Buscar

Prévia do material em texto

PLATÃO A REPÚBLICA.
Platão nasceu em Atenas por volta do ano 427 a.C. era de família nobre, tinha parentesco com membro do governo aristocrático dos trinta tiranos 404-403 a.C.
No livro da república Platão idealiza uma sociedade perfeito, ideal, em que na sua opinião uma sociedade perfeita será sua sociedade dirigida por um filosofo, esse que será eleito com base na sua utilização e conhecimento, Platão defende que as crianças devem ser preparadas e selecionadas desde cedo. 
A sociedade ideal segundo Platão as crianças devem ser preparadas desde pequenas; e que aos 2 anos de idade todas deviam passar por um teste de adelfia, que serviria para dividir a sociedade por classe, segundo o nível de conhecimento e inteligência, aos 2 anos chega a hora de grande seleção e eliminado; em que serão todas subordinados, a testes práticos e teóricos, os que não passarão serão designados para trabalhos económicos.
O restaste serão subordinados a mais 10 anos de educação e treinados e aos 30 anos serão feitos outro teste; os que passarem aprenderam o decreto do filosofo.
Assim a sociedade encontrara-se dividido em 3 classes 
1. Classe do cidadão que não passaram no teste aos 2 anos se dedicaria ao sustento da cidade, fazendo trabalhos brancos, como artesanatos, o comercio, e o cultivo da terra;
2. Classe seria compostas pelos que não passarem pelo segundo teste aos 30 anos. composta por seres um pouco mais habilitado, este protegeria a cidade e constituirão o exército e ajudarão na administração publica.
3. Classe é composta pelos mais novos, esses estudariam até aos seus 50 anos, se dedicando ao estudo da razão e a exequicicao do conhecimento, constituíram a classe dos magistrados. a estes caberiam a responsabilidade de governar a cidade, pois segundo Platão só eles teriam toda sabedoria que a política exige. invitando assim a injustiça.
ESTRUTURA 
A obra mais intensa e a existência do autor, dividida entre os livros elaborado durante vários anos, nela contem a síntese ou resumo das ideias por de trás de todos os seus livros ou manuais.
Personagens 
Mencionar a figura da república e necessário tendo para a compreensão desta obra de Platão, assim como para destacar a importância de outros pensadores que formarão o pensamento filosófico grego.
Sócrates principal figura, na boca do qual o Platão coloca seu pensamento. O encontro de Sócrates com demais personagens se da no Pireu, onde ele havia se dirigido com a finalidade de orar e constatar as festividades em honra a deusa Bendias(Diana ou Artemis)( 327a.) .O local da discussão e a casa de polemarco de Lísias e Eutidemo, filho do velho Céfalo( 327b).
A acompanham Sócrates os dois irmãos de Platão, Glauco e Adimanto; também mecenato que figurara entre os personagens do banquete. Este era filho do general Nícias que em 421, celebrou o armistício na guerra do Peloponeso. Nicérato foi condenado a beber cicuta no mesmo período que Sócrates.
Polemarco- filho mais velho de Céfalo, herdou deste a fabrica de escudos. a época dos trinta tiranos, foi também preso e obrigado a beber circuita.
Lísias considerado juntamente com demóstenes, um dos mestres da oratória clássica grega, foi condenado a morte com o irmão Polemarco. Conseguiu escapar e ao regressar, processou Eratóstenes pela morte do irmão, no celebre sermão contra Eratóstenes. E nessa obra que descreve a vida de seu Pai Céfalo.
