Buscar

Atividade de pesquisa 02 - Desenho Mecânico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenho Mecânico
Aluno (a): Thales Augusto Batista Martins
Data: 11 / 11 / 2021
Atividade de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 08 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa 01(nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1 – O que é Tolerância dimensional?
São desvios dentro dos quais a peça possa funcionar corretamente, ou seja, pequenas diferenças nos valores de projeto que segundo cálculos não chegam interferir no seu funcionamento.
2 – Pesquise e responda como calcular os valores de afastamento superior e inferior?
Para o afastamento superior, basta fazer a diferença entre o valor da dimensão máxima menos a dimensão nominal. Para o afastamento inferior, é feita a diferença entre dimensão mínima menos nominal.
3 – Qual a importância da norma ABNT NBR 6158:1995 e sua aplicação?
Esta Norma tem por objetivo fixar conjunto de princípios, regras e tabelas que se aplicam à tecnologia mecânica, a fim de permitir escolha racional de tolerâncias e ajustes, visando a fabricação de peças intercambiáveis.
4 – O que é Tolerância geométrica (GD&T)?
É um sistema para definir e comunicar tolerâncias de engenharia. Ele usa uma linguagem simbólica em desenhos de engenharia e modelos sólidos tridimensionais gerados por computador que descrevem explicitamente a geometria nominal e sua variação permitida.
5 – Acesse a NBR 14646 e explique através da norma o que significa Tolerância geométrica zero.
É a tolerância distribuída entre dimensão e posição. O caso extremo é alocar tolerância total para a dimensão e tolerância de posição zero. Neste caso, a tolerância dimensional é aumentada e passa a ser a soma das tolerâncias de dimensão e posição indicadas anteriormente.
6 – Classifique os rebites de acordo com a ABNT NBR 9580: 2015.
A tolerância será de fato zero quando o elemento estiver na condição de material específica. Em todas as outras dimensões possíveis, será maior que isso. Portanto, não é apenas possível especificarmos ela dessa forma, como ainda chega a gerar economia para o processo produtivo.
7 – Classifique os diferentes tipos de arruelas.
Arruela lisa
Além de distribuir igualmente o aperto, a arruela lisa tem, também, a funçãode melhorar os aspectos do conjunto; ela por ser lisa e não ter elemento de trava, é utilizada em órgãos de máquinas que sofrem pequenas vibrações
Arruela de pressão
A arruela de pressão é utilizada na montagem de conjuntos mecânicos,submetidos a grandes esforços e grandes vibrações. A arruela de pressão funciona, também, como elemento de trava, evitando o afrouxamento do parasfuso e da porca. 
Arruela dentada
Muito empregada em equipamentos sujeitos a grandes vibrações, mas com pequenos esforços, como, eletrodomésticos, painéis automotivos, equipamentos de refrigeração etc. O travamento se dá entre o conjunto parafuso/porca. Os dentes inclinados das arruelas formam uma mola quando são pressionados e se encravam na cabeça do parafuso.
Arruela serrilhada 
A arruela serrilhada tem, basicamente, as mesmas funções da arruela dentada. Apenas suporta esforços um pouco maiores. É usada nos mesmos tipos de trabalho que a arruela dentada. 
Arruela ondulada
A arruela ondulada não tem cantos vivos. É indicada, especialmente, para surperfícies pintadas, evitando danificação do acabamento. É adequada para equipamentos que possuem acabamento externo constituído de chapas finas.
Arruela de travamento com orelha
Utiliza-se esta arruela dobrando-se a orelha sobre um canto vivo da peça. Em seguida, dobra-se uma aba da orelha envolvendo um dos lados chanfrado do conjunto porca/parafuso.
Arruela para perfilados
É uma arruela muito utilizada em montagens que envolvem cantoneiras ou perfis em ângulo. Devido ao seu formato de fabricação, este tipo de arruela compensa os ângulos e deixa perfeitamente paralelas as superfícies a serem parafusadas.
8 – Aplicando o conceito de acordo com Kapp (2016) diferencie “eixo” e “árvore”.
Eixo é um elemento fixo, não submetido a esforço de torção e que apenas suporta rodas, polias, etc. Como exemplo tem-se o elemento que suporta as rodas de uma carreta agrícola. Já a árvore é um elemento que gira transmitindo potência, portanto é submetido a esforço de torção. Existem árvores retilíneas, árvores de manivelas (típicas nos motores de combustão interna) e árvores flexíveis formadas por cabo de aço girando envolto em uma capa, também flexível como o caso do cabo do velocímetro de um carro ou do odômetro (contador de giro) do motor do trator.
Atividade de Pesquisa 02: Desenho Mecânico

Mais conteúdos dessa disciplina