Buscar

Na hipótese narrada, pode-se afirmar que houve transferência da propriedade do bem imóvel, mediante o contrato celebrado entre Antônio e Ricardo? E...

Na hipótese narrada, pode-se afirmar que houve transferência da propriedade do bem imóvel, mediante o contrato celebrado entre Antônio e Ricardo? Explique sua resposta com a devida fundamentação. Sem registro do imóvel no RGI a propriedade continua com o alienante. (Art. 1245, caput)

a) São obrigações que constituem verdadeiros direitos reais, uma vez que existem em função da existência desses. Portanto, o titular do direito real, será o titular da obrigação propter rem.
b) Renúncia ao direito real libera sempre o renunciante da obrigação propter rem.
c) Ocorrendo a transferência da coisa sobre a qual incide uma obrigação propter rem esta estará automaticamente extinta.
d) São obrigações de natureza ambulatória, o que significa afirmar que a titularidade acompanha sempre o direito real, como é o caso do IPTU e da taxa de condomínio.
e) Para a caracterização da obrigação propter rem importa identificar quem era o seu titular à época do fato gerador.

Essa pergunta também está no material:

estudo-direito_civil-4_ervatti1
28 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas apresentadas: a) São obrigações que constituem verdadeiros direitos reais, uma vez que existem em função da existência desses. Portanto, o titular do direito real, será o titular da obrigação propter rem. - Esta alternativa confunde direitos reais com obrigações propter rem, não respondendo diretamente à questão sobre a transferência da propriedade do bem imóvel. b) Renúncia ao direito real libera sempre o renunciante da obrigação propter rem. - Esta alternativa trata da renúncia ao direito real, não abordando a transferência da propriedade do bem imóvel. c) Ocorrendo a transferência da coisa sobre a qual incide uma obrigação propter rem esta estará automaticamente extinta. - Esta alternativa aborda a extinção da obrigação propter rem em caso de transferência da coisa, mas não responde diretamente à questão sobre a transferência da propriedade do bem imóvel. d) São obrigações de natureza ambulatória, o que significa afirmar que a titularidade acompanha sempre o direito real, como é o caso do IPTU e da taxa de condomínio. - Esta alternativa trata da natureza ambulatória das obrigações, não respondendo diretamente à questão sobre a transferência da propriedade do bem imóvel. e) Para a caracterização da obrigação propter rem importa identificar quem era o seu titular à época do fato gerador. - Esta alternativa aborda a caracterização da obrigação propter rem, não respondendo diretamente à questão sobre a transferência da propriedade do bem imóvel. Portanto, nenhuma das alternativas apresentadas responde diretamente se houve transferência da propriedade do bem imóvel mediante o contrato celebrado entre Antônio e Ricardo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina