Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Maria maria
Matricula 000000000000000000000
Educação inclusiva: Construindo uma sociedade igualitária
Rio de Janeiro
2022
 PCC – PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
TRABALHO ÚNICO PARA TODOS AS DISCIPLINAS COM PCC
PERÍODO 2022.1
(Adaptado do ENADE/2021)
Texto I 
O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024 busca, predominantemente em sua Meta 4, universalizar o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação de preferência na rede regular de ensino. Os resultados da Meta revelaram, em diferentes faixas etárias, discrepâncias no acesso e na taxa de escolarização, de alfabetização e de analfabetismo entre a população com e sem deficiência. As diferenças observadas se acentuam na população com deficiência intelectual e motora. Tais dados corroboram a necessidade de reconstrução do modelo educativo escolar para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência. 
MORAES, L. A educação especial no contexto do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017 (adaptado). 
Texto II 
A educação especial na perspectiva da inclusão concebe o espaço escolar como ambiente de realização de propostas à luz da igualdade, no qual todos têm assegurado o direito de aprender, considerando-se as especificidades dos sujeitos, projetando-se atendimentos adequados às necessidades motoras, visuais, linguísticas e cognitivas dos alunos matriculados na escola regular. 
SOUSA, I. V. de. Educação especial no Brasil: percursos e avanços. In: SOUSA, I. V. de. (org.). Educação Inclusiva no Brasil: história, gestão e políticas. Jundiaí: Paco Editorial, 2019, p. 16 (adaptado). 
A partir do tema abordado nos textos I e II, faça o que se pede nos itens a seguir. 
a) Com base no contexto escolar (você pode visitar uma escola para observar como acontece o atendimento aos alunos com deficiência), escreva sobre a relação entre o direito de aprender e a educação inclusiva. 
b) Cite e descreva duas ações relevantes para a implementação de um projeto educativo fundamentado nos princípios da inclusão escolar. 
c) Com as ações descritas no item b, monte um breve planejamento educativo, seguindo as orientações abaixo: 
Nome do Projeto
Tema a ser trabalhado 
Período em que o projeto será trabalhado Séries ou anos que serão 
Contemplados pelo projeto 
Objetivos do projeto: Objetivo geral 
Objetivos específicos 
Justificativa do projeto 
Metodologia Estratégica 
Avaliação das atividades realizadas 
Referências
Introdução
Esse projeto tem o intuito de identificar as dificuldades no ambiente escolar e implementar ações inclusiva que constam no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) em sua meta 04, porque a aprendizagem é um direito de todos e dever do estado e da família conforme a Constituição federal de 1988 artigo 205 assim titulada como a constituição cidadã que significa Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado livre.
A escola se fez excludente, é a partir da década de 90 houve uma mudança significativa no cenário existente da época e após isso um grande números de crianças com deficiência foi matriculada no ensino regular, e isso não quer dizer que essa prática seja totalmente inclusiva, mesmo havendo uma grande mudança no sistema educacional com o advento da declaração de Salamanca de 1994 na Espanha, que foi um marco mundial a favor da inclusão contribuindo para que seja equalizado as oportunidades para as crianças e adolescente com deficiência em conjunto com a Lei de Diretrizes e Bases LDB 9396 de 1996 em especial nos seus artigos 58 a 60 e se faz necessários a implementações de ações toda a criança tem o direito de aprender e consegue aprender desde que a escola saiba ensinar e estimular essa criança, todos os alunos deve ser matriculado na escola regular sem excesso. 
Ação 01 – Readequação das aulas de educação física para que todos participem sem ser segregados ou excluído é um direito de todos e dever da escola proporcionar ao aluno. 
Ação 02 – Feira de ciência - Palestra e exposições no final de cada bimestre - Respeitando as diferenças entre os alunos, por que aprendemos em ritmos e modos diferentes e temos habilidades e competências diferenciadas 
Com as ações, o processo de conscientização das palestras em feira de ciência vai reforçando e a sociedade escolar vai tomando consciência que a criança especial precisa estar inclusa dentro do ambiente escolar, segundo Levi Vygotsky pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, o isolamento pode comprometer a saúde física e mental, não há um desenvolvimento cognitivo pleno se não houver uma interação social, precisamos interagir como pessoas é como uma criança especial não é diferente. 
Nome do Projeto:
Educação Inclusiva: Construindo uma sociedade igualitária
Tema a ser trabalhado:
A inclusão dentro do ambiente escolar 
Período em que o projeto será trabalhado
Aulas de educação física 
Feira de ciência - Exposições dos trabalhos – finalização de cada bimestre 
Séries ou anos que serão contemplados pelo projeto
	Todo as turmas do ensino regular 
Objetivos do projeto:
Objetivo geral:
A importância de estar inserido dentro do ambiente escolar para o desenvolvimento cognitivo.
Objetivos específicos:
 	O presente trabalho tem o objetivo de mostrar a relação entre o direito de aprender é a educação inclusiva e a socialização, apontando ações para a implementação da inclusão escolar na aula de educação física, e com essas ações ter um planejamento educativo adaptado dentro do ambiente escolar, independente da diversidade e proporcionar a comunidade escolar uma clareza das dificuldades imposta a uma pessoa com deficiência para ser inserida por falta de acessibilidade e sensibilidade.
Justificativa do projeto
	Esse projeto tem o intuito de identificar as dificuldades que a criança tem no ambiente escolar exclusivo ou segregados tanto interno como externo de uma sala de aula e poder ajudar mediante a implantação de ações estabelecidas para que seja inclusa no espaço social na qual estar inserida. 
Metodologia Estratégica:
Este projeto foi desenvolvido a partir de experiências contada por pais com crianças portadoras de necessidades especiais 
Avaliação das atividades realizadas
	Rompendo com o modelo tradicional de da ênfase no esporte e sim entender que há outros meios de esporte como dança, ginastica e circuito, etc., a educação física inclusiva é entender que há uma diversidade e somos todos diferente e é a nossa diferença que nos complementa tendo uma abordagem pensando em dois grupos de alunos com e sem deficiência, adaptando o espaço e as brincadeira dentro das possibilidades de cada aluno pensando em estratégica diferentes com mesmo objetivos tendo o respeito mutuo 
Entender o que o aluno não consegue fazer e suas reais dificuldades e as impossibilidade e partindo daí direcionar as suas atividades em prol daquele aluno, trabalhando de forma coletiva fazendo com que os outros entenda e tenha empatia, porque ele vai fazer parte SIM da comunidade escolar, por exemplo: Porque não pode obstruir a passagem de uma cadeira de roda; como se deslocar; perguntar se precisa de ajuda, entender que não pode gritar porque incomoda o autista, 
E nas exposições bimestrais ter o foco na conscientização que todos fazemos parte de uma mesma constituição que temos direito e deveres e a lei que nos garante uma sociedade igualitária. 
REFERENCIAS 
 Levi Vygotsky Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lei de Diretrizes e Bases LDB 9396 de 1996 - artigos 58 a 60
Declaração de Salamanca: Unesco, 1994.
CONSTITUIÇÃO 1988 ART 205 
Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) em sua meta 04

Mais conteúdos dessa disciplina