Buscar

Trabalho Psicologia da Personalidade Ketely

Prévia do material em texto

Trabalho Psicologia da Personalidade 
Aluna: Ketely Mendes Esteves – 03256009
Data de entrega: 27.09.21
1.O que são transtorno de Personalidade?
Os transtornos da personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que os indivíduos possuem como padrão de pensamentos e comportamentos bastante rígidos e mal organizados. Sem tratamento e sem reconhecer que envolve psicoterapia e tratamento medicamentoso, o problema pode se agravar e ter longa duração, causando sofrimento e dificuldade para a vida da pessoa acometida, trazendo prejuízos nos relacionamentos pessoais e em outras áreas da vida. 
2.Temperamento Inato?
O temperamento é algo inato, determinado por fatores genéticos, essa identificação não é uma tarefa tão simples de se realizar, pois as pessoas trazem consigo fatores adquiridos e aprendidos na relação familiar e social. O caráter representa o temperamento modificado e, em alguns casos, vai na contramão do temperamento.
3.O que é Personalidade?
O conceito de personalidade é amplo, ou seja, pode significar para muitos o que chamamos de temperamento do ser humano. Muitos autores, durante séculos, procuraram reconhecer um possível entendimento entre a constituição corporal, o temperamento e o caráter do indivíduo. A constituição corporal é a própria morfologia, metabólica e hormonal, transmitida pelo fator genético.
4.O que é Neurose?
Segundo Laplanche (2001), são alterações psicológicas cujo sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico que tem suas raízes na história infantil do sujeito e funciona como um conflito entre o desejo e a defesa.
5.O que é Psicose? 
A estrutura psicótica corresponde a uma falência da organização narcísica primária, e uma impossibilidade para a criança ser considerada como um objeto diferenciado de sua mãe, já que ela e parte indispensável do próprio ego. Se a criança não tiver um objeto disponível capaz de amá-la, ela não vai conseguir desenvolver. Desta forma a criança não aprende a ter relações objetais com o mundo externo.
6.O que são traços Psíquicos?
O conceito da personalidade está em um o conjunto de traços psíquicos do indivíduo, que consiste nas características individuais de cada pessoa em relação ao meio. Alguns fatores podemos levar em consideração a personalidade em seu aspecto físico, biológico, psíquico e sociocultural de sua formação, reunindo tendências inatas e experiências adquiridas ao longo da vida.
7.O que são Impulsos?
Um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em consequência de sua ligação com o corpo".
8.Defina: Consciente, Pré-consciente e Inconsciente.
Consciente: São todas as nossas sensações e experiências das quais estamos cientes, ou seja, nossas ações intencionais.
Pré-consciente: É o deposito de recordações, percepções e ideias das quais não estamos cientes no presente, mas que podemos facilmente levar para o consciente.
Inconsciente: É a morada dos instintos, aqueles desejos que regem o nosso comportamento e que estão menos expostos, aquele que está afundo.
9.O que é Psicanalise?
A psicanálise foi a primeira corrente teórica a estudar formalmente a personalidade, essa abordagem ressalta as forças do inconsciente, de que maneira ela pode caracterizar a personalidade humana. Além disso, Freud estudou também os impulsos sexuais que poderiam ser encontrados biologicamente e que poderiam estar relacionados à história de vida do individuo e como processo desde a infância.
10.Escolha um dos transtornos de Personalidade abaixo relacionado e responda
Transtorno de Personalidade Esquizotípica 
Transtorno de Personalidade Borderline
Transtorno de Personalidade Tipo Impulsivo
Transtorno de Personalidade Narcisista
Transtorno de Personalidade Histriônica
a)Conceito de Borderline: Pode indicar mudança emocional rápida, sentimentos crônicos de vazio, dificuldades sérias de instabilidade com relação à autoimagem, relacionamentos pessoais intensos, mas muito instáveis, oscilando em curtos espaços de tempo de uma grande paixão ou amizade para ódio e rancor intensos.
b)Critérios diagnósticos: Mudanças rápidas no humor, normalmente durando apenas algumas horas e raramente mais do que alguns dias. Sentimentos persistentes de vazio. Raiva inadequadamente intensa ou problemas para controlar a raiva. Pensamentos paranoicos temporários ou sintomas dissociativos graves desencadeados por estresse.
c)Dê um exemplo: Britânico conta como sucumbiu à depressão/transtorno de borderline, quatro anos atrás, e chegou a planejar a própria morte, mas empreendeu uma busca para identificar seus problemas mentais e encontrou apoio em uma nova profissão - e em um grupo de caminhadas.

Mais conteúdos dessa disciplina