Céfalo nasceu em siracusa -portanto era meteco -estabeleceu -se em Atenas e apos trinta anos acumulou fortuna com uma fábrica de escudos; foi desapropriada pelos trinta tiranos. e Céfalo que convida Sócrates a vir com frequência em casa para debater com seus filhos (329d).
Trasímaco e o famoso sofista. especialistas na dialética, irrita se com a ironia de Sócrates, no início da discussão sobre a justiça 336d.337a. definira a justiça como a conveniência dos mais poderosos 340d.
Conteúdo 
LIVRO I; e centrado na discussão entre o Sócrates e o polemarco e vários outros filósofos com objetivo de tentar definir a justiça. A discussão sobre a justiça se estende até o seu quarto livro (2,3,4), onde o Sócrates a larga o campo de discussão não relacionando a justiça com cidadão, mas no contesto de uma cidade ou sociedade. a este ponto vários outros filósofos se juntam a discussão e vários outro temas estão envolvidos na discussão com objectivo de encontrar a definição de sociedade justa.
LIVRO V; no seu livro 5 Sócrates propõem que para Purificação da sociedade, os filhos devem ser separados dos seus pais e educado longe da vista dos seus pais, o estado tem o dever de educar e preparar os futuros homens da sociedade longe dos seus pais para que eles não sejam afetados pelo amor paterno e nem os pensamentos já poluídos dos seus pais. isso com objectivo de constituir uma sociedade ideal ou justa.
LIVRO VI; com a distensão das três classes, do sentido a uma nova discussão “quem e que e filosofo e quem não e”. segundo Sócrates filósofos são aqueles que são capazes de distinguir o que se mantém sempre do mesmo modo, os que não são filosofo se perde num que é múltiplo e Variável.
Sócrates defendia que sô os filósofos são capazes de ter ideias eternas, e devem ser estabelecidos guardiões por serem capazes de guardá-las.
livro VII; os livros se centram sobre a ideal educação do futuro governo filosofo. em que ele defende o ensino das quatros Virtudes humanas (sabedoria, coragem, temperança e justiça) sobre as quais se devem contruir um estado ideal.
ele defende também nesse livro que para o guardião “o futuro filosofo forrei atinja o conhecimento do bem, ele precisa sair da caverna e contemplar o solo, isso e conhecer a sociedade humana. “
LIVRO VIII E IX; Sócrates descreve as transformações que as formas de governo podem sofrer e recapitular as regras do estado comunista onde os governantes, assim como os soldados e atletas, possuirão tudo em comum (mulheres, filhos, casas e educação).
LIVRO.X, esse encontra se divido em três fases 
1. Fase Sócrates critica a poesia como forma ou meio de educação pós esta não revela as coisas como elas realimente são, ela revela sô aparência. segundo Sócrates a poesia esta longe da realidade, o filósofo defende que essa arte deve ser esteta da sociedade.
2. Fase; tem foco em falar sobre a importância da prática do bem, ou seja, da justiça e das demais virtudes sociais;
3. Fase; Sócrates trata da imortalidade da alma e tenta equacionar com a responsabilidade, retornando as figuras as três parcas (passado, presente e o futuro). Sócrates folga os laços do férreo destino, defendido pelo pensamento grego anterior:
Sonho do Platão 
As ideias expostas por Platão era de uma vida harmónica, fraterna, que dominasse para sempre o caso da realidade servirão , ao longo dos tempos , como a matriz inspiradora de todas utopias aparecidas e da maioria dos movimentos de reforma social que desde então a humanidade conheceu.
PLATÃO A REPÚBLICA
.
 
