como as oportunidades e ameaças relacionados aos produtos em ascensão e declínio mercadológico. Assim, a metodologia foi qualitativa comparativa e meio a elaboração da matriz mencionada para posterior conclusão do trabalho. Diante disso, pode-se observar que a matriz em questão é uma ferramenta valiosa para a gestão estratégica, mas sua eficácia pode ser otimizada ao ser complementada por outras ferramentas de análise. Essas ferramentas adicionais fornecem dados mais abrangentes e detalhados, permitindo que as empresas tomem decisões mais informadas e estratégicas.
Palavras-chave: MATRIZ BCG. MERCADO. GESTÃO. 
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	4
2 DESENVOLVIMENTO – EMPRESAS	5
2.1 EASTMAN KODAK COMPANY	5
2.2 XEROX CORPORATION	7
2.3. DIAGNÓSTICO DOS CENÁRIOS	9
2.4 MATRIZ BCG - EASTMAN KODAK COMPANY	10
2.5 MATRIZ BCG - XEROX CORPORATION	11
2.6 PROPOSTA DE MELHORIA	12
3 CONCLUSÃO	14
4 REFERÊNCIAS	16
1 INTRODUÇÃO 
Este trabalho objetivou comparar as matrizes BCG’s geradas a partir de cada empresa mencionada, uma vez que pode-se observar inúmeras oportunidades de melhorias nos seus respectivos processos gerenciais bem como em seus produtos e serviços oferecidos. Assim, utilizou-se a metodologia qualitativa comparativa das empresas para melhor identificação das externalidades e dos fatores engajantes em seu sistema gerencial. Com isso, nota-se que o desenvolvimento das empresas Kodak e Xerox foi marcado por diferentes trajetórias. A Kodak, destacou-se pela inovação pioneira em fotografia, porém enfrentou dificuldades na transição para a era digital, declarando falência em 2012. Enquanto isso, a Xerox se tornou líder no mercado de copiadoras, mas enfrentou desafios similares com a evolução tecnológica, adaptando-se através de diversificação e reestruturação. Além disso, e como mencionado as matrizes servem de fundamentação em administração por serem uma metodologia gráfica que define e compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseada em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de se tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.
2 DESENVOLVIMENTO – EMPRESAS
O presente trabalho, busca a integração e comparação por meio da matriz BCG juntamente com o desenvolvimento das empresas Kodak e Xerox que foram marcados por diferentes trajetórias, aja vista que a empresa Kodak por exemplo fundada em 1888, destacou-se pela inovação pioneira em fotografia, porém enfrentou dificuldades na transição para a era digital, declarando falência em 2012. Enquanto isso a empresa Xerox, fundada em 1906, se tornou líder no mercado de copiadoras, mas enfrentou desafios similares com a evolução tecnológica, adaptando-se através de diversificação e reestruturação. Ambas tiveram grandes desafios para se enquadrarem na nova perspectiva mercadológica mundial.
2.1 EASTMAN KODAK COMPANY 
A Eastman Kodak Company (referido simplesmente como Kodak) é uma companhia americana que produz vários produtos relacionados com a sua base histórica no analógico fotografia. A empresa está sediada em Rochester, Nova York. A Kodak fornece embalagens, impressão funcional, comunicações gráficas e serviços profissionais para empresas em todo o mundo. Seus principais segmentos de negócios são Sistemas de Impressão, Impressão Micro 3D e Embalagem, Software e Soluções e Consumidor e Filme. É mais conhecido por produtos de filmes fotográficos.
