Buscar

Considere o excerto abaixo: “No Hinduísmo védico, o ciclo do carma e reencarnação era visto como positivo. Mais tarde, a reencarnação foi vista com...

Considere o excerto abaixo:
“No Hinduísmo védico, o ciclo do carma e reencarnação era visto como positivo. Mais tarde, a reencarnação foi vista como um círculo vicioso, do qual seria necessário se libertar. No período védico tardio, de 1000 a.C. a 500 a.C., os escritos Upanishads introduziram a noção de Brahman, a força divina que permeia todo o universo.
Assim, três novas formas de se libertar do carma foram sendo gradualmente formados: Via do sacrifício - o hindu deve realizar corretamente os rituais religiosos, além de seguir o caminho do ascetismo; Via do Conhecimento - conforme os Upanishads o ser humano alcança a libertação por meio da compreensão plena da unidade entre o atman (alma) e Brahman; Via da Devoção - nesta via ensina-se que a libertação por meio do bhakti, isto é, a fé e devoção a Deus, realizando os rituais sem pensar em recompensas.
O hindu empenha-se em se libertar do carma e da reencarnação e atingir o moksha, que é a união final do atman (alma) com o Brahman. No moksha não haverá mais individualidade, pois todos estarão dissolvidos no Brahman.”
Agora, avalie as seguintes assertivas:
I. No hinduísmo contemporâneo, o ciclo da encarnação é visto de maneira positiva. Assim, o praticante desta religiosidade procurar seguir os rituais que permitem o eterno retorno da alma a este mundo.
II. Para o hindu, existem três formas de busca pela união plena com Brahman. Em uma delas, ele busca viver todos os prazeres e paixões deste mundo, de maneira que sua alma permaneça no ciclo da reencarnação.
III. No hinduísmo, o conceito de moksha se assemelha ao conceito cristão de céu. Ao atingir este estágio, o crente viverá eternamente na presença de Brahman, interagindo com seus familiares e amigos mais chegados.
Tendo por base o excerto acima, é correto o que se afirma em:
Nenhuma das alternativas

Essa pergunta também está no material:

AP1 CULTURA REL
3 pág.

Antropologia e Cultura Brasileira Universidade Luterana do BrasilUniversidade Luterana do Brasil

Respostas

3 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. No hinduísmo contemporâneo, o ciclo da encarnação é visto de maneira positiva. Assim, o praticante desta religiosidade procurar seguir os rituais que permitem o eterno retorno da alma a este mundo. Falso, de acordo com o excerto fornecido, a reencarnação no hinduísmo não é vista de maneira positiva, mas sim como um ciclo do qual é necessário se libertar para atingir o moksha, a união final do atman com Brahman. II. Para o hindu, existem três formas de busca pela união plena com Brahman. Em uma delas, ele busca viver todos os prazeres e paixões deste mundo, de maneira que sua alma permaneça no ciclo da reencarnação. Falso, as três formas mencionadas no excerto são a Via do sacrifício, Via do Conhecimento e Via da Devoção, não incluindo a busca por viver prazeres e paixões para permanecer no ciclo da reencarnação. III. No hinduísmo, o conceito de moksha se assemelha ao conceito cristão de céu. Ao atingir este estágio, o crente viverá eternamente na presença de Brahman, interagindo com seus familiares e amigos mais chegados. Falso, o conceito de moksha no hinduísmo não se assemelha ao conceito cristão de céu, pois no moksha não há mais individualidade, todos estão dissolvidos em Brahman, não havendo interação individualizada. Portanto, nenhuma das alternativas está correta.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina