Buscar

O texto aborda a obrigatoriedade de licitação pública no contexto da Administração Pública, destacando a relação entre regra e exceção, bem como a ...

O texto aborda a obrigatoriedade de licitação pública no contexto da Administração Pública, destacando a relação entre regra e exceção, bem como a interpretação restritiva e a importância da norma programática. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A obrigatoriedade de licitação pública é a regra, enquanto a contratação direta é a exceção.
II- A interpretação restritiva não deve impedir hipóteses legítimas de inexigibilidade e dispensa de licitação.
III- A inexigibilidade de licitação ocorre quando a competição é inviável, enquanto a dispensa ocorre quando a competição é viável, mas a licitação traria prejuízos ao interesse público.

Essa pergunta também está no material:

APOSTILA - CONTRATOS E LICITAÇÕES
67 pág.

História da Educação I Colégio ObjetivoColégio Objetivo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no exposto, analisando as afirmativas apresentadas: I- Correto. A obrigatoriedade de licitação pública é a regra, enquanto a contratação direta é a exceção. II- Correto. A interpretação restritiva não deve impedir hipóteses legítimas de inexigibilidade e dispensa de licitação. III- Incorreto. Na verdade, a inexigibilidade de licitação ocorre quando a competição é inviável, enquanto a dispensa ocorre quando a competição é viável, mas a licitação não é necessária para o interesse público. Portanto, as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa III está incorreta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina