Buscar

Prévia do material em texto

Atividade 1
Reflexões sobre a diversidade e a singularidade humana
A escola tem um papel muito importante na perspectiva de reconhecer, valorizar e empoderar sujeitos socioculturais subalternizados e negados. E esta tarefa passa por vários processos de diálogo entre diferentes conhecimentos e saberes, a utilização de pluralidade de linguagens, estratégias pedagógicas e recursos didáticos, etc. 
Para avançar nessa perspectiva, é importante que ela seja introduzida nos processos de formação continuada realizados coletivamente na própria escola. O tema é tão atual e importante que a o respeito ao outro e suas diferenças e singularidades, o apoio mútuo em ambientes educacionais que celebram a diversidade humana.
Analisando com a tirinha, pode-se analisar que ampliar a oportunidade de inclusão e a possibilidade de aprendizado mútuo, reforçando o conceito de que cada ser é único e que Ser Diferente é Normal.
Cada ser humano tem sua própria singularidade, isto é, qualidade particulares de cada indivíduo. Tem grandes influências na diversidade cultural, principalmente no Brasil que tem uma mistura de raças nacionalizadas no país. Se as diferenças não forem respeitadas as diversas singularidades passaram por preconceito é uma questão de ética e respeito ao próximo.
]
Referencia:  CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas: diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. 11. ed. Rio de Janeiro: Currículo Sem Fronteiras, 2011. Vera Maria Ferrão Candau.