Buscar

Projeto Curricular Articulador - Empresa Ficticia - Doce

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
PROJETO CURRICULAR ARTICULADOR
Empresa fictícia – Doce e cozinha
GRUPO 20:
MARCUS VINICIUS SILVA DOS SANTOS – 1104539
ANA PAULA DE ALMEIDA – 2036438
MARIA DAS GRAÇAS MOREEUW – 1500127
RACHEL MATIAS
PAGE \* MERGEFORMAT2
RIO DE JANEIRO, 2020.
pág. 4
RESUMO
Empresa doce e cozinha atuante no mercado com vendas de palhas italianas com rede de lojas do segmento, que proporcionam não somente sabor mais confiança. Utilizando métodos estratégicos e planos de negócios eficientes que buscam a credibilidade e espaço no mercado de trabalho.
Palavra-chave: DOCE; CONFIANÇA; CREDIBILIDADE
 SUMMARY
Sweet company and cuisine active in the market with sales of Italian straws with a chain of stores in the segment, which provide not only more confidence flavor. Using strategic methods and efficient business plans that seek credibility and space in the job market.
Keyword: SWEET; CONFIDENCE; CREDIBILITY
Sumário
1. Introdução 
1. A empresa
1. Dados da empresa 
1. Segmentação 
1. Análise estratégica 
4.1 Análise de Swot 
1. Modelo da análise
5.1 Modelo Swot 
1. Organização 
1. Objetivos organizacionais 
1. Objetivos 
1. Estrutura da empresa
1. Organograma da empresa 
1. Conclusão 
1. Referências Bibliográficas 
1. Introdução
O trabalho tem como objetivo mostrar a viabilidade de abertura de uma empresa de doce que faz palhas italianas na cidade do rio de janeiro, mostrar o plano de negócios, pois é necessário para o desenvolvimento de uma empresa, e mostrar estratégias e plano de negócio de qualidade.
Começar um negócio não é fácil, existem alegrias, tristezas, mazelas e vitórias, para muitas pessoas começar um negócio significa deixar o conforto e a segurança de um dia de trabalho regular para perseguir uma paixão ou um sonho. Por isso essa empresa representa comprometimento e respeito pelas pessoas que serão atendidas de forma atenciosa e zelando pelo respeito e confiança.
“O plano de negócio nada mais é do que um grande roteiro sobre tudo aquilo que vai acontecer, desde a realização do pré-operacional até o dia a dia do negócio em si” Paulo conrad.
Crescer conforme as metas traçadas e monitorar as informações do negócio perfaz a capacidade de planejamento do empreendedor. Com isso para manter o reconhecimento do mercado e projetar um crescimento constante e sustentado a empresa assenta-se sobre um sólido tripé de sustentação de uma empresa. 
Visão, missão e Valores são os três pilares de sustentação de uma empresa quando o assunto é qualidade.
1. A Empresa
