Buscar

Prévia do material em texto

CESUPI
Curso: Odontologia
Disciplina: Introdução à Metodologia
Docente: 
Discente: 
RESENHA CRÍTICA
Referência
KÖCHE, José Carlos. O Fluxograma da Pesquisa Científica. In: KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa, Petrópolis: Vozes, 2002, p. 122-137
José Carlos Köche é licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, pós-graduado em Planejamento da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Metodologia da Pesquisa e Estatística, e Doutor em Filosofia e Letras pela Pontifícia Universidade de Salamanca. Além das atividades de docência e pesquisa, foi Pró-Reitor de Planejamento e de Desenvolvimento Institucional da Universidade de Caxias do Sul, tendo se aposentado do seu trabalho na Universidade de Caxias do Sul após 45 anos de atividade prestada à Instituição. Escreveu o livro Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa.
Inicialmente, o Autor faz referência à forma como a ciência se apresenta no processo investigativo, com o objetivo de atingir conhecimentos, afirmando a necessidade do planejamento no processo investigativo. Porém, para ele, o planejamento não deve seguir normas rígidas, devendo ter a flexibilidade como característica principal, para que a criatividade e a imaginação do pesquisador não sofram qualquer tipo de bloqueio. 
Para atingir o objetivo ele descreve os diferentes tipos de pesquisa, porém, porém Köche trata apenas de 3 tipos que são usadas para investigar o problema: A pesquisa bibliográfica, que busca explicar o problema, usando, para isso o conhecimento disponibilizado pelas teorias dos livros ou obras congêneres; a pesquisa experimental, onde ocorre a análise do problema, trabalhando as hipóteses e os diversos fatores e as variáveis decorrentes do fenômeno estudado e, por fim, a pesquisa descritiva, que tem como objetivo analisar as relações entre duas ou mais variáveis de um determinado fenômeno sem qualquer tipo de manipulação. 
Apesar dele afirmar que não se pode valorar mais um ou outro tipo de pesquisa, é a pesquisa bibliográfica que torna possível a realização da pesquisa descritiva e da experimental. 
Além disso, Köche deixa claro que apesar da variedade das etapas que precisam ser seguidas para que uma pesquisa científica possa se desenvolver, desde o começo com a sua preparação até a disponibilização do relatório final com as conclusões, ao organizar uma pesquisa com o uso de um fluxograma, o mesmo vai auxiliar e facilitar na realização das etapas da pesquisa científica porém ele deve ser flexível para possibilitar o alcance daquilo que se se propõe.
Por fim, o livro “Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa” pode ser considerada uma das principais obras que tratam da pesquisa científica, se apresentando num formato bastante didático, enriquecendo os métodos utilizados para desenvolver a pesquisa científica, facilitando a compreensão dos dados. 
É uma obra indicada a todos aqueles que desejam conhecer o tema ou queiram dominar as técnicas do desenvolvimento de uma pesquisa científica.

Mais conteúdos dessa disciplina