A Kodak foi fundada por George Eastman e Henry A. Strong em 4 de setembro de 1888. Durante a maior parte do século XX a Kodak manteve uma posição dominante no cinema fotográfico. A onipresença da empresa era tal que o seu slogan "momento Kodak" entrou no léxico comum para descrever um evento pessoal que merecia ser registrado para a posteridade. Kodak começou a ter dificuldades financeiras no final da década de 1990, como resultado do declínio nas vendas de filmes fotográficos e sua lentidão na mudança para a fotografia digital, apesar de desenvolver a primeira câmera digital independente. Como parte de uma estratégia de recuperação, a Kodak começou a se concentrar em fotografia digital e impressão digital, e tentou gerar receitas por meio de litígios de patentes agressivos. 
Em janeiro de 2012 a Kodak entrou com um pedido de proteção contra falência, no Tribunal de Falências dos Estados Unidos. Pouco tempo depois, a Kodak anunciou que iria parar de fazer câmeras digitais, câmeras de vídeo de bolso e porta-retratos digitais e se concentrar no mercado corporativo de imagem digital. As câmeras digitais ainda são vendidas sob a marca Kodak pela JK Imaging Ltd. Sob um contrato com a Kodak. Em agosto de 2012, a Kodak anunciou sua intenção de vender suas operações de filmes fotográficos, scanners comerciais e operações de quiosque, como uma medida para emergir da falência, mas não suas operações de filmes cinematográficos. 
Em janeiro de 2013, o Tribunal aprovou o financiamento para a Kodak sair da falência em meados de 2013. Kodak vendeu muitas de suas patentes por aproximadamente US$ 525 000 000 para um grupo de empresas (incluindo Apple, Google, Facebook, Amazon, Microsoft, Samsung, Adobe Systems e HTC) com os nomes Intellectual Ventures e RPX Corporation. 
Em 3 de setembro de 2013, a empresa saiu da falência depois de se desfazer de seu grande passivo legado e sair de vários negócios. Imagens personalizadas e imagens de documentos agora fazem parte da Kodak Alaris, uma empresa separada de propriedade da Kodak Pension Plan, com sede no Reino Unido.
Por se tratar da líder mundial no setor de fotografia, a empresa confiou demais no seu potencial e acreditou que nunca entraria em uma crise, desconsiderando o risco da expansão da concorrência no mercado. Desta forma, não foi reativa a ascensão de grandes corporações japonesas, incluindo a Canon, Sony e Fuji, as quais posteriormente ultrapassaram a Kodak em relação à abrangência no setor.
Embora a Kodak tenha sido a criadora da primeira câmera fotográfica digital, em 1975, a empresa preferiu continuar a apostar no mercado de fotografia analógica. Apenas em 2003 decidiu entrar com mais força no setor digital, contudo, nesse momento as empresas japonesas já dominavam totalmente o mercado. 
Essa demora para ingressar no setor digital praticamente levou a companhia, outrora bilionária, à falência. Como grande parte das receitas da Kodak era proveniente da fabricação de filmes fotográficos, a expansão das câmeras digitais, que ela mesmo havia inventado em 1975, causou súbita redução na demanda por tais filmes, afetando significativamente a economia da empresa. 
Posteriormente, um processo equivalente a uma recuperação judicial foi empreendido, permitindo a continuidade de partes dos negócios da companhia
 
2.2 XEROX CORPORATION 
Xerox Corporation é uma empresa americana baseada em Stamford (Connecticut) que atua no setor de tecnologia da informação e documentação. É mundialmente conhecida como a inventora da fotocopiadora, embora também desenvolva e fabrique outros produtos, como impressoras. Foi no final dos anos 1906, que uma pequena fábrica de produtos fotográficos de Rochester chamada Haloid, decide aproveitar a invenção feita 10anos antes por Chester Carlson, a xerografia. O projeto da primeira fotocopiadora, o XeroX Model A, e o sucesso dos modelos seguintes levaram a companhia a trocar seu nome em 1958 para Haloid Xerox, e em 1961, tornando-se simplesmente Xerox. O último X de Xerox foi acrescentado para dar ao nome um aspecto similar ao de outra famosa empresa de Rochester, a Kodak.
O desenvolvimento de Xerox origina-se assim do uso da patente de reprodução xerográfica (ou xerocópia), permitindo a fotocópia de documentos em papel ordinário. Essa patente dava à empresa o direito exclusivo do procedimento durante vinte anos, mas ela se organizou de maneira a sobreviver além desse período.
A Xerox consagrou, por essa razão, muito tempo e dinheiro à diversificação e à inovação, apesar de nem sempre saber como rentabilizar suas aquisições (Scientific Data Systems, transformada em Xerox Data Systems), nem comercializar suas invenções.
Na década de 1970, o centro de pesquisas Xerox em Palo Alto - o Xerox PARC (Xerox Palo Alto Research Center) - inventa a interface gráfica moderna, os ícones e o revolucionário mouse. Essas ideias serão aproveitadas em máquinas experimentais como o Alto, e mais tarde comercializadas como o Star. Mas estas máquinas revolucionárias são muito caras e lentas demais com as tecnologias e custos da época.
Alguns anos mais tarde, o sistema é apresentado a Steve Jobs, que viera visitar o laboratório. Jobs fez os engenheiros da Apple Inc. melhorarem o conceito, e eles acabaram projetando um modelo duas vezes mais barato que o Star, batizado Lisa. Depois, em 1984, os engenheiros da Apple dividem os custos pela metade mais uma vez e apresentam o Macintosh, que vem salvar o prestígio da Apple do fracasso comercial do Apple III.
Xerox não ousa atacar a Apple Inc. na justiça por violação de propriedade intelectual, o que não impede a Apple de atacar a Digital Research na justiça, que realizara uma cópia idêntica da interface para o PC: Digital Research é obrigada pela justiça e degradar sua interface até torná-la inutilizável. Alguns anos mais tarde, a Apple faria um processo similar contra a Microsoft pelo Windows 3.0 e, principalmente, Windows 3.1, mas a opinião dos juízes sobre a propriedade das ideias de interface (e não do código que a implementa) mudou consideravelmente, e a Apple não ganharia a causa.
Assim, em 2008 a empresa contava com 57 100 empregados. Já em junho 2002, a empresa confessou ter manipulado sua contabilidade em US$ 1,9 bilhões, principalmente na América Latina. Essas declarações causaram uma queda importante na bolsa de valores de Nova Iorque, amplificada pelas recomendações de venda da Merrill Lynch.
A imprensa comparou este episódio ocorrido com Xerox com o de duas outras empresas, a Enron, que faliu após manipulações contábeis em parceria com a Arthur Andersen, e WorldCom.
Em 2006 a empresa começa a investir no futebol brasileiro, sendo o patrocinador do uniforme do Cruzeiro pelo período de 1 ano.
Em 31 de janeiro de 2018, a Xerox anunciou que a Fujifilm havia concordado em adquirir uma participação de 50,1% na empresa por US $ 6,1 bilhões, que seria combinada à joint venture existente Fuji Xerox (com um valor de US $ 18 bilhões após a aquisição). 
Em 1 de maio de 2018, foi anunciado que o presidente Robert Keegan e o CEO Jeff Jacobson e quatro outros diretores renunciaram como parte de um acordo com os investidores Carl Icahn e Darwin Deason, que haviam montado uma disputa por procuração para se opor ao acordo da Fujifilm. Em 4 de maio, a Xerox desistiu do acordo depois que as estipulações sobre cessação de litígios não foram cumpridas. Icahn e Deason responderam com uma carta aberta aos acionistas culpando o conselho e a administração. Em 13 de maio, foi alcançado um novo acordo que cancelou adicionalmente a transação da Fujifilm.
Em 5 de novembro de 2019, o The Wall Street Journal informou que a Xerox estava pensando em adquirir o fabricante de computadores pessoais HP Inc.
Em 2021, a Xerox criou empresa de software CareAR Holdings, que une três segmentos da Xerox (CareAr, DocuShare e XMPie). 
2.3. DIAGNÓSTICO DOS CENÁRIOS 
De acordo com o contexto mencionado das respectivas empresas, pode-se notar que sem dúvidas um das vantagens mais significativas de ser cliente Xerox é o suporte técnico e serviços de pós instalação de alta qualidade, aja vista que a Xerox tem uma reputação comprovada de oferecer suporte excepcional aos seus clientes, garantindo que eles têm uma experiência de cliente tranquila e sem quebras de produtividade. Assim, em síntese, nota-se que a qualidade, o preço, a inovação e o serviço ao cliente foram fatores decisivos nas compras dos produtos da Kodak e Xerox, com a importância relativa variando de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes em diferentes momentos e segmentos de mercado.
Além disso, a Kodak fornece embalagens, impressão funcional, comunicações gráficas e serviços profissionais para empresas em todo o mundo, uma vez que seus principais segmentos de negócios são Sistemas de Impressão, Impressão Micro 3D e Embalagem, Software e Soluções e Consumidor e Filme, logo é essencialmente mais conhecida por produtos de filmes fotográficos.
Sob esta perspectiva, nota-se que os fatores decisivos nas compras dos produtos das duas empresas variavam, por exemplo na empresa Kodak, a qualidade das câmeras e filmes era um fator importante, assim como a facilidade de uso. Na Xerox, a qualidade de reprodução das copiadoras e impressoras, além da velocidade de impressão, eram fatores decisivos, assim, a empresa Xerox foi reconhecida entre as empresas globais que fomentam a inovação e demonstram seu comprometimento com a criação de mercados sustentáveis, alinhada com as ambições do plano de recuperação Terra Carta.
Isso tudo, portanto se relaciona as cinco vantagens competitivas mais reconhecidas são: custo-benefício, qualidade do produto, atendimento ao cliente, inovação e sustentabilidade.
2.4 MATRIZ BCG - EASTMAN KODAK COMPANY
	CRESCIEMNTO DE MERCADO
	
PARTICIPAÇAO RELATIVA DE MERCADO
	
	ALTA
	ALTA
	BAIXA
	
	
	ESTRELA 
	
?
	
	
	Desde a sua concepção, a Kodak teve muitos segmentos de estrelas, até 2013, devido ao qual a marca Kodak foi tão elevada em diferentes setores, mas todos esses segmentos não atingiram o nível de vaca leiteira. Câmeras digitais, impressoras jato de tinta comerciais e impressoras jato de tinta para consumidores eram segmentos estrelas da Kodak. Os segmentos mencionados tinham uma elevada quota de mercado na indústria de elevado crescimento, mas à medida que o crescimento do mercado diminuía, a sua quota de mercado diminuía com ele e não conseguiam compreender o nível de vacas leiteiras. Em 2005, o segmento de câmeras digitais da Kodak era líder de mercado, mas gradualmente tornou-se um ponto de interrogação e agora; está na categoria de cães. Infelizmente, a maior parte do seu segmento de estrelas moveu-se no sentido horário em relação à matriz BCG. As impressoras comerciais e de consumo geraram boas receitas quando havia demanda, mas em 2013 o crescimento do mercado diminuiu devido à substituição de produtos e esses segmentos se tornaram cães em vez de vacas leiteiras. O segmento de impressão 3D pode se tornar estrela, porque é uma indústria em crescimento e a Kodak está se concentrando no desenvolvimento deste segmento. 
	Em 1979, a Kodak estava no auge da indústria de filmes fotográficos. O segmento garantiu 90% de participação de mercado em câmeras e seus produtos complementares. Em poucos anos, a Fuji Films, uma empresa japonesa, ocupou 25% da quota de mercado. Logo a Kodak antecipou, além dos desejos dos clientes, a ameaça de perder participação de mercado para sua concorrente Fuji Films. A Kodak desenvolveu a primeira câmera digital, mas não a introduziu no mercado. O CEO estava com medo de perder o negócio de filmes fotográficos, no entanto, a Kodak finalmente entrou no mercado e garantiu o primeiro lugar ao garantir 40 por cento da participação de mercado na indústria de câmeras digitais, em 2005.Infelizmente, quando novos participantes entraram no mercado, ou seja, Sony, Nikon e Canon, A Kodak não conseguiu competir com os preços do novo operador e perdeu a sua quota de mercado para os seus concorrentes. Em uma indústria de alto crescimento, a participação de mercado da Kodak diminuiu, portanto, a câmera digital Kodak é um ponto de interrogação e tal segmento deveria ser vendido.          
	
	
	
VACA LEITEIRA
	CÃES
	
	BAIXA
	Em 2012, a Kodak declarou falência por não ter segmentos de vacas leiteiras para ordenhar. São poucos os produtos da Kodak que se enquadram na categoria de vacas leiteiras, por outro lado não possui um segmento. No segmento impresso, “Chapas digitais offset” são vacas leiteiras; em 2015 e 2016 a geração de receita do produto foi bastante impressionante, pode ajudar a empresa a voltar. 
	Os segmentos de muitas organizações mudam com o passar do tempo. O mesmo acontece com o Kodak Eastman Business Park, que é um complexo industrial e fabril, anteriormente conhecido como Kodak Park. Outrora este complexo industrial estava na categoria de “Estrelas” e era o centro de produção de produtos fotográficos para filmes no mundo. No complexo foram ocupados 154 edifícios, empregando milhares de funcionários com o único propósito de fabricar produtos fotográficos. Devido ao declínio na taxa de crescimento da indústria e na participação de mercado do segmento, a Kodak começou a reduzir o tamanho de sua operação de fabricação. Muitos prédios foram demolidos, pois não estavam em uso, porém, agora ambos os segmentos, Eastman Business Park e consumidor e cinema, são cachorros.
Fonte: (autor, 2024).
2.5 MATRIZ BCG - XEROX CORPORATION
	CRESCIEMNTO DE MERCADO
	
PARTICIPAÇAO RELATIVA DE MERCADO
	
	ALTA
	ALTA
	BAIXA
	
	
	ESTRELA 
	
?
	
	
	Este quadrante é composto pelos produtos ou serviços que possuem alta participação de mercado e alta taxa de crescimento de mercado. Isso mostra que os produtos estão ganhando muito mais do que consomem, mas ainda assim o ganho é menor do que os itens que geram dinheiro. Os itens nesta categoria têm potencial para ser uma fonte de dinheiro se forem feitos investimentos neles. A impressora multifuncional é o item estrela da Xerox. Os consumidores preferem impressoras em preto e branco e também impressoras coloridas, mas as multifuncionais oferecem os benefícios. A impressora também é o item mais vendido da Xerox (Xerox, 2018). 
	Os produtos desta categoria também são chamados de filhos problemáticos, o que significa que, se não lhes for dada atenção suficiente, os produtos podem ser um fardo para a empresa. Estes produtos têm uma baixa quota de mercado, mas uma elevada taxa de crescimento, o que indica claramente que os produtos têm potencial para crescer no futuro. Investimentos pesados ​​e abordagens poderiam ajudar a transformar o quadrante em produtos estrela. Impressora Deskjet é ponto de interrogação para a Xerox e foi sugerido o desinvestimento da divisão. Isto poderia ajudar a Xerox a virar a situação a seu favor. Porém, se o marketing for feito de maneira adequada ou se novos recursos forem adicionados, o produto pode se tornar estrela da Xerox (Garcia, 2012).        
	
	
	
VACA LEITEIRA
	CÃES
	
	BAIXA
	Este quadrante tem alta participação de mercado, mas baixa taxa de crescimento de mercado. Isto significa que os produtos desta categoria conseguem ganhar mais do que o investimento que consomem, devido à elevada quota de mercado. Como os produtos têm alta demanda e negócios em volume. Eles são o principal gerador de receita da empresa. As impressoras digitais coloridas são a fonte de renda da empresa, porque depois de muito tempo usando máquinas de impressão em preto e branco, a Xerox inventou as impressoras coloridas. Este se tornou o produto mais vendido da empresa (Garcia, 2012).
	
Este quadrante contém os itens que possuem baixa participação de mercado e baixa taxa de crescimento de mercado. Isso resume claramente que esse quadrante é mais ou menos um fardo para a empresa. Eles consomem muito e geram muito menos receita, principalmente no nível de equilíbrio. O subsistema de disco estava na categoria canina e acabou falhando devido ao seu disco rígido de 80 MB, o processo precisa de muito tempo e os consumidores não querem esperar muito (Bowen, 2018).
Fonte: (autor, 2024).
2.6 PROPOSTA DE MELHORIA 
De acordo com tudo até aqui mencionado, pode-se verificar que a matriz BCG possui significativas vantagens competitivas, aja vista que se pode analisar também como está o desempenho dos concorrentes em relação a determinados produtos, assim, com essas informações, pode-se desenvolver estratégias para criar novas campanhas e produtos e conquistar de vez o mercado. 
Ainda sob esta perspectiva, nota-se que a matriz BCG potencializa condições para que a empresa entenda em qual ciclo da vida que cada um de seus produtos ou serviços está, e assim, tome decisões estratégicas com base nas especificidades de cada situação, assim, menciona-se que a uma das vantagens competitivas da empresa Kodak estava na inovação tecnológica em fotografia, sendo pioneira em muitos aspectos ao passo que a empresa Xerox tinha como vantagem competitiva a qualidade e rapidez de suas copiadoras.
Além disso, observa-se que o mundo mudou a forma de trabalhar, assim, atualmente, o ritmo de produção é acelerado, com processos e regulamentos cada vez mais complexos. Melhorar a forma de trabalhar já está ao seu alcance e com isso a empresa Xerox lançou uma estratégia de marca cujo mote é “Work Can Work Better” que consiste em ser uma nova plataforma de marca descreve o que é possível quando soluções inovadoras para as empresas são concebidas em torno de novas tecnologias e conhecimentos humanos.
Assim, nota-se que a nova estratégia de marca da Xerox traz uma visão humanizada dos benefícios de quando “o trabalho funciona melhor” e está sendo lançada com novos anúncios e campanhas digitais, isso devido as campanhas de publicidade estarem sendo inicialmente liderada por dois spots de 30 segundos na televisão (exibidos por enquanto somente no EUA) descrevendo como a Xerox trabalha nos bastidores para gerenciar os processos de fluxo de informação nas empresas e consequentemente, melhorar a forma como o trabalho é feito. Nesse sentido, observou-se quatro pontos subsequentes, abordarão de forma mais profunda questões específicas da indústria e perspectivas da empresa no atendimento ao cliente, recursos humanos, saúde e transporte.
Além de tudo até aqui mencionado, observa-se que em 2020 também deu início à Kodak Pharmaceuticals, para produzir componentes farmacêuticos durante a pandemia. Para isso, a empresa recebeu um aporte do governo dos Estados Unidos de US$ 765 milhões. Esses movimentos demonstraram que a Kodak aprendeu a se adaptar à inovação e encarar as mudanças do mercado. Assim, a produção da primeira câmera fotográfica com controle de exposição automático e oito velocidades no obturador. O nome: Super Six-20. Invenção da primeira câmera digital, em 1975, mas que ficou apenas como protótipo. Criação da primeira câmera DSLR, já com o uso de cartões de memória.
Sob este ponto de análise, observa-se que a inovação torna as empresas mais preparadas para vencer no mercado e é por meio dela que empresas industriais podem ampliar sua produtividade e, consequentemente, reduzir custos e aumentar sua competividade nacional e, possivelmente, internacional.
Assim, é nítido que a vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa superar os seus concorrentes no mercado e com ela as empresas podem serem adquiridas através de diferentes meios, como a oferta de produtos ou serviços de melhor qualidade, preços mais baixos ou melhores condições de pagamento, entre outros.
3 CONCLUSÃO 
De posse de tudo mencionado, pode-se observar que a melhoria contínua é vital para se alcançar a máxima eficiência nos processos executados por uma empresa, oferecendo um método claro para estimular os colaboradores a buscarem o máximo em suas tarefas e atribuições.Assim, desde procedimentos simples como métodos de atendimento de ligações, padronizações dos e-mails, profissionalização da digitação, até investimento em atendimento ao cliente, tudo pode “passar” por um processo de melhoria contínua, ou seja, a partir da análise e mensuração dos processos atuais, a prática de melhoria contínua pode ser aplicada adequando tarefas e redesenhando as metas baseado no princípio ininterrupto. Além de sua evidente importância, os resultados e impactos podem se tornar evidente rapidamente, no ambiente interno da companhia quanto no externo – com reconhecimento dos clientes, por exemplo.
Assim, é comum que as empresas saibam que há pontos necessários para melhoria no desempenho geral da produção e nos processos corporativos. No entanto, é normal ter dificuldades em saber por onde começar, o que exatamente melhorar e como, de posse disso alguns pontos podem ser importantes para implementar, na prática, a melhoria contínua para empresas como o fato de ter que determinar o foco, onde nota-se que um dos pontos principais é o foco e isso significa que ter foco no que pretende melhorar significa concentração de esforços sobre pontos que podem ser garantias de negócios mais eficazes, isso a partir do mapeamento desses focos, que variam de empresa para empresa, é possível investir nos processos de melhoria contínua sem interrupção. 
Assim, um outros aspecto é o Medir o desempenho que consiste em ser um grande desafio para as empresas porque faz parte de um processo contínuo de reavaliação e novas estratégias, uma vez que para avaliar o desempenho de algo, é necessário ter uma indicação de padrões e valores, ou seja, é preciso conseguir mensurar. Isso tudo podem reduzir erros na produção, aumentar vendas, agilizar entregas, são exemplos de indicadores que podem ser medidos e verificados constantemente. Com isso, a padronização dos processos, atendimentos e serviços é importante para garantia do padrão de qualidade, uma vez que padronizar os processos significa também gerir tempo e focar esforços em um modelo único que atenda às exigências mínimas para seu produto ou serviço.
De posse disso, nota-se algumas das Ferramentas de melhoria contínua que podem ser aplicadas para apoiar o processo de melhoria contínua em uma empresa sejam as que envolvem o Ciclo PDCA; Six Sigma; Metodologia Kaizen; Diagrama de Ishikawa; 5W2H; Matriz SWOT e Matriz BCG utilizada no respectivo trabalho. 
Isso tudo contribuiu de maneira significativa para meu desenvolvimento enquanto futuro gestor e gerenciador de processos. 
4 REFERÊNCIAS
ADIGNERI, H. M. et al. Ferramentas da qualidade aplicadas na produção de software: um estudo bibliométrico. Exacta, v. 20, n. 2, p. 521-547, 2022.
BIJOS, M. P.; BOTTINO, V. CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO: Pergunte sempre: É COBERCHAPAS?. Revista Eletrônica de Comunicação, v. 17, n. 1, 2023.
CABRERA, J. C. Guía práctica de marketing para estudiantes y docentes universitarios: Un texto de estudio para trabajar en clase. PALMA Express, p. 1-270, 2024.
CARNEIRO, E. M. A Importância da Gestão da Qualidade e de Suas Ferramentas na Atuação da Engenharia de Produção: uma revisão bibliográfica. 2023.
CATER, C. Ágil inovador: os cinco principais processos de negócios para a transformação cultural . Imprensa CRC, 2024.
CAVALCANTI, M.; FARAH, E.; MARCONDES, L. P. Gestão estratégica de negócios: estratégias de crescimento e sobrevivência empresarial-3a edição. Cengage Learning, 2023.
CILINGIR, E. K. et al. Modificação da superfície de pontos de nitreto de carbono por nanoarquitetura para melhor carregamento de medicamentos e maior seletividade contra o câncer. Nanoescala , v. 14, n. 27, pág. 9686-9701, 2022.
COSTA, N. O.; COUTO, M. M. Estudo sobre gestão da qualidade em uma empresa de torrefação de café especial em Minas Gerais: aplicação de ferramentas da qualidade. Anais do Seminário Científico do UNIFACIG, n. 8, 2022.
DE ARRUDA, C. J. M. D.; DA SILVA, R. I. T. Gestão da qualidade: um estudo de caso em uma empresa do setor óptico. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 10, n. 18, p. 104-116, 2022.
DEL, M. T. A matriz de crescimento-partilha do BCG: teorias e aplicações: A chave para a gestão de carteiras. 50Minutos. es, 2023.
DELAZERI, N. S. R. A DISCIPLINA DE GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIFIMES. Anais da Semana Universitária e Encontro de Iniciação Científica (ISSN: 2316-8226), v. 1, n. 1, 2022.
FREITAS, O. J. S. Administração pública. 2022.
GARCIA, P. A. H. Matriz bcg: estrategia comercial enfocada al crecimiento empresarial de Bansur Tropical Company SA post covid. 2022.
KELLER, K. L. et al. Administração de marketing. Bookman Editora, 2024.
MURHADI, W. R. Estratégia Contemporânea Bisnis. 2024.
OLIVEIRA, L. B. PDCA aplicado no desenvolvimento de produtos em malharia: roteiros e rotinas para otimizar a energia aplicada. 2022.
OSORIO, J. I. G. Guía para ser un ceo exitoso: De la mano de los clásicos del management. Universidad de la Sabana, 2022.
PAI, M. O Ciclo de Inovação Lean: Uma Estrutura Multidisciplinar para Projetar Valor com Design Lean e Centrado no Ser Humano . Imprensa de Produtividade, 2022.
PASSOS, T. S. Proposta de melhoria do acolhimento da demanda espontânea utilizando ferramentas de gestão da qualidade: estudo de caso em uma unidade básica de saúde do agreste sergipano. Revista de Administração em Saúde, v. 23, n. 91, 2023.
RIBEIRO, L. F.; DE SOUSA, M. C. Boas práticas na produção de alimentos a importância de diretrizes e manuais de boas práticas na produção alimentícia e gestão da qualidade do produto final. Revista GeTeC, v. 11, n. 36, 2022.
SANTOS, R. L. O. A gestão da qualidade e a utilização de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento organizacional. 2022.
SOARES, A. M. C.; DA SILVA, A.; CUNHA, F. M. Matriz BCG: uma ferramenta estratégica para a gestão de destinos turísticos em tempos de crise. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 16, n. 2, p. 178-192, 2022.
SOLTANI, M. A. 2 Inovação Tecnológica Emergente de Energias Renováveis ​​através de Empreendimentos de Tecnologia Limpa O Papel Complementar do Capital de Risco. Inovação Financeira e Tecnológica para Sustentabilidade: Desempenho Ambiental, Social e de Governança , 2023.
USHER, B. Investir na era das alterações climáticas . Imprensa da Universidade de Columbia, 2022.
VALDIVIESO, A. A. V. et al. Matriz BCG para Potenciar la Competitividad del Sector No Tradicional Durante Períodos de Crisis Internacionales. Economía y Negocios, v. 14, n. 2, p. 132-147, 2023.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina