Buscar

As doenças hepáticas crônicas apresentam diferenças em sua evolução e manejo. Quando associadas à desnutrição, podem causar reflexos diretos na mor...

As doenças hepáticas crônicas apresentam diferenças em sua evolução e manejo. Quando associadas à desnutrição, podem causar reflexos diretos na morbimortalidade e na qualidade de vida. Particularidades da avaliação antropométrica e da dietoterapia nas hepatopatias devem ser consideradas a fim de evitar repercussões negativas no tratatamento. Neste contexto, assinale a alternativa correta.
A) Restrição proteica está indicada para pacientes cirróticos com encefalopatia hepática (EH), valores de proteína abaixo de 0,8 g/kg/dia, minimizam os sinais e sintomas da EH.
B) Prebióticos, probióticos e simbióticos estão indicados para hepatopatas, pois aumentam significativamente o índice fecal de bactérias não produtoras de urease, promovendo redução dos níveis de amônia plasmática e reversão da encefalopatia hepática.
C) Suplementos à base de aminoácidos de cadeia aromática são indicados, devido melhora do estado nutricional, qualidade de vida, redução do catabolismo proteico e melhora clínica da encefalopatia hepática.
D) Na terapia nutricional enteral, o uso de fórmulas com densidade calórica baixa (<1kcal/ml) contribui para melhor tolerância em pacientes com ascite ou saciedade precoce.

Essa pergunta também está no material:

51 Simuladao DE NUTRIÇÃO
10 pág.

Geoprocessamento Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de Pernambuco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas apresentadas: A) Restrição proteica está indicada para pacientes cirróticos com encefalopatia hepática (EH), valores de proteína abaixo de 0,8 g/kg/dia, minimizam os sinais e sintomas da EH. - Esta afirmação está incorreta, pois a restrição proteica não é indicada para pacientes cirróticos com encefalopatia hepática. Pelo contrário, a restrição proteica pode agravar a encefalopatia hepática. B) Prebióticos, probióticos e simbióticos estão indicados para hepatopatas, pois aumentam significativamente o índice fecal de bactérias não produtoras de urease, promovendo redução dos níveis de amônia plasmática e reversão da encefalopatia hepática. - Esta afirmação está correta, pois a utilização de prebióticos, probióticos e simbióticos pode auxiliar no controle da encefalopatia hepática. C) Suplementos à base de aminoácidos de cadeia aromática são indicados, devido melhora do estado nutricional, qualidade de vida, redução do catabolismo proteico e melhora clínica da encefalopatia hepática. - Esta afirmação está correta, pois os suplementos à base de aminoácidos podem trazer benefícios para pacientes com hepatopatias. D) Na terapia nutricional enteral, o uso de fórmulas com densidade calórica baixa (<1kcal/ml) contribui para melhor tolerância em pacientes com ascite ou saciedade precoce. - Esta afirmação está incorreta, pois em pacientes com ascite ou saciedade precoce, é mais indicado o uso de fórmulas com densidade calórica mais alta. Portanto, as alternativas corretas são B) Prebióticos, probióticos e simbióticos estão indicados para hepatopatas e C) Suplementos à base de aminoácidos de cadeia aromática são indicados.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina