Buscar

Prévia do material em texto

UM NOVO TEMPO.	Comment by casa: Favor delimitar melhor o tema.
Resumo
A educação inclusiva tem sido pauta de pesquisas, projetos, documentos e debates em diferentes áreas. Diante disso este trabalho será realizada uma reflexão no sentido de pensar qual é o papel da escola no desenvolvimento dos EPAEE e que tipo de apoio à escola deve oferecer para esses estudantes. Será abordado, entre outros aspectos a necessidade de apresentar qual deve ser o papel da escola regular na promoção de estratégias que legitimem a inclusão de EPAEE. 	Comment by casa: Retirar recuo de parágrafo.	Comment by casa: Verificar coesão e coerência.
Palavras-chave: Inclusão, exclusão, segregação, integração, deficiência.	Comment by casa: Palavras-chave separadas por ponto final.
Introdução.
O direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional. A garantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros fatores, um redimensionamento da escola no que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças.	Comment by casa: Disponível em:revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/download/235/428Não reproduza integral ou parcialmente textos publicados, mesmo que de autoria própria, sem observar as regras pertinentes às citações diretas ou indiretas e referências, de acordo com as normas da ABNT disponibilizadas aos alunos. A falta de citação de autoria pode ser enquadrada como violação a direito autoral, podendo o autor do fato arcar com as consequências previstas em lei (Lei n° 10.695, de 1° de julho de 2003).  Verificar todo o Artigo, pois desta maneira está incorreto.
Segundo as políticas educacionais, descreve-se uma escola que se prepara para enfrentar o desafio de oferecer uma educação inclusiva e de qualidade para todos os seus alunos. Considerando que, cada aluno numa sala de aula apresenta características próprias e um conjunto de valores e informações que os tornam únicos e especiais, constituindo uma diversidade de interesses e ritmos de aprendizagem, o desafio e as expectativas da escola hoje é trabalhar com essas diversidades na tentativa de construir um novo conceito do processo ensino-aprendizagem, eliminando definitivamente o seu caráter excludente, de modo que sejam incluídos neste processo todos que dele, por direito, são sujeitos.
Assim, o que se deseja é a construção de uma sociedade inclusiva compromissada com as minorias, cujo grupo inclui os portadores de necessidades educacionais especiais. O espaço escolar, hoje, tem de ser visto como espaço de todos e para todos.	Comment by casa: Disponível em:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/.../a-inclusao-alunos-com-necessidades-espec.
 Para a elaboração do trabalho segundo os objetivos, o delineamento metodológico teve como suporte a utilização de uma bibliografia diversificada sobre o assunto, e por uma parte prática através da pesquisa de campo realizada junto com os familiares e um professor de uma aluna cadeirante. Todas as informações foram analisadas com o objetivo de verificar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino.
Desenvolvimento.		Comment by casa: Inserir um título.
A inclusão social é acolher a todos independente da classe social, condições físicas e mentais, etnia, gênero, orientação sexual, religiosas, etc. A inclusão representa a igualdade entre diferentes indivíduos que estão inclusos na sociedade, isto permite que todos tenham o direito de se sentirem parte da sociedade ou determinado grupo fazendo com que todos participem sem sofrer nenhum tipo de violência seja ela física, moral, verbal, emocional entre outros.
Inclusão significa responsabilidade governamental (secretários de educação, diretores de escola, professores), bem como significa reestruturação da escola que hoje existe, de forma que ela se torne apta a dar respostas às necessidades educacionais especiais de todos seus alunos[...] (LIMA, et [et. al.]. al, 2006,pg12)
No Artigo 208 da Constituição Federal de 1988 fala que é de dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular do ensino. Isto é o governo deve fazer com que os deficientes consigam ter uma boa aprendizagem com todos os seus direitos garantidos.
A exclusão social é o distanciamento de uma pessoa ou grupo pelas condições de classe social, cor, condições físicas ou mentais, etc., fazendo com que haja um preconceito feito pela sociedade sobre este. Normalmente estas pessoas se isolam, assim convivem somente entre si ou em grupo que ela se sinta acolhida.
No Brasil a exclusão está longe de ser resolvida com tanta desigualdade e comportamento intolerantes, nosso país vem apresentando diversos casos de exclusão, por muitos motivos.
Segregação é o ato deixar de lado, de separar, afastar-se de algo ou alguém. É o processo no qual pessoas e grupos perdem contato físico e social com outros indivíduos por vários fatores sociais, riqueza, educação, profissão, cor, raça, etc.
Nas escolas este ato acontece por várias situações pois muitas crianças não sabem o mal que isolar alguém pode causar, este isolamento normalmente acontece com crianças pobres, deficientes, ou que tenha alguma dificuldade de aprendizagem, entre outros quesitos.
Integração é a ação de incorporar, de unir os elementos num só grupo, tornar inteiro. No meio da sociedade a integração consiste em introduzir os indivíduos que se sentem excluídos, fazendo com que eles se reúnam sobre o mesmo objetivo.
A integração das pessoas portadoras de deficiência é sem dúvidas, uma questão apropriada que se impõem ao conjunto da sociedade. Esta integração se justifica não somente por razão moral, tendo em vista a eliminação de preconceitos sobre as pessoas portadoras de deficiência, mas também por razões racionais, que se refere à fixação, na escola e na sociedade das condições que favoreçam à independência dessas pessoas na comunidade. 
Toda pessoa com deficiência tem direito de estudar em uma escola comum.
Nenhuma escola pode excluir um aluno alegando não saber com ele atuar ou não ter professores capacitados. Toda escola (regular ou especial) deve organizar-se para oferecer educação de qualidade para todos. (LIMA, et al,2006, pg 12)
 No início do ano de 2016, começou a vigorar o Estatuto da Pessoa com Deficiência ou Lei Brasileira de Inclusão, destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais às pessoas com deficiência desejando a sua inclusão social e o exercício de sua cidadania. Isso significa que a sociedade deve se adaptar para receber a pessoa com deficiência, e não a pessoa com deficiência se adaptar a sociedade.	Comment by casa: Fonte destas informações?
Essa lei reflete sobre toda a extensão, transpõem a vida das pessoas, e na educação, de modo próprio, tal regulamento contribui com orientações a respeito do compromisso do sistema inclusivo em todos os aspectos de ensino. Desse modo, cada aluno deve ser compreendido dentro de suas qualidades características, sendo que as instituições devem se adaptar ao aluno, sejam elas públicas ou privadas, o aparelhamento para que acolham exigências inclusivas e criem condições para que todos desfrutem de um progresso saudável e integral, sem exclusão.
Entrevistamos uma professora, e a família de uma aluna especial tal aluna chamada " Vitória ", ela possui dificuldades de locomoção "cadeirante ". 
"Vitória " estudou em uma escola especial mas como a escola era muito longe a menina fica muito cansada e por este motivo não tinha uma boa aprendizagem.
Então seus pais começaram uma luta para que “Vitória” conseguisse ser matriculada em uma escola normal que era perto de sua casa, e onde os colegas não tinham nenhum tipo de deficiência. Hoje ela está matriculada na escola que tanto sonhava mas necessita de mais atenção e cuidado por poder se machucar com mais facilidade deque outro aluno. Seus pais relatam que “Vitória” teve uma grande melhoria nos estudos e um desenvolvimento maior. Como a escola não é adaptada para sua deficiência a escola teve que disponibilizar uma estagiaria para ficar responsável para ajudá-la a fazer diversas coisas. A professora fala que é o dever de todo educador abrir as portas para todos não tendo diferenças pois cada qual tem o direito de aprende. A escola para se tornar uma ambiente inclusivo deve ter adaptações para se ter uma melhor aprendizagem dos alunos e de seu bem estar, no caso de "Vitória" deve-se ter as tais adequações: portas devem ter 90cm de vão, vasos sanitário com altura de 46cm, barras horizontais, piso antiderrapante, banheiros maiores para a manobra da cadeira, lavatório na altura de 75cm, mesas adequadas, entre outras.
CONCLUSÃO.	Comment by casa: Os títulos e subtítulos devem estar separados dos textos anteriores por dois espaços de 1,5 cm entrelinhas.
Escola inclusiva é aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades. A educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva e é processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.	Comment by casa: Disponível em:www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/.../
Referências.
O que é inclusão social? Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-que-e-inclusao-escolar/71911> acessado em: 02 de junho de 2018.	Comment by casa: Trocar a palavraa acessado por acesso. 
Art. 208 da Constituição Federal de 88. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10650040/artigo-208-da-constituicao-federal-de-1988> acessado em: 02 de junho de 2018.
O que é Segregação: Disponível em: < https://www.significados.com.br/segregacao/> acessado em 03 de junho de 2018.
LIMA, Daisy, C, A. [et. al.]. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização : surdez. Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
ANJOS. Adriana D. A importância da Educação e sua Inclusão. Disponível em: <http://pedagogia.com.br/artigos/educacaoespecialinclusao/> acessado em: 03 de junho de 2018.
4