Buscar

Nos estudos de Ristow et.,al (2021) o surgimento da natação está enraizado na necessidade humana de sobreviver no meio aquático. É notável, assim, ...

Nos estudos de Ristow et.,al (2021) o surgimento da natação está enraizado na necessidade humana de sobreviver no meio aquático. É notável, assim, a relação da natação com a evolução do homem, visto que o domínio da locomoção em água se tornou uma ferramenta extremamente importante para a sobrevivência da espécie, fosse para a busca de alimentos ou para sobreviver a algum perigo eminente. Ainda, por poder adaptativo ao meio, o homem deu origem a habitações lacustres. 

  1. À medida que o homem deixou de ser nômade e iniciou agrupamentos permanentes, a natação ficou estagnada até o século XXI onde começoeu sua evolução histórica, passando de somente uma maneira de sobrevivência para atuar em benefício de atividades como navegações e guerras.
  2. Essas adaptações ocoreram em grande parte pela origem das habitações lacustres e ou por serem próximas e ou acima de rios, lagos e ou mares. Adaptações necessárias para evolução e sobrevivência dos homens.
  3. Com as guerras, o deslocamento em meio aquático seguiu sua evolução tanto para ataques, quanto para defesas aquáticas, assim como a retirada de feridos nas águas. Porém estes homens eram isolados em habitações lacustres e abandonados a própria sorte.
  4. As habitações lacutres, não tiveram papel primordial , para as adaptações dos homens desde seus primórdios, na busca de alimentos.