Buscar

28. De acordo com a ação da vigilância sanitária e sua fiscalização, observa-se que a possibilidade do manipulador contaminar os alimentos depende ...

28. De acordo com a ação da vigilância sanitária e sua fiscalização, observa-se que a possibilidade do manipulador contaminar os alimentos depende da maior ou menor proximidade de contato direto com os produtos e do tipo de matéria-prima a ser manipulada. Frequentemente, os manipuladores de alimentos não têm consciência do real perigo que a contaminação biológica ou química representa e, também, de como evitá-las (GERMANO et al., 2000). Tendo em vista essa questão da fiscalização e manipulação de alimentos, assinale a alternativa correta.

a) Os patógenos podem ser propagados pelas pessoas infectadas em diferentes momentos e condições viáveis, inclusive durante o período de incubação. Não havendo nenhuma doença discernível, durante este período, a prevenção depende de hábitos higiênicos de asseio – banho; higienização de unhas, cabelo, boca, orelhas, dentes e pés; proteção de ferimentos; não utilização de cosméticos (esmalte, perfume, talco e maquiagem); e troca periódica de uniformes – assim como, da lavagem das mãos.
b) É recomendado o uso de uniformes completos, de cor escura, além de outras práticas de asseio pessoal. Os uniformes devem ser trocados, no mínimo, diariamente e usados, exclusivamente, nas dependências externas do estabelecimento, no qual suas roupas e os objetos pessoais devem ser guardados em local específico como, por exemplo, câmaras frigoríficas para esse fim.
c) A transgressão às regras fundamentais de lavagem das mãos ao manipular alimentos, após qualquer interrupção do serviço, não podendo ser após tocar materiais contaminados, após usar sanitários, antes das refeições e em outras situações de risco que sejam comprovadas livres de riscos, assim não possibilita a contaminação.

Essa pergunta também está no material:

Exigências da Vida Moderna
13 pág.

História Moderna Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de JaneiroFundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A questão aborda a importância da higiene e boas práticas na manipulação de alimentos para evitar a contaminação. Vamos analisar as opções: a) A opção destaca a importância dos hábitos higiênicos de asseio, como banho, higienização de unhas, cabelo, boca, orelhas, dentes e pés, proteção de ferimentos, entre outros, além da lavagem das mãos. Essas práticas são essenciais para prevenir a contaminação dos alimentos. b) Essa opção menciona o uso de uniformes completos, troca diária dos uniformes, e guarda dos objetos pessoais em locais específicos. Embora seja importante, não aborda diretamente a prevenção da contaminação dos alimentos. c) Esta opção destaca a importância da lavagem das mãos ao manipular alimentos, ressaltando situações de risco que podem levar à contaminação. A correta higienização das mãos é fundamental para evitar a propagação de patógenos. Diante disso, a alternativa que aborda de forma mais direta e específica a importância da lavagem das mãos para evitar a contaminação dos alimentos é: c) A transgressão às regras fundamentais de lavagem das mãos ao manipular alimentos, após qualquer interrupção do serviço, não podendo ser após tocar materiais contaminados, após usar sanitários, antes das refeições e em outras situações de risco que sejam comprovadas livres de riscos, assim não possibilita a contaminação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image