Buscar

Antônio, 32 anos, atualmente apresenta intensificação de seu sofrimento persistente, marcado por sentimento persecutório, alucinações auditivas, le...

Antônio, 32 anos, atualmente apresenta intensificação de seu sofrimento persistente, marcado por sentimento persecutório, alucinações auditivas, lentificação psicomotora, discurso desorganizado e redução de sua capacidade laboral e afetiva. Considerando a organização da Rede de Atenção à Saúde, assinale a alternativa correta.

A) Antônio deve buscar atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), pois esse Centro constitui-se como porta prioritária e como principal ordenador do cuidado às pessoas em sofrimento mental.
B) Para chegar ao CAPS, Antônio deverá ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Como dispositivo especializado em Atenção Psicossocial, o CAPS somente atende pessoas referenciadas pelas Portas de Entrada do sistema.
C) Os serviços da Atenção Básica são Portas de Entrada exclusivas às ações e aos serviços nas Redes de Atenção à Saúde.
D) O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela atenção primária. Dessa forma, cabe orientar Antônio para que busque atendimento em UBS.
E) A Região de Saúde, que abarca a UBS em que Antônio é adstrito, deve conter, além da Atenção Primária, no mínimo, ações e serviços de Atenção Psicossocial e de Atenção Hospitalar.

Essa pergunta também está no material:

Exame Nacional de Residência
24 pág.

Residência Universidade GuarulhosUniversidade Guarulhos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as informações fornecidas, podemos identificar que Antônio está passando por um quadro de sofrimento persistente com sintomas característicos de um transtorno psicótico, como alucinações auditivas e sentimento persecutório. Nesse contexto, é importante considerar a organização da Rede de Atenção à Saúde para determinar o melhor encaminhamento para Antônio. Analisando as alternativas: A) Antônio deve buscar atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), pois esse Centro constitui-se como porta prioritária e como principal ordenador do cuidado às pessoas em sofrimento mental. - Correta. Os CAPS são referência no atendimento de transtornos mentais graves e persistentes. B) Para chegar ao CAPS, Antônio deverá ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Como dispositivo especializado em Atenção Psicossocial, o CAPS somente atende pessoas referenciadas pelas Portas de Entrada do sistema. - Incorreta. O acesso aos CAPS pode ser direto, sem necessidade de encaminhamento. C) Os serviços da Atenção Básica são Portas de Entrada exclusivas às ações e aos serviços nas Redes de Atenção à Saúde. - Incorreta. A Atenção Básica é uma porta de entrada, mas não exclusiva. D) O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela atenção primária. Dessa forma, cabe orientar Antônio para que busque atendimento em UBS. - Incorreta. O acesso à saúde não é exclusivamente ordenado pela atenção primária. E) A Região de Saúde, que abarca a UBS em que Antônio é adstrito, deve conter, além da Atenção Primária, no mínimo, ações e serviços de Atenção Psicossocial e de Atenção Hospitalar. - Correta. A região de saúde deve oferecer serviços de atenção psicossocial, incluindo a Atenção Primária e Hospitalar. Portanto, as alternativas corretas são A) Antônio deve buscar atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e E) A Região de Saúde deve conter ações e serviços de Atenção Psicossocial e Hospitalar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina