Buscar

ESTUDO DE CASO ROSELI

Prévia do material em texto

4
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 
 Roseli de Almeida Rossi
 RU:1028425
ESTUDO DE CASO Módulo A – Fase I – Ano 2021 
Cursos de Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica
CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES – PR
2021
MULTICULTURALISMO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
MULTICULTURALISMO E SUA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA
.
Os panos Kentes são construídos a partir de formas geométricas, formadas a partir de células mães que podem ser classificadas como sementes ou original. A célula-mãe, chamada semente, evolui para novos arranjos, que formam maiores ou menores escalas formando padrões que podem variar do xadrez a figuras geométricas mais explícitas, que se assemelham a composições triangulares, formadas por retângulos. Além de apresentar formas com padrões repetitivos de formas da natureza e/ou ambientes construídos, mesmo que de forma fracionada ou escalonada. Podendo ser de dois tipos; os factuais e os geométricos. 
Os Panos Kentes são panos confeccionados a mão e produzidos tradicionalmente por homens das tribos Ewe e Ashanti,especificamente de tios para sobrinhos e de pais para filhos, pois a tradição é produzido por homens. Os panos Kente se originam de fios tecidos em teares de duas ou três agulhas, dando origem a faixas compridas e estreitas que posteriormente serão costuradas umas as outras, construindo a peça final conforme a largura desejada. Há o chamado tear Kente originário da Costa do Ouro, na África Ocidental.
Os geométricos apresentam uma rsecunção continua de padrões, enquanto não guardam uma simetríia de escala. Já os factais são facilmente encontrados na natureza por mais que não pareça, podendo descrever objetos do mundo real e por todo o universo como montanhas, couve-flor, turbulências, nuvens, árvores.
Os povos africanos consideram a vestimenta algo muito importante que transcede a percepção imaterial. Eles organizam-se de formas diferentes ao longo do tempo, devido a isso esses padrões não são atuais e sim antigos. Em alguns povos os panos são tradicionalmente usados em ocasiões especiais comoeventos comemorativos , funerais entre outros. 
Nos dias de hoje com esses panos se confeccionam aiunda varias coisas como;chapéus, bolsas, sapatos, laços, joias e outros acessórios de uso comum.
Em rituais africanos os Panos podem indicar a condição social, em Swazi, na África do Sul, meninas usam determinados panos para indicar que estão comprometidas ,esses panos sao de diferentes modelos .
Existem mais de 300 padrões Kente, que contam histórias sobre dias históricos ,personagens e grupos etinicos.
O Kente é reconhecido mundialmente como símbolo da África, eram conhecidos panos dos reis simbolizando poder e riqueza era usado em situações especiais..
A professora Margareth Pangoni Vejan, escreveu o artigo; Geometria não- Euclidina/ Geometria Factal em sua tese de defesa realizado durante o Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná-PDE 2008/2009. Nos quais a professora apresenta por objetivos desenvolver com os alunos do oitavo ano do Colégio Estadual de Iporã um estudo sobre as noções de geometria factal.
A professora realizou parceria com alguns professores da disciplina de Matemática e usou matérias manipuláveis em um Laboratório de Ensino de Matemática. O estudo realizado pela professora foi disponibilizado para os professores da rede pública por meio de um curso a distância denominado Grupo de Trabalho em Rede (GTR).
 Ela destaca em sua pesquisa a falta de se trabalhar em sala de aula com a Geometria Factal no ensino de matemática, visto que existem poucas pesquisas na áreaesndo assim muitas vezes aleva os alunos a não ter conhecimento , levando- os a pensar que é a única possível e presente no mundo. Ela propõe o trabalho com a utilização de materiais manipuláveis relacionando-a com o mundo real e atividades exploratórias.
Ao considerarmos as semelhanças entre as geometrias factal utilizadas nos Panos kentes, dos povos africanos e a geometria factal pesquisadas pela professora Margaret no ensino de matemática, percebe-se a semelhança que está nas características assimétricas entre ambas como nas linhas a serem traçadas de um ponto a outro, podendo ser prolongada indefinidamente, no círculo podendo ser traçado com um centro e raios arbitrário, ângulos retos iguais, entre outras características comum. A proporção factal não é necessariamente uma quantidade inteira, mas uma quantidade fracionária, a dimensão ocupada no espaço dele é a mesma representada pelo grau de ocupação no espaço.
Todavia a diferença está na cultura e na área de pesquisa. A Geometria factal encontrada nos panos africanos é marcada culturalmente pelas características histórica e culturais , e destacam os jogos de formas e de cores. Já a geometria factal pesquisada pela professora Margareth encontra-se na matemática (assim como em outras disciplinas) pesquisada e trabalhada em sala de aula, apesar de terem em comum as formas e movimentos citado anteriormente. 
Referências Bibliográficas:
VEJAN, M. P. FRANCO, V.S. Geometria não-Euglidianas/ Geometria dos factuais. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.
MARTINS, E. MENEZES, M. S. Pano kente: estrutura e estética africana. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br. 
 RU:1028425
 Roseli de Almeida Rossi
 PAP-Capião Leônidas Marques
 Segunda Licenciatura-Pedagogia

Mais conteúdos dessa disciplina