Platão
 
nasceu em 
Atenas por
 
volta do ano 427 
a.C. era de família nobre, tinha parentesco com 
membro do governo aristocrático dos trinta tiranos 404
-
403 
a.C.
 
No livro da 
república
 
Platão
 
idealiza uma sociedade 
perfeito, ideal,
 
em que na sua opinião uma 
sociedade perfeita 
será
 
sua sociedade dirigida
 
po
r um 
filosofo,
 
esse que 
será
 
eleito com base na 
sua 
utilização
 
e 
conhecimento,
 
Platão
 
defende que as 
crianças devem 
ser 
preparadas e
 
selecionadas desde cedo. 
 
A sociedade ideal segundo 
Platão
 
as crianças devem ser 
preparadas
 
desde 
pequenas; e
 
que aos 2 
anos de idade todas deviam passar por um teste de 
adelfia, que
 
serviria
 
para 
dividir a
 
sociedade 
por classe, segundo o nível de 
conhecimento e
 
inteligência,
 
aos 2 anos chega a 
hora
 
de grande 
seleção
 
e eli
minado; 
em que
 
serão todas 
subordinados,
 
a testes práticos e 
teóricos,
 
os que não 
passarão 
serão
 
designados
 
para trabalhos 
económicos.
 
O restaste serão subordinados a mais 10 anos de educação e treinadose aos 30 
anos serão feitos 
outro teste
; os que passarem 
aprenderam
 
o decreto do filosofo.
 
Assim a sociedade 
encontrara
-
se
 
dividido em 3 classes 
 
1.
 
Classe
 
do cidadão que 
não passaram no teste aos 2 
anos se
 
dedicaria ao sustento da 
cidade,
 
fazendo trabalhos 
brancos,
 
como 
artesanatos,
 
o 
comercio, e
 
o cultivo da 
terra;
 
2.
 
Classe
 
seria compostas p
elos que não passarem pelo segundo teste aos 30 
anos. composta
 
por seres um pouco mais habilitado, 
este protegeria
 
a cidade e 
constituirão o 
exército
 
e 
ajudarão na 
administração publica
.
 
3.
 
Classe
 
é
 
composta pelos mais novos, esses estudariam 
até
 
aos seus 50 anos
,
 
se 
dedicando 
ao
 
estudo da razão e a exequicicao do conhecimento, 
constituíram
 
a classe dos 
magistrados.
 
a estes caberiam a responsabilidade de governar a cidade, 
pois
 
segundo 
Platão
 
só
 
eles
 
teriam toda sabedoria que a 
política
 
exige.
 
invitando
 
assim a 
injustiça.
 
 
ESTRUTURA 
 
A obra mais 
i
nt
en
sa
 
e a
 
existência
 
do 
autor, dividida
 
entre os livros elaborado 
durante
 
vários 
anos, nela
 
contem a síntese ou resumo das ideias por de 
trás
 
de todos os seus livros 
ou 
manuais.
 
PLATÃO A REPÚBLICA. 
Platão nasceu em Atenas por volta do ano 427 a.C. era de família nobre, tinha parentesco com 
membro do governo aristocrático dos trinta tiranos 404-403 a.C. 
No livro da república Platão idealiza uma sociedade perfeito, ideal, em que na sua opinião uma 
sociedade perfeita será sua sociedade dirigida por um filosofo, esse que será eleito com base na 
sua utilização e conhecimento, Platão defende que as crianças devem ser preparadas e 
selecionadas desde cedo. 
A sociedade ideal segundo Platão as crianças devem ser preparadas desde pequenas; e que aos 2 
anos de idade todas deviam passar por um teste de adelfia, que serviria para dividir a sociedade 
por classe, segundo o nível de conhecimento e inteligência, aos 2 anos chega a hora de grande 
seleção e eliminado; em que serão todas subordinados, a testes práticos e teóricos, os que não 
passarão serão designados para trabalhos económicos. 
O restaste serão subordinados a mais 10 anos de educação e treinados e aos 30 anos serão feitos 
outro teste; os que passarem aprenderam o decreto do filosofo. 
Assim a sociedade encontrara-se dividido em 3 classes 
1. Classe do cidadão que não passaram no teste aos 2 anos se dedicaria ao sustento da 
cidade, fazendo trabalhos brancos, como artesanatos, o comercio, e o cultivo da terra; 
2. Classe seria compostas pelos que não passarem pelo segundo teste aos 30 anos. composta 
por seres um pouco mais habilitado, este protegeria a cidade e constituirão o exército e 
ajudarão na administração publica. 
3. Classe é composta pelos mais novos, esses estudariam até aos seus 50 anos, se dedicando 
ao estudo da razão e a exequicicao do conhecimento, constituíram a classe dos 
magistrados. a estes caberiam a responsabilidade de governar a cidade, pois segundo 
Platão só eles teriam toda sabedoria que a política exige. invitando assim a injustiça. 
 
ESTRUTURA 
A obra mais intensa e a existência do autor, dividida entre os livros elaborado durante 
vários anos, nela contem a síntese ou resumo das ideias por de trás de todos os seus livros 
ou manuais.