Buscar

Prévia do material em texto

Ao longo da história, o papel de administrador judicial se alterou da escolha de um dos credores para profissionais que têm prática no desempenho dessa atividade. É correto afirmar que: D. a nomeação do administrador judicial pelo juízo independe da aprovação do falido ou da Assembleia Geral de Credores.
O administrador judicial deverá realizar uma série de atos na falência para que seja satisfeito o passivo com o ativo existente. É correto afirmar que: B. a alienação de bens realizada na falência pelo administrador judicial será feita sob a fiscalização do juízo.
O Comitê de Credores consiste em um importante órgão que auxiliará, uma vez instituído, o administrador no desempenho de suas atividades, pois realizará a fiscalização dos atos realizados. Marque a alternativa correta. E. Os credores poderão optar pela remuneração do Comitê de Credores.
O sucesso na realização do ativo da falida, para o pagamento do passivo, é importante, porque impactará diretamente a remuneração do administrador judicial. Marque a alternativa correta. B. O arbitramento da remuneração do administrador judicial não poderá ultrapassar o percentual de 2% na falência de microempresas.
O primordial, na atividade do administrador judicial, é gozar da confiança pelo juízo, pois o administrador irá gerir os recursos da falida. Marque a alternativa correta. A. O administrador judicial poderá ser destituído de seu encargo a qualquer tempo, por decisão judicial.
Como se sabe, a Lei nº 11.101/2005 aplica-se a empresas brasileiras, com exceção daquelas previstas no art. 2º da referida lei. A respeito disso, assinale a alternativa que contempla as empresas e sociedades excluídas da aplicação da Lei nº 11.101, conforme mencionado acima. C. Seguradoras e instituições financeiras.
A liquidação extrajudicial de uma instituição financeira poderá ser decretada quando, por exemplo, a instituição sofrer prejuízo que sujeite seus credores quirografários a risco anormal. Sobre essa liquidação e com base na Lei nº 6.024/74, assinale a alternativa correta. D. O Banco Central é competente para decretar a liquidação.
Nos termos da Lei nº 6.024/74, é um dos efeitos da liquidação extrajudicial o vencimento antecipado das obrigações da liquidanda. Diante disso, assinale a alternativa correta em relação a outros efeitos da liquidação extrajudicial. B. Interrupção da prescrição.
A liquidação extrajudicial das sociedades seguradoras encontra-se prevista no Decreto-Lei 73/66, que cria regimes especiais para tratar eventuais crises econômico-financeiras dessas empresas. A respeito disso e de acordo com a referida norma, assinale a alternativa correta. E. Havendo cessação voluntária das operações, o cancelamento da autorização para funcionamento será feito pelo Ministro da Indústria e Comércio.
De acordo com o art. 23 da Lei nº 9.656/98, as operadoras de planos privados de assistência à saúde não podem requerer concordata e não estão sujeitas à falência ou à insolvência civil, mas tão somente ao regime de liquidação extrajudicial. Acerca desse assunto e com base na referida lei, assinale a alternativa correta. A.  As operadoras poderão se sujeitar ao regime de falência caso o ativo da massa liquidanda não for suficiente para o pagamento de, pelo menos, metade dos créditos quirografários.
A Lei n.º 11.101/2005 prevê a possibilidade de interposição de recurso contra a decisão que decreta a falência, assim como da sentença que julga a procedência do pedido. Qual é o remédio jurídico adequado nesse caso? B. Agravo de instrumento.
A pessoa jurídica Tudor Flex Prestação de Serviços teve a sua falência decretada logo após celebrar um contrato bilateral para perfurar um poço artesiano em um condomínio residencial. Diante da decretação da falência, assinale a alternativa correta sobre as consequências jurídicas sobre os contratos celebrados pelo falido. D. É vedada a extensão da falência ou de seus efeitos, no todo ou em parte, aos sócios de responsabilidade limitada, aos controladores e aos administradores da sociedade falida, admitida, contudo, a desconsideração da personalidade jurídica.
 
A Lei n.º 14.112/2020 trouxe significativas mudanças à Lei n.º 11.101/2005. Acerca da classificação dos créditos e sua ordem, assinale a alternativa correta. D. Estão em primeiro lugar os créditos derivados da legislação trabalhista, limitados a 150 (cento e cinquenta) salários-mínimos por credor, e aqueles decorrentes de acidentes de trabalho. 
De acordo com a Lei de Falências, é dever dos representantes legais do falido:  A. Prestar as informações reclamadas pelo juiz, administrador judicial, credor ou Ministério Público sobre circunstâncias e fatos que interessem à falência.
 
Desde a decretação da falência, o devedor perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor, mantendo, entretanto, alguns direitos. Leia as afirmativas a seguir: 
I – O falido poderá fiscalizar a administração da falência, requerer as providências necessárias para a conservação de seus direitos e intervir nos processos em que a massa falida seja parte ou interessada, requerendo o que for de direito e interpondo os recursos cabíveis. 
II – O falido poderá participar das assembleias juntamente com o administrador judicial e os integrantes do comitê, podendo manifestar-se por meio de procurador legalmente constituído. Na ausência deste, o seu voto não terá validade.
III – Ao ser decretada a falência, o falido não perde a propriedade de seus bens, mas não pode mais deles dispor e gozar, posto que, privado da sua administração, não pode mais perceber-lhes os frutos, restando-lhe o direito de gerir os rendimentos existentes.  
Qual(is) está(ão) correta(s)? B. I.
O processo de falência, como todo processo judicial, tem um fim que ocorre após diversas etapas. Depois do cumprimento de todas as etapas legais do processo, não se justifica mais sua manutenção. Sobre o encerramento do processo de falência, analise as alternativas a seguir e assinale a correta. C. Após a apresentação da prestação de contas pelo administrador judicial, deve ser concedido prazo às partes para apresentar manifestações e ocorrer a intimação do Ministério Público para apresentar seu parecer.
As obrigações do falido são apuradas durante o encerramento do processo de falência, o qual ocasiona diversos efeitos jurídicos práticos. Sobre esse tema, analise as alternativas a seguir e assinale a correta. E. A extinção das obrigações pelo decurso de tempo previsto na Lei Falimentar (cinco ou dez anos) se aplica às obrigações que ainda não foram extintas em razão do decurso do prazo prescricional original.
A decretação da falência de um devedor pode ocorrer a pedido de terceiros. Nesses casos, deve ser garantida a ampla defesa ao devedor. Uma das formas de evitar a falência é a recuperação judicial. Sobre esse tema, analise as alternativas a seguir e assinale a correta. A. A maior parte da doutrina defende que o pedido de recuperação judicial, evitando a decretação de falência, é cabível quando o pedido de falência se fundamentar na impontualidade ou na execução frustrada, mas não quando o pedido se fundamenta em prática de atos de falência.
A recuperação judicial, para evitar a falência, é um tema muito controverso na doutrina, em relação a diversos fatores, como efeitos, prazos e possibilidades de pedido. Sobre esse pedido de recuperação judicial, analise as afirmações a seguir.
I. Segundo a doutrina majoritária, o pedido de recuperação judicial, para evitar a falência, impede a apresentação de contestação no processo de falência, visto que ambos os pedidos são incompatíveis.
II. A lei estabelece que o pedido de recuperação judicial, evitando seguir o processo de falência, deve ser apresentado dentro do prazo da contestação.
III. Mesmo que a recuperação judicial não seja requerida no prazo da contestação, não ocorre uma ampla decadência do direito ao pedido recuperacional em momento posterior, qualquer que seja a corrente doutrinária adotada.
Assinale a alternativa com a(s) afirmação(ões) correta(s). C. II e III
A falênciapode ser requerida por terceiros, quando o devedor deve ser citado para a apresentação de sua contestação. Nesta, podem ser alegadas diversas matérias, não sendo a Legislação Falimentar taxativa sobre o que pode ser alegado. Acerca desse tema, analise as afirmações a seguir.
I. Caso o empresário de firma individual promova o cancelamento e a extinção de sua firma, inicia-se o prazo bienal para o pedido de decretação de falência por terceiros, que não poderá ser decretada após o decurso desse prazo. Ainda que
II. O empresário permaneça exercendo de fato, irregularmente, a mesma atividade empresarial após a baixa do registro de sua firma individual.
Sobre as afirmações apresentadas e a relação entre elas, assinale a alternativa correta. C. A primeira afirmação está correta e a segunda incorreta, por isso não estabelecem relação entre si.

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial