Buscar

(TJ-PA/2002) No regime do Código de Defesa do Consumidor, é INCORRETO afirmar que: Com relação à responsabilização do fornecedor de serviços, não é...

(TJ-PA/2002) No regime do Código de Defesa do Consumidor, é INCORRETO afirmar que:
Com relação à responsabilização do fornecedor de serviços, não é o serviço considerado defeituoso quando forem adotadas novas técnicas, não existentes à época da contratação.
Nas hipóteses de falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade de pessoa jurídica, provocados por má administração, a desconsideração da personalidade jurídica da empresa obrigada torna as sociedades a ela coligadas solidariamente responsáveis pela obrigação.
A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais, pelos danos causados a consumidores, não é objetiva, dependendo, pois, da apuração da culpa do profissional liberal.
Para fins de responsabilidade por danos decorrentes de produtos ou serviços, a culpa exclusiva de terceiros exime a responsabilidade do fabricante, do produtor ou do importador.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Essa pergunta também está no material:

AVS Direito Consumidor I e II (2024) - Estácio
4 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. Com relação à responsabilização do fornecedor de serviços, não é o serviço considerado defeituoso quando forem adotadas novas técnicas, não existentes à época da contratação. Esta afirmativa está correta de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, pois o serviço é considerado defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera. II. Nas hipóteses de falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade de pessoa jurídica, provocados por má administração, a desconsideração da personalidade jurídica da empresa obrigada torna as sociedades a ela coligadas solidariamente responsáveis pela obrigação. Esta afirmativa está correta, pois a desconsideração da personalidade jurídica é um instrumento que visa responsabilizar sócios e administradores em casos de abuso da personalidade jurídica. III. A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais, pelos danos causados a consumidores, não é objetiva, dependendo, pois, da apuração da culpa do profissional liberal. Esta afirmativa está incorreta, pois a responsabilidade dos profissionais liberais, nos termos do CDC, é objetiva, ou seja, independe da comprovação de culpa. IV. Para fins de responsabilidade por danos decorrentes de produtos ou serviços, a culpa exclusiva de terceiros exime a responsabilidade do fabricante, do produtor ou do importador. Esta afirmativa está correta, pois a culpa exclusiva de terceiros é uma excludente de responsabilidade. Portanto, as afirmativas corretas são II e IV. A alternativa que contém ambas é: a) II and IV are correct.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina