Buscar

(FCC/2014) De acordo com a jurisprudência do STJ sobre direito do consumidor: da anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito, cabe indeni...

(FCC/2014) De acordo com a jurisprudência do STJ sobre direito do consumidor:
da anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito, cabe indenização por dano moral, ainda quando preexistente legítima inscrição.
a Defensoria Pública, na tutela coletiva dos consumidores, só tem legitimidade para atuar quando tratar de direitos individuais homogêneos.
não se aplica o Código de Defesa do Consumidor quando o serviço prestado pelo banco tratar de política governamental, desfigurando a relação de consumo, como no caso de financiamento estudantil.
nos contratos bancários, é possível ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Essa pergunta também está no material:

AVS Direito Consumidor I e II (2024) - Estácio
4 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. Da anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito, cabe indenização por dano moral, ainda quando preexistente legítima inscrição. Esta afirmativa não foi mencionada no texto fornecido, então não podemos afirmar se está correta ou não. II. A Defensoria Pública, na tutela coletiva dos consumidores, só tem legitimidade para atuar quando tratar de direitos individuais homogêneos. Esta afirmativa não condiz com o que é estabelecido na legislação brasileira, onde a Defensoria Pública pode atuar na defesa dos direitos individuais homogêneos e coletivos dos consumidores. Portanto, está incorreta. III. Não se aplica o Código de Defesa do Consumidor quando o serviço prestado pelo banco tratar de política governamental, desfigurando a relação de consumo, como no caso de financiamento estudantil. Esta afirmativa está correta, pois em casos onde a relação de consumo é desfigurada por questões de política governamental, o CDC pode não ser aplicável. IV. Nos contratos bancários, é possível ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas. Esta afirmativa está correta, pois o julgador pode sim reconhecer a abusividade das cláusulas de ofício em contratos bancários. Com base nas análises, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: c) I, III, and IV are correct.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina