Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE: UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
PROFESSOR EXECUTOR: ALESSANDRA DE OLIVEIRA
TUTOR: CARLOS ALEXANDRE DE OLIVEIRA
ALUNO: SÁVIO NOGUEIRA DE SOUSA
O período Socrático ficou marcado por grandes contribuições juntamente com seus discípulos, em que seus estudos foram voltados para as questões humanas abordando a ética, a política e as técnicas. Sendo assim, principal ideia do período socrático é composta pelos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles, o qual trouxeram grandes evoluções para a psicologia do desenvolvimento.
Método Socrático: Sócrates é conhecido por seu método de questionamento filosófico, também chamado de maiêutica. Ele acreditava que a verdadeira sabedoria estava dentro das pessoas e que seu papel como filósofo era ajudar os outros a descobrir esse conhecimento interno por meio de perguntas e diálogo. Conhecimento e Virtude: Sócrates enfatizava a importância do conhecimento e da virtude. Ele acreditava que a busca pelo conhecimento e pela compreensão moral levaria a uma vida mais virtuosa e significativa.
 Platão acreditava que o mundo sensível era apenas um reflexo imperfeito do mundo das Ideias ou Formas, que eram realidades eternas e perfeitas. A busca pelo conhecimento envolvia transcender as aparências e alcançar uma compreensão das Ideias. Alegoria da Caverna: Uma das alegorias mais famosas de Platão, presente em sua obra "A República", descreve pessoas aprisionadas em uma caverna, vendo apenas sombras projetadas na parede. 
Já na visão de Aristóteles, no Empirismo e Observação: ele enfatizava a observação empírica e o estudo do mundo natural como base para o conhecimento. Ele acreditava que as ideias eram derivadas da experiência sensorial. Teleologia e Finalidade: Aristóteles introduziu a ideia de teleologia, que argumenta que tudo na natureza tem um propósito e uma finalidade. Ele aplicou essa noção ao estudo da biologia e da ética.
Esses filósofos do período Socrático compartilhavam a ênfase na busca pelo conhecimento, na virtude e na reflexão sobre questões morais e existenciais. Suas ideias influenciaram profundamente na filosofia ocidental, contribuindo efetivamente em outros grandes filósofos que se basearam na mesma ideologia e continuam a ser discutidas e estudadas até os dias de hoje.
Referências Bibliográficas:
COTRIM, Gilberto. Fundamento da Filosofia, 2000.
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia, 2005.
MAGALHÃES-VILHENA, V. de. O problema de Sócrates. O Sócrates histórico e o Sócrates platônico. Lisboa: Gulbenkian, 1984.
SPINELLI, Miguel. Questões Fundamentais da Filosofia Grega. São Paulo: Loyola, 2006, pp. 45–186.

Mais conteúdos dessa disciplina