A empresa doce cozinha, é uma empresa especializada em palhas italianas que é uma empresa familiar voltada para a produção e comercialização de palhas italianas, sempre buscando atender a todos da melhor forma possível. Acreditamos que tudo que se faz com amor, se faz melhor. É por isso que levamos tão a sério os nossos produtos, e em tudo o que fazemos colocamos um cuidado especial. Sempre buscando um modo de fazer ainda melhor o que nós fazemos como ninguém, porque qualidade é o que faz a vida gostosa de se viver.
O segmento de atuação visa atingir todos os públicos pessoas físicas e pessoas jurídicas. Teremos as lojas físicas, as lojas localizadas em centros comerciais e ruas, onde as pessoas físicas entram para comprar, e pessoas jurídicas, nossos representantes de vendas que estão visitando bares, restaurantes e outros afins. com foco em estabelecimentos que tenham esse perfil de venda e que possam vender os doces durante seu horário de funcionamento.
1. - Dados da empresa:
Nome da empresa: Doce Cozinha
Quantidade de funcionários: 100 funcionários
Logomarca:
QUALIDADE É O QUE FAZ A VIDA GOSTOSA DE SE VIVER
Para manter um reconhecimento e sucesso da nossa marca buscamos por algo memorável, e nada mais marcante para lembrar de cozinha que um chapéu de confeiteiro quando os clientes ver e poder se lembrar com uma identidade que trouxe ao cliente um ar de cozinha de casa, além do cheirinho reconhecível da doce cozinha. Nossa marca inspira confiança, reconhecimento e admiração.
1. Segmentação
A Doce Cozinha, está localizada no centro do rio de janeiro muito bem localizada no centro da cidade, voltada para todas as classes sociais, não haverá segmentação por escolaridade ou sexo ou faixa etária. A empresa focará na qualidade de serviços com excelência em atendimento, com equipamentos modernos e seguros para o preparo dos doces, na segmentação de preços a empresa é focada em programa de planos que são focadas nos clientes, mais com preços justos, que todos possam comprar.
1. Análise estratégica
3. Análise de Swot
É uma forma muito usada nas empresas para fazer diagnósticos de ações estratégicas, avaliar o mercado e estabelecer metas e determinar o que se pode fazer, são ações indispensáveis para um planejamento estratégico de uma empresa, para poder fazer uma relação dos pontos fracos e fortes que é essencial. neste sentido as forças e fraquezas institucionais são avaliadas considerando os fatores atuais. Permite desenvolver uma atuação mais segura diante do desafio de mercado que está cada vez mais exigente e competitivo.
1. Modelo de análise
Pontos positivos:
1. Equipamentos modernos;
1. Conhecimento operacional e administrativo;
1. Profissionais qualificados;
1. Excelente localização; e
1. Atendimento especializado.
Pontos negativos:
1. Marca ainda não conhecida no mercado; e
1. Concorrência.
Oportunidades:
1. Região com muitas pessoas pois é localizado no centro
1. Péssimo atendimento oferecido pelos concorrentes
1. Viabilidade e oportunidade maior devido a localização
Ameaças:
1. Concorrentes grandes
1. Possível otimização do publico
5.1 Modelo Swot
	
Ambiente Interno
	Pontos positivos
	Pontos negativos
	
	Equipamentos modernos
	Marca ainda não reconhecida no mercado
	
	Conhecimento operacional e Administrativo
	Concorrência
	
	Profissionais qualificados
	
	
Ambiente Externo
	Oportunidade
	Ameaças
	
	Região movimentada (Centro)
	Concorrentes grande
	
	Péssimo atendimento prestado pela concorrência.
	Possível otimização do público
1. Organização
Missão
A missão do doce cozinha é proporcionar momentos de prazer e satisfação inesquecíveis. Sendo referência em qualidade, melhor prestação de serviços, satisfazer e encantar os clientes através de um atendimento diferenciado, oferecendo variedades de sabores com muita qualidade e economia, além de participar de forma significativa para uma construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Visão
A visão do doce e cozinha é consolidar no mercado pela sua excelência, sendo uma empresa que visa o elevado grau de qualidade e satisfação do cliente que é o atendimento com preços justos e acessíveis para o consumidor. Crescer a empresa em número de lojas e participação no mercado varejista, fortalecendo a marca e garantir retornos aos investidores.
Valores
1. Ética, respeito e honestidade;
1. Cuidado consigo mesmo, com o outro e com os detalhes;
1. Trabalho em equipe;
1. Compromisso com o crescimento e resultado;
1. Gerir a empresa de forma ética, priorizando sempre a honestidade e o respeito;
1. Crescer com responsabilidade e segurança cumprido com os nossos deveres em relação aos nossos fornecedores, colaboradores e clientes;
1. Proporcionar aos nossos colaboradores uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, valorizando-os; e
1. Estabelecer com a comunidade uma relação de cooperação através de ações voltadas para o bem comum.
1. Objetivos Organizacionais
Lucratividade; produtividade; competitividade e qualidade nos produtos e serviços.
Lidar com pessoas deixou de ser um problema e passou a ser solução, deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para a organização para que seja bem-sucedida.
Por outro lado, a insatisfação também leva a falta de motivação, não execução de atividades, rendimentos baixo, afastamento e desligamento, por esses motivos é imprescindívelque a empresa entre com um plano de ação rápido, para solucionar os problemas que aparecem.
Aplicar a gestão de qualidade de vida no trabalho da empresa Doce cozinha, para melhorar o nível de satisfação dos colaboradores. É comum ouvir reclamações de colaboradores, diante dessa situação a empresa pode não ter um bom desempenho, pois leva um rendimento baixo, com isso a gestão de qualidade pode contribuir para melhoria do desempenho dos colaboradores. Como o nome já indica, a gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade dos processos, serviços e produção, com intuito de dirigir e controlar a empresa e estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos da empresa.
1. Objetivo
Aplicar gestão de qualidade, para melhorar o nível de satisfação dos colaboradores, para que o alcance dos resultados contribuam para o alcance dos objetivos da empresa, pois os objetivos que a empresa quer alcançar e a satisfação dos colaboradores estão entrelaçados, pois as pessoas são os recursos organizacionais indispensáveis e inestimáveis. Observou-se para que o alcance seja alcançado da lucratividade, produtividade, competitividade, qualidade nos produtos e serviços a gestão de qualidade precisava ser implementada.
1. Criar planos de ações para aplicação na empresa.
1. Realizar um levantamento de dados através da percepção dos colaboradores.
1. Acompanhar e analisar a eficiência da ação executada a partir da satisfação.
O funcionário que tem suas necessidades profissionais e pessoais satisfeitas produz mais e melhor. Sem maiores preocupações, o indivíduo direciona seus esforços para o trabalho, desempenhando suas atividades de maneira satisfatória. A expectativa pessoal dos profissionais é que se as empresas esperam qualidade nos produtos e serviços por elas oferecidos, ações de devem ser incorporadas definitivamente no cotidiano das empresas (Conte, 2003).
A empresa Doce Cozinha buscar crescer ainda mais para que isso aconteça os colaboradores precisarão está envolvido, motivados e satisfeitos. 
A pesquisa levanta os dados da empresa, para fazer análise e aplicar ações que mostrem os benefícios e resultados da gestão de qualidade no trabalho.
A gestão estratégica consiste em um processo sistemático, planejado, gerenciado, executado e acompanhado sob a liderança da alta administração da instituição, envolvendo e comprometendo todos os gerentes e colaboradores da organização (Costa, 2010).
Comprovando que são essências para o sucesso de uma corporação para que todos estejam satisfeitos e motivados para junto com a empresa possam progredir ainda mais, neste experimento foi concluído que o trabalho é uma atividade coletiva e quanto mais as pessoas estiverem interligadas, maior será a motivação para produzir. Com isso pode-se observar a importância de programas de Qualidade de Vida no Trabalho para o sucesso da empresa, a implementação das ações de melhoria permite um ambiente de trabalho mais saudável e feliz e, consequentemente, aumenta a eficiência e a qualidade dos procedimentos de trabalho, melhorando a produtividade da organização e a empresa Doce Cozinha busca sempre satisfação de todos os envolvidos.
1. Estrutura da Empresa
A empresa Doce Cozinha, a hierarquia é simples e bem estruturada, com cada área responsável por algum departamento e contendo nela um responsável pela mesma, contendo um gerente responsável para cada área, instruindo e monitorando os desempenhos. A empresa é dividida por 10 áreas e um total de 100 funcionários.
Responsabilidade das Funções:
Presidência: busca a integração, acompanhar o planejamento estratégico e tático. Que respondem diretamente o diretor financeiro.
Diretor financeiro: responsável por analisar a viabilidade financeira de cada projeto, fazer atas e ofícios, controlar todos os recibos referentes às despesas e receitas. E todos os gerentes respondem a esse setor.
Gerente de Projetos e Qualidade: responsável por analisar a viabilidade técnica das propostas de projeto, negociar o prazo e o escopo dos projetos.
Gerente Comercial: Prospectar clientes, efetuar contato com os clientes visando identificar problemas e coletar informações necessárias para futuros projetos, manter contato com clientes. que visa atender os clientes da melhor forma possível visando o diferencial em atendimento. Com auxílio do assistente comercial.
Gerente de Marketing: responsável por traçar estratégias de comunicação, promover e organizar eventos, divulgar a empresa. Os membros da empresa executam os projetos externos, ou seja, atuam como consultores que buscam entregar soluções para o mercado.
Gerente de RH: faz a seleção e recrutamento, visando planejar e construir da aérea de recursos humanos e treinamentos específicos.
Gerente de logística: Responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa.
Gerente operacional: Administra os recursos envolvidos da produção responsável pelos seguintes cargos: vendedores, caixa, pessoal de produção que são as doceiras que envolve todos os processos do doce para ficar prontos e responsável pelo setor limpeza.
1. Organograma
Representa a hierarquia da empresa de maneira clara, favorecendo assim o desenvolvimento de uma visão completa de negócios e facilitando as consultas e resolução de problemas, buscando a facilidade no trabalho em equipe da empresa.
1. Conclusão
Para se gerir um negócio, administrar um empreendimento corporativo usa-se várias ferramentas, umas delas é o plano de negócios, pois ajuda a retratar a situação que a empresa está visando sempre o alcance de seus objetivos, e projeta no futuro o seu desenvolvimento.
Com as mudanças constante no mercado de trabalho é necessário obter cada vez mais habilidades buscando sempre está atualizado procurando assim obter um diferencial no seu ramo de atuação. A empresa doce cozinha entende que para se chegar aonde deseja todos precisam está muito engajados na mesma sintonia, a empresa busca o crescimento constante de mercado, mas entende que os colaboradores é o ponto chave dessa trajetória de sucesso, Precisam estar empenhados, dedicados pelo que fazem, além da empresa oferecer condições para ele se desenvolver, como treinamentos, projetos e uma estrutura de empresa que funcione. Com tudo isso funcionando, a empresa consegue projetos e executa com qualidade, entregando a melhor solução para o cliente.
A empresa visa crescer ainda mais visando sempre a satisfação dos clientes e sabemos que para que isso aconteça precisamos de um time voltado com esse propósito de querer buscar sempre a qualidade em serviços, a empresa busca entender como um todo para cada vez mais está aperfeiçoando novos projetos e inovando ainda mais, pois a nossa missão sempre é oferecer o melhor sabor e qualidade em serviços.
1. Referência bibliográficas
Conte, A. L. (2003), “Qualidade de vida no trabalho”, Revista FAE Business, No. 7, pp. 32-34.
COSTA, E. A. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. São Paulo; Saraiva,
CEFET JR. Disponível em: https://cefetjr.com/4-dicas-para-criar-uma-analise-swot/?gclid=EAIaIQobChMI7eDNo62T6QIVwQqRCh1wLQkYEAAYASAAEgKyffD_BwE Acesso em: 29 abr. 2020
SEBRAE. https://sebrae.ms/plano-de-negocios/gestao-empresarial/attachment/swot/ Acesso em: 30 abr.2020
TREASY. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/gestao-estrategica/ Acesso em: 30 abr. 2020
Presidente
Diretor Financeiro
Gerente de Logística
Gerente Operacional
Gerente de Qualidade
Gerente Comercial
Gerente de Marketing
Gerente de RH
Vendedores
Limpeza
Pessoal de Produção
Assistente Comercial
Caixa

Mais conteúdos dessa disciplina