Buscar

A Constituição Federal é a principal base legal para determinar a competência sobre ratificação dos tratados. Na verdade, falta no ordenamento pátr...

A Constituição Federal é a principal base legal para determinar a competência sobre ratificação dos tratados. Na verdade, falta no ordenamento pátrio uma legislação específica sobre direito dos tratados, que teria como objetivo sanar dúvidas jurídicas importantes. De forma geral, o Brasil não foge à regra internacional, mas encontramos algumas peculiaridades. Como regra, os tratados internacionais, depois de assinados, devem ser recepcionados em cada país contratante, de acordo com as suas próprias regras constitucionais. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à recepção dos tratados no Brasil:
a. O ato final da recepção, que introduz o texto do tratado no ordenamento brasileiro é de competência da Câmara dos Deputados.
b. O Supremo Tribunal Federal entende que o Presidente da República deve promulgar o tratado em até um ano, sob pena de responsabilidade individual.
c. O Presidente da República pode participar duas vezes do processo de construção e de recepção de um tratado Internacional: a primeira como signatário do texto original e, depois que este for ratificado pelo Congresso Nacional, mediante a promulgação do texto em português, por meio de um decreto executivo de sua exclusiva competência.
d. Basta a ratificação do texto do tratado para que todos os brasileiros estejam sujeitos às suas regras e obrigações.
e. O teor de um tratado internacional será discutido, conjuntamente, nas duas casas do Poder Legislativo brasileiro.
a) a, b, c, d e e
b) a, b, c e e
c) a, b, c e d

Essa pergunta também está no material:

Prova DIr Internacional
11 pág.

Direito Ambiental Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) O ato final da recepção, que introduz o texto do tratado no ordenamento brasileiro é de competência da Câmara dos Deputados. - Errado. A competência para a ratificação de tratados é do Presidente da República, com a aprovação do Congresso Nacional. b) O Supremo Tribunal Federal entende que o Presidente da República deve promulgar o tratado em até um ano, sob pena de responsabilidade individual. - Errado. Não é uma competência do STF determinar prazos para a promulgação de tratados pelo Presidente. c) O Presidente da República pode participar duas vezes do processo de construção e de recepção de um tratado Internacional: a primeira como signatário do texto original e, depois que este for ratificado pelo Congresso Nacional, mediante a promulgação do texto em português, por meio de um decreto executivo de sua exclusiva competência. - Correto. O Presidente participa como signatário e é responsável pela promulgação do tratado. d) Basta a ratificação do texto do tratado para que todos os brasileiros estejam sujeitos às suas regras e obrigações. - Errado. A ratificação do tratado não implica automaticamente em sua aplicação no ordenamento jurídico interno. e) O teor de um tratado internacional será discutido, conjuntamente, nas duas casas do Poder Legislativo brasileiro. - Errado. A discussão e aprovação de tratados internacionais no Brasil ocorre no Congresso Nacional, não necessariamente em ambas as casas. Portanto, a alternativa correta é: c) a, b, c e e.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina