Buscar

Lactente de 6 meses encontra-se internado por meningite com o seguinte resultado de Líquido Cefalorraquidiano (LCR) à admissão: celularidade = 694 ...

Lactente de 6 meses encontra-se internado por meningite com o seguinte resultado de Líquido Cefalorraquidiano (LCR) à admissão: celularidade = 694 (72% neutró los, 18% linfócitos e 10% monócitos); glicose = 10 mg/dl e proteínas = 94 mg/dl. Bacterioscópico: presença de diplococos Gram-positivos aos pares. Recebeu dexametasona por 4 dias e ceftriaxona atualmente no quinto dia completo. Evolui com melhora do estado geral, porém permanece com febre diária. Feito novo LCR com celularidade = 89 (83% linfócitos, 10 monócitos e 7% neutró los); proteína = 82 mg/dl; glicose = 37 mg/dl e ausência de bactérias ao Gram. Assinale a alternativa CORRETA quanto a essa evolução:

A Meningite pneumocócica evoluindo com provável coleção subdural, que é a complicação mais frequente, necessitando tomografia de crânio para confirmação.
B Meningite pneumocócica de evolução arrastada evoluindo com febre por provável resistência intermediária do agente etiológico, devendo-se alterar a antibioticoterapia, conforme o antibiograma.
C Meningite pneumocócica evoluindo com febre por provável pneumonia, já que este é o quadro que pode estar associado, devendo-se realizar radiografia simples de tórax.
D Meningite pneumocócica evoluindo com febre por hipersensibilidade às medicações empregadas já que encontra-se em bom estado geral, devendo-se alterar a antibioticoterapia, conforme o antibiograma.
E Meningite pneumocócica evoluindo com febre devido a provável abscesso cerebral que é complicação frequente nessa etiologia, necessitando tomografia de crânio para confirmação.

Essa pergunta também está no material:

Meningites: diagnóstico e tratamento
63 pág.

Neurologia Universidade Estadual de Santa CruzUniversidade Estadual de Santa Cruz

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando a evolução do caso descrito, podemos observar que houve uma melhora do estado geral do paciente, porém ele permanece com febre diária. No novo exame do LCR, houve uma redução significativa na celularidade, um aumento na glicose e uma diminuição nas proteínas, além da ausência de bactérias ao Gram. Considerando essas informações, a evolução mais provável desse caso seria uma resposta inflamatória do sistema nervoso central à infecção, o que pode explicar a persistência da febre. Não há indícios de complicações como coleção subdural, resistência intermediária do agente etiológico, pneumonia, hipersensibilidade às medicações ou abscesso cerebral. Portanto, a alternativa correta é: B Meningite pneumocócica de evolução arrastada evoluindo com febre por provável resistência intermediária do agente etiológico, devendo-se alterar a antibioticoterapia, conforme o antibiograma.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina