Buscar

A partir desse caso e considerando os fundamentos do Matriciamento, assinale a alternativa correta. (A) A equipe da AB funciona como a equipe matri...

A partir desse caso e considerando os fundamentos do Matriciamento, assinale a alternativa correta.
(A) A equipe da AB funciona como a equipe matriz, responsável por ordenar o cuidado longitudinal na sede sanitária. A equipe do CAPS é definida como equipe de referência especializada.
(B) A primeira ação, que é o atendimento compartilhado, pode ser definida como um instrumento do processo de Matriciamento. Esse encontro de profissionais de distintas áreas, saberes e visões permite que se construa uma compreensão integral do processo de saúde e doença, facilitando a troca de conhecimentos e a construção de PTS.
(C) O caso apontado não pode ser definido como Matriciamento. Este deve proporcionar a retaguarda especializada da assistência, garantindo o processo de transferência de responsabilidade do cuidado do usuário da AB em direção à atenção especializada por meio do encaminhamento ao CAPS ou do atendimento do usuário pelo profissional especializado.
(D) Somente a segunda ação pode ser caracterizada como Matriciamento, pois demonstra o caráter técnico-pedagógico fundante desse processo. Diferente do Matriciamento, o contato direto com o usuário, como no atendimento compartilhado, caracteriza-se como intervenção assistencial.
(E) A consulta conjunta, no campo da saúde mental, é contraproducente, uma vez que uma consulta individual realizada com a presença de mais de um profissional não otimiza os escassos recursos do setor.

Essa pergunta também está no material:

Exame Nacional de Residência
24 pág.

Residência Universidade GuarulhosUniversidade Guarulhos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas apresentadas: (A) A equipe da AB funciona como a equipe matriz, responsável por ordenar o cuidado longitudinal na sede sanitária. A equipe do CAPS é definida como equipe de referência especializada. (B) A primeira ação, que é o atendimento compartilhado, pode ser definida como um instrumento do processo de Matriciamento. Esse encontro de profissionais de distintas áreas, saberes e visões permite que se construa uma compreensão integral do processo de saúde e doença, facilitando a troca de conhecimentos e a construção de PTS. (C) O caso apontado não pode ser definido como Matriciamento. Este deve proporcionar a retaguarda especializada da assistência, garantindo o processo de transferência de responsabilidade do cuidado do usuário da AB em direção à atenção especializada por meio do encaminhamento ao CAPS ou do atendimento do usuário pelo profissional especializado. (D) Somente a segunda ação pode ser caracterizada como Matriciamento, pois demonstra o caráter técnico-pedagógico fundante desse processo. Diferente do Matriciamento, o contato direto com o usuário, como no atendimento compartilhado, caracteriza-se como intervenção assistencial. (E) A consulta conjunta, no campo da saúde mental, é contraproducente, uma vez que uma consulta individual realizada com a presença de mais de um profissional não otimiza os escassos recursos do setor. Analisando as opções, a alternativa correta que melhor descreve os fundamentos do Matriciamento é a opção (B). Nela, é destacado que o atendimento compartilhado é um instrumento do processo de Matriciamento, permitindo a construção de uma compreensão integral do processo de saúde e doença, facilitando a troca de conhecimentos e a construção de PTS.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina