Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO I - Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

Prévia do material em texto

RESPOSTAS:
Em nossa fala quotidiana, costumamos usar os termos linguagem e língua de modo muitas vezes indistinto. Entretanto, trata-se de conceitos diferentes, embora intimamente relacionados. Leia as afirmações abaixo (I–IV) sobre os conceitos de linguagem e língua, e assinale a alternativa (a—e) correta. 
I – A linguagem é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada. 
II – A língua constitui-se por dois componentes: (1) um repertório/conjunto de signos que vão compô-la; (2) as regras de combinação dos elementos contidos no repertório. Estas regras incluem: as regras de organização dos sons e suas combinações, as regras que determinam a organização interna das palavras, e as regras que especificam a forma como serão ordenadas as palavras e a diversidade de tipos de frase. 
III – As línguas são sistemas organizados de sons e sinais. Todas as línguas têm uma estrutura própria para combinar os signos linguísticos. 
D - Todas as alternativas estão corretas.
É sabido que há diferenças entre a língua escrita e a falada. Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta a respeito da escrita ou da fala. 
 A fala não possui regras tão rígidas quanto à escrita.
 
As quatro habilidades necessárias ao processo de comunicação, de acordo com Pareja, são:
D - Ouvir, falar, ler e escrever. 
Pareja afirma que são cinco as capacidades cognitivas necessárias para o desenvolvimento do leitor. São elas:
1. Compreensão: dada quando se realiza uma primeira leitura, reconhecendo seu tema principal e assimilando-o.
2. Análise: como o nome indica, é feita uma análise do texto sobre as ideias abordadas e a articulação delas e entre elas no escrito.
3. Síntese: a capacidade do leitor em lembrar e reconstruir as ideias anteriormente lidas,
4. Avaliação: a partir do assimilado pelo texto, o leito aqui consegue criar um juízo de valor sobre o que foi assimilado.
5. Aplicação: após a compreensão, síntese e avaliação, o leitor pode aplicar o conhecimento em seus próprios projetos.
A respeito do resumo, pode-se afirmar que: 
C - O resumo é um tipo de texto que consiste na redução fiel de outro texto, mantendo suas ideias principais sem repetir os comentários, julgamentos e exemplos.
Segundo Pareja, por volta dos sete anos, a criança chega a 1 mil ou 1,2 mil palavras que faz uso para se comunicar. Por volta dos 14 anos, utiliza de 15 a 20 mil palavras nesse processo, dependendo do contexto e das situações relacionadas com a linguagem. Isto significa dizer que: 
C - A criança amplia seu vocabulário conforme entra em contato com situações relacionadas com a linguagem, como as conversas, as leituras, a interação que faz com a linguagem.
A respeito da resenha, pode-se afirmar que: 
A- A resenha é um texto que apresenta uma opinião crítica a respeito de um livro, filme, etc. 
Leia a afirmação a seguir: “A linguagem é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada.”(PAREJA, 2013, p. 13).
A - Linguagem. 
Preencha as lacunas convenientemente:
O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunicativo. Para tal, ele precisa de um __________, aquele que fala ou escrever, um __________, aquele que lê ou escuta, um __________, que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais ao qual a mensagem remete um __________, que é o conjunto de signos e regras de combinação a ser usado, um __________, que é a via de circulação da mensagem, e a __________, que é o conteúdo da comunicação. 
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, respectivamente, as frases que descrevem sobre Funções da Linguagem.
A - emissor – receptor – referente – código – canal de comunicação – mensagem
Podemos afirmar que dominamos uma língua quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos. A língua pode ser escrita e falada. São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. A língua, além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou norma-padrão e a modalidade coloquial, ou língua cotidiana. Diante do exposto, marque a alternativa que conceitua a norma culta/ padrão da língua: 
A - A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.

Mais conteúdos dessa disciplina